segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cinema: “O Dia em que o Santo Pecou” terá nova versão


O filme “O Dia em que o Santo Pecou”, roteirizado por Benedito Ruy Barbosa em 1975, terá uma nova versão. O longa começará a ser produzido no próximo semestre e o ator Eriberto Leão está quase confirmado no elenco. Segundo o colunista Flávio Ricco, o projeto, que levará a assinatura de Ruy Barbosa novamente, já está com o processo de captação de recursos iniciado.
Na cidade de São Sebastião, o pescador João Baleia vive com uma mudinha, apelidada Feiticeira, que foi violentada por três bandoleiros e é temida pelos caiçaras. Baleia consegue vingar sua mulher, matando os assaltantes e cegando um soldado que, misteriosamente, aparece morto na porta da igreja de São Sebastião. O povo atribui a morte a um milagre do santo, pois uma testemunha afirma tê-lo visto descer do altar e praticar a ação. A imagem do santo é processada, condenada e presa. O padre, liderando uma rebelião, consegue modificar a pena para prisão domiciliar, de onde ela só sai no dia da procissão em sua honra.

Foto: Reprodução/Internet

Um comentário:

Roberto Moura disse...

Fato verídico. A imagem do santo saía somente em procissões, com 2 guardas acompanhando, um em cada lado do santo. Eu li o Inquérito Policial, que não chegou a "virar" processo, desde a primeira fase. Foi arquivado por "falta de provas concretas", já que o corpo amanheceu sem vida na porta da igreja, sendo que o crime deveria ter acontecido na madrugada e o depoimento da única testemunha (uma beata que não gostava de João por beber muito e se meter sempre em encrencas) foi considerado "questionável", uma vez que ela costumava dormir cedo.