terça-feira, 19 de outubro de 2010

Debate Folha – RedeTV!: Minhas impressões

A maioria das pessoas dizem que o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, se saiu melhor no debate da “Folha de S. Paulo” e RedeTV!. Pelo menos foi esta impressão que tive lendo alguns artigos e alguns tweets. Pelo pouco que acompanhei, ao vivo, através do site do jornal no domingo (17), Serra falou sobre a educação precária no país. Vamos por partes. Como exemplo, posso citar a educação no estado de São Paulo, onde alunos são aprovados sem saber ler e escrever. Imagine esta situação em cadeia nacional. Teremos pessoas escolarizadas, porém sem estudo. Como o jovem de baixa renda vai conseguir chegar ao ensino técnico ou ao superior sem uma educação de base sólida e eficiente? Ponto positivo para as tão citadas ETECs e FATECs que oferecem educação de boa qualidade, mas como estudantes da escola pública sem preparo mínimo conseguirão ingressar? Ouvi ampliação, mas não ouvi absolutamente nada sobre mudança na forma de ensinar o básico. O que será dos jovens com condições financeiras mínimas para pagar um estudo particular?
Serra disse que vai colocar dois professores por sala de aula. Como acreditar nessa promessa, se o peessedebista manda a polícia fazer barreira impedindo que os professores em greve façam protesto defronte ao Palácio dos Bandeirantes pedindo reajuste salarial? Eu não creio nesta proposta. No campo estadual até pode ser, mas no aspecto nacional...

Os apoiadores:

Fala-se tanto em Deus, em religiosidade, mas o que dizer de FHC? O ex-presidente e apoiador de Serra é ateu! Como fica a fé inabalável do candidato tucano que até pastor evangélico colocou na sua propaganda de TV?
O presidenciável também se comprometeu a aumentar o combate antidrogas, mas o que esperar de um candidato que tem o apoio de Fernando Gabeira? Político e famoso defensor da legalização da maconha! Eu não sei, mas todo mundo diz que o usuário de drogas começa pela cannabis sativa. Assim suponho, que legalizando a marijuana as pessoas estarão suscetíveis à experimentá-la e, talvez, passar para outra droga até se tornar um viciado em crack.
Não estou defendendo candidata ou sabotando candidato. Não tenho vínculos partidários, só estou expressando minha opinião. Gostem ou não, aprovem ou não, mas estou exercendo o meu direito à liberdade de expressão, opinião e usufruindo da democracia que tanto se tem batendo na tecla.

Nenhum comentário: