terça-feira, 21 de outubro de 2008

Destaques

Seqüestro no ABC – Segundo advogada, Lindemberg atirou após explosão

A advogada contratada por um amigo da família de Lindemberg Alves, Ana Lúcia Assad, disse que o seqüestrador não planejou atirar nas reféns Eloá Pimentel e Nayara Silva, ambas de 15 anos. “Ele disse que os disparos aconteceram depois da explosão. Ele disse que não premeditou nada”.
A advogada que encontrou e conversou por 30 minutos com Lindemberg na manhã desta segunda-feira (20) no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros disse que o cliente negou que tenha atirado antes da explosão feita pelo Grupo de Ações Táticas Especiais, o que contraria a versão da Polícia Militar.
De acordo com a advogada, às vezes Lindemberg chorava, outras parecia anestesiado, demonstrou arrependimento e perguntou sobre o estado de saúde das jovens, mas foi informado sobre a morte de Eloá.
“Ele é primário, tem bons antecedentes, tem emprego. O maior temor dele justamente é a vida e a integridade física dele”, disse Ana Lúcia Saad que informou que vai analisar o auto de prisão em flagrante para pedir que ele responda ao processo em liberdade.
Lindemberg foi transferido na noite desta segunda-feira para a Penitenciária II de Tremembé, a 147 quilômetros de São Paulo.

Velório de Eloá

O corpo de Eloá chegou ao velório no Cemitério Santo André por volta das 14h58 desta segunda-feira (20) sob aplausos como forma de homenagem da população. O velório foi aberto ao público por volta das 16h50.
A Polícia Militar que controlou o acesso das pessoas ao local informou que pelo menos 4 mil pessoas estavam no velório e que não será permitido que as pessoas parem diante do caixão para fotografar.
Alguns amigos de Eloá se mostraram bastante emocionados e rezaram no lado de fora do velório o Pai-Nosso e a Ave-Maria. O sepultamento está marcado para as 9h de hoje.

Conanda pede investigação sobre ação da PM

Em nota o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, pediu nesta segunda-feira a instauração de inquérito para apurar a responsabilidade dos disparos que mataram Eloá e feriram sua amiga Nayara.
A Conanda também critica a Polícia Militar pela autorização de que Nayara voltasse ao apartamento, que segundo a instituição, viola a lei 8.069 do Estatuto da Criança e do Adolescente, expondo a estudante a um ato inseguro e de violência.
A nota diz: "Em que pese o acúmulo de competências da Polícia Militar, chama a atenção que os responsáveis pela operação não tenham reconhecido a complexidade do caso, em que o detentor apresentava claros sinais de distúrbios emocionais, fato este que demandava, portanto, o envolvimento de outros profissionais habilitados para mediar conflitos, minimizando os riscos à integridade física das meninas".


Morte de Artur Sendas foi acidental, diz suspeito

Roberto Costa Junior, motorista da família há 8 anos e principal suspeito de matar o empresário Artur Sendas, se apresentou a polícia na tarde desta segunda-feira (20) e disse que a morte foi acidental.
Em entrevista na chefia da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Junior disse: “Eu estava com minha arma registrada na cintura, eu estava de short, a arma escorregou e caiu no chão. Quando eu fui pegar a arma ele a segurou junto comigo e fiquei tentando tirar a arma e no que eu puxei, a arma disparou. Fiquei apavorado, desesperado, e saí do prédio. Decidi me apresentar por livre e espontânea vontade porque eu não sou bandido. Não tenho que ficar fugindo nem correndo. Se foi um acidente eu não tenho porque fugir. Quero pedir desculpas a família Sendas, porque realmente o que aconteceu foi uma fatalidade. Eu estava passando por problemas e como de hábito eu tinha uma liberdade com seu Arthur e sempre que eu tinha problemas levava diretamente a ele. No decorrer da conversa, ele me recebeu de uma forma não muito comum como ele costumava me receber e nós entramos numa discussão”.

O crime

O empresário foi atingido com um tiro na cabeça na madrugada desta segunda-feira quando atendia o motorista na porta de serviço do seu apartamento no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Segundo a assessoria do Hospital Samaritano para onde Sendas foi levado, ele morreu antes de ser operado.
O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, estiveram presentes no velório do empresário na Igreja São Judas Tadeu, no Cosme Velho.
O enterro de Sendas será às 14h desta terça-feira (21) no Cemitério São João Batista, em Botafogo.


Prisão preventiva de Marcos Valério é decretada

Após ter a prisão temporária de cinco dias decretada no dia 10 de outubro e revogada por mais cinco, o publicitário Marcos Valério envolvido no escândalo do Mensalão teve nesta segunda-feira (20) a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal.
De acordo com a Polícia Federal, ele será transferido da carceragem do órgão até um presídio, onde cumprirá o prazo que não foi determinado. Se o inquérito não for concluído em 81 dias, a prisão deve ser revogada.
A PF suspeita de que Valério tenha tido acesso a informações sobre a Operação Avalanche e de ter intermediado uma negociação de suborno de agentes da polícia. A defesa do publicitário deve entrar com um pedido de habeas corpus nesta semana.


Evo Morales abre mão de segundo mandato

Nesta segunda-feira (20) o governo boliviano e a oposição informaram que um acordo foi firmado para que o Congresso aprove um referendo sobre a nova Constituição que permita a reeleição imediata uma vez, além de consolidar o controle estatal sobre a economia, dar mais poder aos indígenas e proibir futuros latifúndios.
Com base na nova Constituição se o presidente Evo Morales for reeleito ele não poderia se reeleger nos próximos cinco anos.
Para tentar o acordo, Morales anunciou que abriria a mão de concorrer à Presidência em 2014.
O partido do presidente, Movimento ao Socialismo, fechou o acordo com a oposição que prevê a realização de eleições gerais em dezembro de 2009.
O referendo para a aprovação, ou não, da nova Constituição acontece no próximo dia 7 de dezembro.


Assuntos polêmicos serão votados nos Estados Unidos junto com presidente

Alguns assuntos polêmicos como a proibição do casamento homossexual e a discriminalização da posse de pequenas quantidades de maconha serão votados nos Estados Unidos no dia 4 de novembro juntamente com a eleição presidencial.
Em municípios e condenados norte-americanos mais de 150 questões, algumas exigidas pela lei estadual e outras movidas por grupos de cidadão, foram colocadas em votação local.
Na Califórnia um grupo de conservadores propôs a Suprema Corte estadual uma iniciativa, através de uma emenda, que proíba o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No estado, a Human Society pede para que porcas e cabras prenhas não sejam trancadas em jaulas pequenas.
Iniciativas para a discriminalização da posse de pequenas quantidades de maconha, o envio de uma notificação aos pais de adolescentes que queiram realizar um aborto, o aumento do uso de energia renovável também serão votadas na Califórnia.
Na Dakota do Sul o aborto só será permitido em caso de estupro, incesto ou ameaça de vida da mulher.
O aborto e o uso da pílula do dia seguinte serão definidos como assassinato no estado do Colorado, o que poderá causar disputas legais sobre o direito de propriedade dos fetos, com base na emenda que considera a vida começa desde o momento da fecundação.
Em outros condados existem propostas para a proibição da adoção para casais que não sejam casados de forma legal, além da reforma das regras de financiamento de campanhas eleitorais, a maior dificuldade para que sindicatos arrecadem dinheiro e a limitação de impostos.
A analista da Conferência Nacional de Legislaturas Estatais, Jennie Drage Bowser, disse: "O movimento das iniciativas surgiu como a forma de oferecer uma saída quando a assembléia legislativa não responde ao pedido popular".

Nenhum comentário: