quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Conheça um pouco sobre a história do Oscar
Oscar ou Academy Awards (Prêmio de Mérito da Academia) é o prêmio entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 1929. O prêmio mais cobiçado do cinema é a forma de reconhecer o trabalho de atores, diretores, roteiristas e outros profissionais da indústria cinematográfica. Podem concorrer ao Oscar todos os filmes que tenham sido exibidos por pelo menos uma semana em três cinemas de Los Angeles no ano que antecede à cerimônia.
A Academia foi criada por um dos fundadores da Metro-Goldwyn-Mayer, Louis B. Mayer, em 1927. É dividida em 16 sessões e composta por 6 mil membros (entre atores, diretores, produtores, roteiristas, diretores de arte, editores de imagem, editores de som e etc) que receberam pelo menos uma indicação ao Oscar.
Fernanda Montenegro, indicada como Melhor Atriz, por “Central do Brasil” (1999) e os cineastas Walter Salles, por “Central do Brasil” que concorreu como Melhor Filme Estrangeiro, Bruno Barreto, diretor de “O Que é Isso Companheiro?”, que recebeu indicação como Melhor Filme Estrangeiro em 1997, e Fernando Meirelles, indicado como Melhor Diretor por “Cidade de Deus” (2004) são membros da Academia e podem votar.
A nomeação dos indicados é feita pelos profissionais de sua respectiva área bem como a votação, ou seja, os atores nomeiam os indicados e só os atores podem votar nesta categoria. A única exceção é para escolher o Melhor Filme, todos os membros da Academia votam depois que os indicados já estão definidos.
A primeira mulher a presidir a Academia foi à atriz Bette Davis em 1941, mas renunciou dois meses após a eleição justificando que seus companheiros de Academia só lhe queriam como elemento figurativo.
O Oscar
Na realidade, Oscar é o nome da estatueta entregue aos vencedores do Academy Awards, retratando um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, segurando uma espada. Criada em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e confeccionada pelo escultor George Stanley, o Oscar tem 35 cm de altura, pesa 4 kg e é feito de estanho banhado em ouro 14 quilates. Cada estatueta custa US$ 200. Em 1993, uma pessoa arrematou o Oscar ganho pela atriz Vivien Liegh, de “E o vento levou” (1939), por US$ 562 mil.
Sobre o nome Oscar, existem duas explicações. A mais popular diz que Margareth Herrick, secretária-executiva da Academia, comentou que a estatueta lembrava seu tio Oscar. Um jornalista ouviu a comparação e publicou na imprensa. A segunda explicação vem da atriz Bette Davis, já que a estatueta era semelhante ao seu primeiro marido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário