quarta-feira, 27 de abril de 2011

Presidente Dilma anuncia bolsas de estudos no exterior


Em pronunciamento na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a presidente Dilma Rousseff, ao dizer que o governo se preocupa com a melhoria da capacitação dos trabalhadores, anunciou que o governo federal pretende conceder, até 2014, 75 mil bolsas para estudantes brasileiros.
“O governo, dentro de uma grande preocupação, não apenas com a capacitação profissional e o ensino médio profissionalizante, está preocupado em formar estudantes que serão nossos futuros cientistas”, disse Dilma ao anunciar o futuro lançamento do Programa Nacional de Ensino Técnico e Capacitação Profissional. Segundo a presidente, as bolsas serão para o financiamento de estudantes na área de ciências exatas. As informações são do “Estadão”.
É uma excelente ideia e grande oportunidade para os estudantes brasileiros, o mais correto seria investir na educação de base, mas isso depende dos governadores estaduais e sabemos da rivalidade entre governo e oposição que, infelizmente, prejudica o desenvolvimento educacional de um país. O maior exemplo é o estado de São Paulo, maior economia do Brasil, porém com uma educação pública – nível básico – fraca, para não dizer péssima.
O mais importante é ressaltar que não basta apenas investir nos estudantes. Deve-se criar um polo tecnológico de eficiência para que os futuros cientistas brasileiros possam trabalhar e contribuir cientificamente para seu país. Vale uma formação americana, mas a carreira deve ser no território nacional.

Nenhum comentário: