quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

UNIDOS DE VILA MARIA


“Teatro Amazonas Manaus em Cena”

No final de século XIX, Manaus vivia, graças às fortunas feitas através do comércio do látex das seringueiras, sua “Belle Époque”. Era uma das cidades mais prósperas do mundo, e, em nome da modernidade e do cosmopolitismo, passou por um embelezamento estratégico, adquirindo as feições e o requinte da capital francesa, sendo por isso chamada de “Paris dos Trópicos”. Nos salões dos palacetes falava-se francês, as mulheres elegantes usavam “toilettes” parisienses, e os cavalheiros acendiam charutos em cédulas de Libras Esterlinas.
Para Manaus, ser bela como Paris era muito pouco. Para os barões da Borracha, habituados a uma vida cultural requintada, com gosto pela literatura dramática e música lírica, a cidade deveria ser um marco da civilização brasileira, e para isso faltava uma Casa de Ópera, com os recursos técnicos adequados para receber as importantes companhias líricas européias, e os espetáculos que faziam sucesso nos palcos do velho mundo.
E a Unidos de Vila Maria, com sua orquestra, seu corpo de baile e seu coral de quatro mil vozes, com imensa alegria canta as glórias desse templo da ópera de Manaus, em forma de ópera popular, o carnaval.

Fábio Borges – Carnavalesco

Nenhum comentário: