quarta-feira, 6 de abril de 2011
Trem-bala: Brasil entra para o mundo desenvolvido?
Ontem a Câmara dos Deputados aprovou o principal texto da medida provisória que autoriza a União, através do BNDES, emprestar até R$ 20 bilhões para a construção do Trem de Alta Velocidade (TAV). Segundo o orçamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) serão necessários R$ 34 bilhões para a construção da obra.
Nesta terça-feira, os oposicionistas tentaram retirar a pauta da sessão para discutir a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A, vinculada ao Ministério dos Transportes, que deverá planejar e supervisionar o desenvolvimento do TAV. Diante da fracassada tentativa, a oposição tentou obstruir a votação apresentando requerimentos, mas depois de um acordo com o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), decidiu votar apenas no texto principal. Ainda hoje, os deputados devem votar os destaques da matéria. Para que a medida provisória não perca sua validade, deverá ser analisada e votada no Senado até o próximo dia 17.
O trem-bala, como popularmente é conhecido, ligará Campinas – no leste paulista – ao Rio de Janeiro, percorrendo 511 quilômetros. O projeto prevê que a linha fique pronta em até seis anos. Não quero me desanimar, nem desanimar o leitor, mas estamos no Brasil. Levando em consideração as eternas pirraças entre governo e oposição e, consequentemente, as obstruções... Se a previsão é de seis anos, calculo 10. Mesmo que a previsão esteja correta, a Copa do Mundo será em três anos, ou seja, depois de amanhã como disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.
Os aeroportos estão um horror, o transporte público... Melhor nem comentar. Qual infraestrutura o país vai oferecer aos milhares de turistas que desembarcarão no Brasil em junho de 2014? Para os Jogos Olímpicos de 2016, talvez o TAV esteja em operação... Desde que comece a construção da linha, amanhã! E aí? O Brasil entra para o mundo desenvolvido? Só o tempo e os nossos nobres governantes poderão dizer e, efetivamente, fazer. Pelo menos o Brasil está sendo um cenário para as produções hollywoodianas! Neste quesito, os homens de Brasília não podem interferir... Ainda!!!
Foto: Reprodução/Internet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O Brasil só vai entrar para o primeiro mundo se o trem bala for construido ligando a comunidade do Papelão a do Suvaco da Cobra, ambas em Pernambuco. O tour arquitetônico-socio-cultural-historico-escambau seria um dos mais disputados do mundo!
Postar um comentário