segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Música: Emocionar ou faturar?

Música é um assunto que muito me fascina, mas resolvi divagar sobre a confusão envolvendo Sinéad O'Connor e Miley Cyrus. No início do mês, O’Connor publicou uma carta aberta em seu site dizendo para que Hannah Montana não se deixasse ser explorada pela indústria fonográfica. “A indústria não dá a mínima para você ou para qualquer uma de nós. Eles vão prostitui-la por tudo que você vale e facilmente irão fazer você pensar que era isso o que queria. E quando você acabar em uma clínica de reabilitação por ter sido prostituída, eles estarão nos iates que compraram com a venda de seu corpo e você vai se sentir muito sozinha (...) Nós, mulheres da indústria, somos modelos e, como tal, temos que ser extremamente cuidadosas com as mensagens que passamos para outras mulheres”.
A declaração da cantora irlandesa – ou aviso – foi motivo para que Miley Cyrus se sentisse ofendida e desse a entender que Sinéad foi esquecida pela mídia, que não faz mais sucesso, enfim.
Irônico ou não, o recado da cantora de “Nothing Compares 2 U”, que foi a centelha de toda esta confusão, fez a cantora teen deixar a ingenuidade da personagem da Disney, que lhe tornou famosa, e mostrar, talvez, o seu verdadeiro caráter pedante, sua arrogância, ao querer dizer que não podia lhe responder por que estaria gravando o “Saturday Night Life” e fazendo uma clara e direta referência à polêmica atitude de Sinéad ao rasgar uma foto do Papa João Paulo II no mesmo programa, em 1992.
A minha motivação ao falar sobre o assunto foi saber que as palavras de Sinéad foram escritas depois que Miley Cyrus disse à “Rolling Stone” que se inspirou no clipe de “Nothing Compares 2 U”, lançado em 1990, para gravar o seu vídeo de “Wrecking Ball”.
A veterana deu o seu conselho a novata, pois já passou por muitos altos e baixos em sua vida pessoal, justamente, por se dedicar à carreira e deixar ser influenciada pelo poder da mídia e dos “cafetões” do mercado musical. Mas a novata falou do problema psiquiátrico da irlandesa, que sofre de transtorno bipolar, e perdeu qualquer chance de estar correta. Acho que a cantora teen tenha feito uma previsão de seu futuro mental. Vide Michael Jackson, Macaulay Culkin e Britney Spears. Sucesso durante a infância e adolescência, mas… É como diz aquele boleiro babaca quando falou que um jogador – mais babaca ainda – calado é um poeta!
Sinéad O’Connor pode estar fora da mídia assim como tantas outras estrelas da música que fizeram sucesso nas décadas de 80 e 90, como Annie Lennox, Kate Bush e KD Lang, citando apenas estes exemplos. O fato é que seus sucessos estão por aí, suas músicas poéticas, emocionantes e verdadeiras continuam contando ou relembrando histórias por quem realmente as viveu. Não estão na Billboard, ou em outros rankings, que levam em consideração, somente, produtos comercialmente rentáveis. Música sem emoção é barulho. E barulho nunca é agradável.
Penso que uma estrela não é feita estrela levando em consideração aos convites para programas de televisão, lista de exigências para seu camarim, número de seguranças que a cerca ou a quantidade de troca de roupas e o cenário tecnológico e monstruoso que enfeita seu show. Vejo tudo isso como subterfúgios para tirar a atenção do realmente é importante para uma cantora: a voz... Ou nestes casos estelares, o playback.
Quem são os fãs ou admiradores de Sinéad O’Connor? Arrisco-me em dizer que são pessoas de bom senso, pessoas que saibam o que é bom, independentemente da época! Os fãs de Miley Cyrus são “adolequentes” e “delinscentes”.
Respondendo a pergunta do título e finalizando esta divagação... A boa e verdadeira música emociona. A música chula, comercial, o barulho... Fatura!

PS: “Nothing Compares 2 U” só na versão original mesmo. Um roqueiro nacional fez uma versão que não deu certo...

PS 2: Na semana que vem, a maior cantora de todos os tempos... Quem realmente soube emocionar e, que graças as suas gravações, continua me emocionando sempre!

Foto: Reprodução/Internet

2 comentários:

José Alves disse...

Ótimo texto. Parabéns! Sinéad O´Connor é, para mim, uma das maiores artistas vivas do nosso tempo. Seus álbuns continuam incríveis, assim como os de Annie e os de KD.
Creio que a Miley não entendeu nada... Tomara que entenda um dia.

Pedro Colombo disse...

Valeu pelo elogio e obrigado pelo comentário!!!