segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Lula convoca reunião sobre crise econômica

Neste domingo (19) o presidente Lula disse em São Bernardo do Campo que nesta segunda-feira haverá uma reunião entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e dirigentes do Banco Central, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica para preparar o Brasil para enfrentar a crise econômica mundial.
O presidente da República disse que o país não vai quebrar porque em 2003 o governo fez uma lição de casa. Lula afirmou que o governo federal vai fortalecer a economia interna e não vai paralisar nenhuma obra. “Esse negócio de crise começa assim: alguém fala uma vez, vai criando medo na sociedade, esse medo vira pânico e a sociedade sem saber por que deixa de comprar... Duvido que alguém tenha sentido na empresa que trabalha essa crise”.
Durante seu discurso em apoio ao candidato Luiz Marinho (PT) a prefeitura de São Bernardo, o presidente disse: “É importante que vocês saibam por que eu estou tranqüilo, apesar de muita gente torcer para que a crise chegue ao Brasil como se fosse um tsunami, como se fosse um furacão”.
Lula afirmou que liberou um pouco de depósito compulsório para garantir que bancos maiores possam comprar as carteiras dos bancos menores e que o governo está tomando cuidado. “Já compramos três e vamos comprar mais... Descobrimos que tinha banco maior com a espada no pescoço do banco menor”, disse o presidente.
O presidente informou que para garantir os créditos às exportações, o governo colocou parte das reservas brasileiras do país no exterior.

Nenhum comentário: