NO BRASIL
Lula convoca reunião sobre crise econômica
No domingo (19) o presidente Lula disse em São Bernardo do Campo que nesta segunda-feira haverá uma reunião entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e dirigentes do Banco Central, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica para preparar o Brasil para enfrentar a crise econômica mundial.
O presidente da República disse que o país não vai quebrar porque em 2003 o governo fez uma lição de casa. Lula afirmou que o governo federal vai fortalecer a economia interna e não vai paralisar nenhuma obra. “Esse negócio de crise começa assim: alguém fala uma vez, vai criando medo na sociedade, esse medo vira pânico e a sociedade sem saber por que deixa de comprar... Duvido que alguém tenha sentido na empresa que trabalha essa crise”.
Durante seu discurso em apoio ao candidato Luiz Marinho (PT) a prefeitura de São Bernardo, o presidente disse: “É importante que vocês saibam por que eu estou tranqüilo, apesar de muita gente torcer para que a crise chegue ao Brasil como se fosse um tsunami, como se fosse um furacão”.
Lula afirmou que liberou um pouco de depósito compulsório para garantir que bancos maiores possam comprar as carteiras dos bancos menores e que o governo está tomando cuidado. “Já compramos três e vamos comprar mais... Descobrimos que tinha banco maior com a espada no pescoço do banco menor”, disse o presidente.
O presidente informou que para garantir os créditos às exportações, o governo colocou parte das reservas brasileiras do país no exterior.
Orçamento de ministérios poderá ser afetado pela crise
Durante seu discurso na cerimônia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência na terça-feira (21) o presidente Lula afirmou que se a crise no mercado mundial afetar o Brasil, o orçamento ministerial para 2009 poderá ser cortado. Segundo Lula, devido a diversificação das exportações para outros países o Brasil não é mais tão dependente dos Estados Unidos e da Europa, portanto, o país sofrerá de forma mais amena com a crise.
“Eu não posso assumir com vocês o compromisso de que, se houve uma crise econômica que abale o Brasil, a gente vai manter o dinheiro dos ministérios, até porque se a União arrecadar menos, vai ter menos dinheiro para todo mundo. É a primeira crise que ocorre primeiro nos países ricos e depois entra na periferia”, disse Lula.
“Nós estamos com um problema de crédito porque não sei onde estão tantos trilhões de crédito. Os banqueiros fizeram isso porque de repente o dinheiro desapareceu. Não tem mais crédito na Alemanha, na Inglaterra e no Brasil”.
Lula ainda disse que acredita que a solução para a crise norte-americana venha após a posse do novo presidente. “Até o Bush está falando em comprar ações de bancos privados. Isso é muito importante porque o coração do regime capitalista começa a tomar gostinho pelo papel do Estado, que esteve desmoralizado nos últimos 30 anos. Quando o filho adolescente vem atrás do pai? Quando está sem dinheiro ou doente... O mercado que ditou regras, quando precisa recorre ao Estado”.
O presidente disse que o governo vai discutir o destino da verba arrecadada com o pré-sal. “Sobre o pré-sal, estamos discutindo o marco regulatório. Temos que incutir na cabeça das pessoas que o petróleo é nosso e, por isso, temos que discutir o que fazer... Não sei se será um fundo, mas vamos criar alguma coisa".
Governo autoriza CEF e BB a estatizarem instituições privadas
Na quarta-feira (22) o governo anunciou que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil poderão comprar ações de bancos privados e públicos, empresas do ramo de seguro, previdência e capitalização com dificuldades, através da MP 443 assinada pelo presidente Lula, por Mantega, pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e por Henrique Meirelles, presidente do Banco Central.
De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o governo autorizou a Caixa Econômica a comprar ações de construtoras. "É como hoje faz o BNDES. O BNDESpar pode ter participação acionária das empresas e foi muito útil no período de consolidação das empresas brasileiras. Quando eram mais frágeis, o BNDES participava. Isso significa capitalizar as empresas para elas levaram adiante seus projetos. Estamos fazendo isso direcionado para o setor de construção. Vai haver uma CaixaPar".
O texto da MP 443 publicado no Diário Oficial diz: “A realização dos negócios jurídicos mencionados poderá ocorrer por meio de incorporação societária, incorporação de ações, aquisição e alienação de controle acionário, bem como qualquer outra forma de aquisição de ações ou participações societárias previstas em lei”.
Crise econômica
"Diante dessa crise, podemos ter uma interrupção desse fluxo de capitalização. De modo que elas possam ter problemas para dar continuidade aos projetos. Resposta para dar continuidade aos projetos de construção habitacional... É um pólo importante da economia (setor imobiliário). Tem peso pequeno do ponto de vista do PIB. Do ponto de vista do financiamento, estamos falando de algo como de 3% a 3,5% do PIB. Outros países têm 30%, 40% ou até 50% do PIB. Portanto, essa medida vem no sentido de reforçar o setor habitacional... O sistema financeiro brasileiro é sólido, mas tem problemas de liquidez. Se não tivesse esse problema, o Banco Central não estaria devolvendo compulsório e permitindo a compra de carteiras de crédito. Estamos irrigando o sistema para que não haja problemas”, disse Guido Mantega.
Seqüestro no ABC – Segundo advogada, Lindemberg atirou após explosão
A advogada contratada por um amigo da família de Lindemberg Alves, Ana Lúcia Assad, disse que o seqüestrador não planejou atirar nas reféns Eloá Pimentel e Nayara Silva, ambas de 15 anos. “Ele disse que os disparos aconteceram depois da explosão. Ele disse que não premeditou nada”.
A advogada que encontrou e conversou por 30 minutos com Lindemberg na manhã de segunda-feira (20) no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros disse que o cliente negou que tenha atirado antes da explosão feita pelo Grupo de Ações Táticas Especiais, o que contraria a versão da Polícia Militar.
De acordo com a advogada, às vezes Lindemberg chorava, outras parecia anestesiado, demonstrou arrependimento e perguntou sobre o estado de saúde das jovens, mas foi informado sobre a morte de Eloá.
“Ele é primário, tem bons antecedentes, tem emprego. O maior temor dele justamente é a vida e a integridade física dele”, disse Ana Lúcia Saad que informou que vai analisar o auto de prisão em flagrante para pedir que ele responda ao processo em liberdade.
Lindemberg foi transferido na noite desta segunda-feira para a Penitenciária II de Tremembé, a 147 quilômetros de São Paulo.
Nayara diz que não houve tiro antes da invasão
Em depoimento à polícia no Centro Hospitalar de Santo André, após receber na quarta-feira (22) uma das vítimas do seqüestro do ABC, Nayara Silva, de 15 anos, disse que não houve tiro no apartamento minutos antes da invasão do Gate. Nayara disse que em um momento de nervosismo Lindemberg fez um disparo em direção ao teto entre 15h e 16h de sexta-feira (17).
Foto: Reprodução internet
O coronel Eduardo José Félix, comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo disse em coletiva na sexta-feira que a polícia invadiu o apartamento depois que se ouviu um tiro.
“Isso por si só não é o fator primordial. O que determina uma invasão é um risco insuportável e uma possibilidade de sucesso. A finalidade do IPM é trazer a verdade e nós também queremos saber o que exatamente aconteceu”, disse o coronel Eliseu Leite de Moraes, presidente do Inquérito Policial Militar.
Na noite desta quarta-feira o coronel Félix disse: “Ela é uma vítima que estava em um local de crise. Está confusa. Ela estava em um local de crise, existem laudos que irão esclarecer toda a situação. Não seria leviano de questionar o depoimento dela. Respeito o depoimento da Nayara, assim como respeito o depoimento dos policiais. O Gate é altamente qualificado e tem a minha confiança. A ação foi provocada pelo disparo. Nós não tínhamos a intenção de invadir por uma questão técnica: não sabíamos onde estavam as reféns”.
A mãe de Nayara, o advogado contrato pela família, Ângelo Carbone, que quer uma indenização de R$ 2 milhões, membros do Conselho Tutelar e psicólogos acompanharam o depoimento que foi prestado ao delegado Sérgio Luditza, responsável pelo caso, e pelo promotor Antonio Nobre Folgado.
Lindemberg ficou chocado com a morte de Eloá, diz advogada
A advogada de Lindemberg Alves, de 22 anos, Ana Lúcia Assad, esteve na quinta-feira (23) na Penitenciária II de Tremembé, onde o seqüestrador está preso. De acordo com a advogada, ao ser informado sobre a morte de Eloá Pimentel, de 15 anos, ele ficou chocado e triste. “Ele ficou triste, chocado e muito emocionado”, disse Ana Lúcia aos jornalistas que estavam na portaria do presídio.
Na saída da penitenciária a defesa de Lindemberg informou que ele pediu para enviar um recado para a família que ele os ama.
Motorista da família Sendas vai responder por dolo
De acordo com o chefe das investigações sobre a morte do empresário Arthur Sendas, Demétrio Neto, o motorista de um neto de Sendas, Roberto Costa Junior, de 28 anos, será indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar.
Na tarde de segunda-feira (20) Junior se apresentou na 14ª DP, no Leblon, e afirmou que o tiro foi acidental.
“Eu estava com minha arma registrada na cintura, eu estava de short, a arma escorregou e caiu no chão. Quando eu fui pegar a arma ele a segurou junto comigo e fiquei tentando tirar a arma e no que eu puxei, a arma disparou. Fiquei apavorado, desesperado, e saí do prédio. Decidi me apresentar por livre e espontânea vontade porque eu não sou bandido. Não tenho que ficar fugindo nem correndo. Se foi um acidente eu não tenho porque fugir. Quero pedir desculpas a família Sendas, porque realmente o que aconteceu foi uma fatalidade. Eu estava passando por problemas e como de hábito eu tinha uma liberdade com seu Arthur e sempre que eu tinha problemas levava diretamente a ele. No decorrer da conversa, ele me recebeu de uma forma não muito comum como ele costumava me receber e nós entramos numa discussão”, disse o acusado em entrevista coletiva na sede da Polícia Civil do Rio.
O chefe das investigações disse: "Ele usou o seu direito constitucional de permanecer calado. No entanto, segundo o que ele falou para a imprensa, a sua versão da história apresenta diversas contradições. Apesar do suspeito ter dito que não teve a intenção de matar o empresário, nós vamos indiciá-lo por homicídio doloso. O inquérito deve ser concluído até o final desta semana”.
A morte de Sendas
O empresário foi atingido com um tiro na cabeça na madrugada de segunda-feiram(20) quando atendia o motorista na porta de serviço do seu apartamento no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Segundo a assessoria do Hospital Samaritano para onde Sendas foi levado, ele morreu antes de ser operado.
Justiça concede habeas corpus aos Archilla
O Tribunal de Justiça de São Paulo, através de dois dos três desembargadores, concedeu o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Nicolau Archilla Galan, de 81 anos, e de seu filho de 49 anos, Renato Grembecky Archilla, acusados de encomendar a morte de Renata Guimarães Archilla, neta de Nicolau e filha de Renato.
O pai e o avô de Renata foram presos. Renato estava preso no 13º DP (Casa Verde) e Nicolau cumpria prisão domiciliar.
O crime
A tentativa de homicídio aconteceu em dezembro de 2001, quando a publicitária foi abordada em um sinal de trânsito no Morumbi, em São Paulo, por um ex-policial militar que estava vestido de Papai Noel.
Renata disse: “Parei o carro, ele me encarou. Achei estranho e, sem falar nada, começou a atirar. Ele é um policial militar de Sorocaba, onde meu pai e avô têm fazendas”.
O policial foi condenado em 2006 a 13 anos e quatro meses de prisão.
NO MUNDO
Evo Morales abre mão de segundo mandato
Na segunda-feira (20) o governo boliviano e a oposição informaram que um acordo foi firmado para que o Congresso aprove um referendo sobre a nova Constituição que permita a reeleição imediata uma vez, além de consolidar o controle estatal sobre a economia, dar mais poder aos indígenas e proibir futuros latifúndios.
Com base na nova Constituição se o presidente Evo Morales for reeleito ele não poderia se reeleger nos próximos cinco anos.
Para tentar o acordo, Morales anunciou que abriria a mão de concorrer à Presidência em 2014.
O partido do presidente, Movimento ao Socialismo, fechou o acordo com a oposição que prevê a realização de eleições gerais em dezembro de 2009.
O referendo para a aprovação, ou não, da nova Constituição acontece no próximo dia 7 de dezembro.
Assuntos polêmicos serão votados nos Estados Unidos junto com presidente
Alguns assuntos polêmicos como a proibição do casamento homossexual e a discriminalização da posse de pequenas quantidades de maconha serão votados nos Estados Unidos no dia 4 de novembro juntamente com a eleição presidencial.
Em municípios e condenados norte-americanos mais de 150 questões, algumas exigidas pela lei estadual e outras movidas por grupos de cidadão, foram colocadas em votação local.
Na Califórnia um grupo de conservadores propôs a Suprema Corte estadual uma iniciativa, através de uma emenda, que proíba o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No estado, a Human Society pede para que porcas e cabras prenhas não sejam trancadas em jaulas pequenas.
Iniciativas para a discriminalização da posse de pequenas quantidades de maconha, o envio de uma notificação aos pais de adolescentes que queiram realizar um aborto, o aumento do uso de energia renovável também serão votadas na Califórnia.
Na Dakota do Sul o aborto só será permitido em caso de estupro, incesto ou ameaça de vida da mulher.
O aborto e o uso da pílula do dia seguinte serão definidos como assassinato no estado do Colorado, o que poderá causar disputas legais sobre o direito de propriedade dos fetos, com base na emenda que considera a vida começa desde o momento da fecundação.
Em outros condados existem propostas para a proibição da adoção para casais que não sejam casados de forma legal, além da reforma das regras de financiamento de campanhas eleitorais, a maior dificuldade para que sindicatos arrecadem dinheiro e a limitação de impostos.
A analista da Conferência Nacional de Legislaturas Estatais, Jennie Drage Bowser, disse: "O movimento das iniciativas surgiu como a forma de oferecer uma saída quando a assembléia legislativa não responde ao pedido popular".
Eleições EUA – Na Florida McCain critica Obama
Na quinta-feira (23) durante sua passagem de ônibus pela Florida, o republicano John McCain criticou as propostas do democrata Barack Obama nas áreas de segurança nacional e fiscal.
McCain disse em Ormond Beach: "Ele está mais preocupado em usar os impostos para dividir a riqueza do que com elaborar um plano fiscal que gere empregos e que faça nossa economia crescer. O senador Obama preocupa-se mais com controlar quem recebe um pedaço do bolo do que com fazer o bloco crescer".
Cancelamento por um dia
Obama cancelou a sua campanha por um dia para visitar a sua avó Madelyn Dunham, de 85 anos, que quebrou o quadril e está doente. O democrata deverá passar esta sexta-feira no Havaí, onde mora a avó que ajudou a criá-lo.
Segundo Obama, ele não deseja repetir um erro. A mãe do senador morreu de câncer e ele não conseguiu vê-la.
Partidários de Obama pedem para texanos votarem no Novo México
Como o estado do Texas é o reduto dos republicanos e terra do presidente Bush, os partidários do democrata Barack Obama decidiram otimizar suas forças e ao invés de buscar novos votos no estado, estão incentivando os eleitores democratas de Houston e Austin a viajarem ao Novo México, estado que segundo as pesquisas Obama tem maiores chances de ser eleito o presidente americano.
Um e-mail da campanha democrata enviada aos eleitores texanos pergunta: “A campanha por Mudança no Novo México está trabalhando duro para alcançar os eleitores indecisos, mas as pesquisas mostram uma pequena liderança em uma disputa muito apertada, e a história mostra que cada voto conta. Você pode dirigir pela mudança e fazer esta pequena viagem para fazer uma grande diferença?”. A mensagem pede para que os eleitores passem pelo menos dois dias antecedentes à eleição no Novo México.
Fritzl diz que nasceu estuprador
Durante uma avaliação psicológica na cidade de Linz, na Áustria, o pai acusado de manter a filha Elisabeth por 24 anos presa, além de ter tido sete filhos (três viviam como adotados na parte de cima da casa, três no porão e um morreu após o nascimento) com ela, Josef Fritzl disse: “Percebi que tinha uma veia para a maldade. Para alguém nascido para ser um estuprador, até que eu agüentei por muito tempo”, informou a diretor da psiquiatria forense da cidade, Heidi Kastner.
Sobre os filhos que teve com Elisabeth, ele disse: “Só fiz tantos filhos para que ela ficasse sempre comigo mesmo que saísse do cativeiro. Uma mãe de seis filhos jamais é atrativa aos olhos de outros homens”.
Foto: Arquivo
Kaster informou que durante a avaliação Fritzl contou que foi criado pela mãe em um ambiente de agressões, desinteresse materno e desprezo. A raiva por sua mãe o motivou a ter uma atitude de dominação sobre as mulheres.
O relatório de 130 páginas que será usado no julgamento marcado para novembro teve alguns trechos publicados pelos jornais austríacos Österreich e Kronen Zeitung.
O Caso Fritzl virou notícia mundial quando no final de abril a polícia de Amstetten descobriu o pai mantinha a filha presa no porão de sua casa.
Segundo Kastner, o austríaco tinha duas personalidades: a normal, que vivia com a esposa na casa e a mal, que tinha uma família com filha que mantinha no porão.
Em seu parecer a psiquiatra afirma que Fritzl é doente mental e recomenda a sua reclusão em uma instituição médica vigiada, já que o risco de uma recaída seria extremamente alto. No final do documento, Kaster diz: “Era uma pessoa extremamente capaz de levar uma vida dupla - e conseguiria até mesmo manter uma vida tripla sem problemas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário