Foto: Arquivo
Ainda não divulgado oficialmente, o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) mostrou que oito fatores contribuíram para o acidente com o voo 3054 da TAM que, em julho de 2007, causou a morte de 199 mortos em São Paulo. Irregularidades na pista do Aeroporto de Congonhas na época da tragédia, falhas no treinamento e instrução fornecidos pela TAM e erro de planejamento do Airbus A-320 foram apontadas no relatório.
Segundo o documento que está em fase de finalização, os peritos não encontraram evidências de falha nas engrenagens dos aceleradores. Como as manetes foram destruídas pelo fogo, os peritos não conseguiram determinar com certeza qual posição as alavancas estavam no momento do acidente. O Cenipa trabalhou com duas hipóteses. Falha no sistema de controle de potência do Airbus A-320 ou, a mais provável, um erro dos pilotos Kleiber Lima e Henrique Stefanini di Sacco, quando deixaram um manete na posição de aceleração e outro na de frenagem.
“A repetição das ações dos pilotos (em simulador), da forma como foram registradas pelo FDR (caixa preta), levou ao mesmo resultado do acidente, até mesmo quanto às posições e velocidades com as quais a aeronave saiu da pista e colidiu com as edificações”, diz o relatório.
O relatório aponta que o aviso sonoro “retard” não operou corretamente. O alerta tem a função de informar aos pilotos os procedimentos que devem ser adotados no momento do pouso.
A Aeronáutica informou que o relatório oficial será, antes de ser divulgado, entregue aos familiares das vítimas. Com informações do jornal “O Estado de S. Paulo”.
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