quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Destaques

BRASIL

Orçamento de ministérios poderá ser afetado pela crise

Durante seu discurso na cerimônia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência nesta terça-feira (21) o presidente Lula afirmou que se a crise no mercado mundial afetar o Brasil, o orçamento ministerial para 2009 poderá ser cortado.
Segundo Lula, devido a diversificação das exportações para outros países o Brasil não é mais tão dependente dos Estados Unidos e da Europa, portanto, o país sofrerá de forma mais amena com a crise.
“Eu não posso assumir com vocês o compromisso de que, se houve uma crise econômica que abale o Brasil, a gente vai manter o dinheiro dos ministérios, até porque se a União arrecadar menos, vai ter menos dinheiro para todo mundo. É a primeira crise que ocorre primeiro nos países ricos e depois entra na periferia”, disse Lula.
“Nós estamos com um problema de crédito porque não sei onde estão tantos trilhões de crédito. Os banqueiros fizeram isso porque de repente o dinheiro desapareceu. Não tem mais crédito na Alemanha, na Inglaterra e no Brasil”.
Lula ainda disse que acredita que a solução para a crise norte-americana venha após a posse do novo presidente. “Até o Bush está falando em comprar ações de bancos privados. Isso é muito importante porque o coração do regime capitalista começa a tomar gostinho pelo papel do Estado, que esteve desmoralizado nos últimos 30 anos. Quando o filho adolescente vem atrás do pai? Quando está sem dinheiro ou doente... O mercado que ditou regras, quando precisa recorre ao Estado”.
O presidente disse que o governo vai discutir o destino da verba arrecadada com o pré-sal. “Sobre o pré-sal, estamos discutindo o marco regulatório. Temos que incutir na cabeça das pessoas que o petróleo é nosso e, por isso, temos que discutir o que fazer... Não sei se será um fundo, mas vamos criar alguma coisa".


Lanchonete desaba em Ipanema e deixa cinco feridos

Uma lanchonete em construção na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Farme de Amoedo, em Ipanema, Zona do Sul do Rio de Janeiro, desabou na manhã desta terça-feira (21) e deixou pelo menos cinco feridos e com fraturas que foram encaminhados, segundo a Secretaria municipal de Saúde, para o Hospital Miguel Couto, no Leblon.
O transito no local ficou congestionado, já que as duas ruas foram interditadas e os motoristas foram orientados pela Guarda Municipal a trafegar pela Rua Maria Quitéria.


Justiça concede habeas corpus aos Archilla

O Tribunal de Justiça de São Paulo, através de dois dos três desembargadores, concedeu o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Nicolau Archilla Galan, de 81 anos, e de seu filho de 49 anos, Renato Grembecky Archilla, acusados de encomendar a morte de Renata Guimarães Archilla, neta de Nicolau e filha de Renato.
O pai e o avô de Renata foram presos. Renato estava preso no 13º DP (Casa Verde) e Nicolau cumpria prisão domiciliar.

O crime

A tentativa de homicídio aconteceu em dezembro de 2001, quando a publicitária foi abordada em um sinal de trânsito no Morumbi, em São Paulo, por um ex-policial militar que estava vestido de Papai Noel.
Renata disse: “Parei o carro, ele me encarou. Achei estranho e, sem falar nada, começou a atirar. Ele é um policial militar de Sorocaba, onde meu pai e avô têm fazendas”.
O policial foi condenado em 2006 a 13 anos e quatro meses de prisão.


Motorista da família Sendas vai responder por dolo

De acordo com o chefe das investigações sobre a morte do empresário Arthur Sendas, Demétrio Neto, o motorista de um neto de Sendas, Roberto Costa Junior, de 28 anos, será indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar.
Na tarde desta segunda-feira (20) Junior se apresentou na 14ª DP, no Leblon, e afirmou que o tiro foi acidental.
“Eu estava com minha arma registrada na cintura, eu estava de short, a arma escorregou e caiu no chão. Quando eu fui pegar a arma ele a segurou junto comigo e fiquei tentando tirar a arma e no que eu puxei, a arma disparou. Fiquei apavorado, desesperado, e saí do prédio. Decidi me apresentar por livre e espontânea vontade porque eu não sou bandido. Não tenho que ficar fugindo nem correndo. Se foi um acidente eu não tenho porque fugir. Quero pedir desculpas a família Sendas, porque realmente o que aconteceu foi uma fatalidade. Eu estava passando por problemas e como de hábito eu tinha uma liberdade com seu Arthur e sempre que eu tinha problemas levava diretamente a ele. No decorrer da conversa, ele me recebeu de uma forma não muito comum como ele costumava me receber e nós entramos numa discussão”, disse o acusado em entrevista coletiva na sede da Polícia Civil do Rio.
O chefe das investigações disse: "Ele usou o seu direito constitucional de permanecer calado. No entanto, segundo o que ele falou para a imprensa, a sua versão da história apresenta diversas contradições. Apesar do suspeito ter dito que não teve a intenção de matar o empresário, nós vamos indiciá-lo por homicídio doloso. O inquérito deve ser concluído até o final desta semana”.

A morte de Sendas

O empresário foi atingido com um tiro na cabeça na madrugada desta segunda-feira quando atendia o motorista na porta de serviço do seu apartamento no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Segundo a assessoria do Hospital Samaritano para onde Sendas foi levado, ele morreu antes de ser operado.


MUNDO

Partidários de Obama pedem para texanos votarem no Novo México

Como o estado do Texas é o reduto dos republicanos e terra do presidente Bush, os partidários do democrata Barack Obama decidiram otimizar suas forças e ao invés de buscar novos votos no estado, estão incentivando os eleitores democratas de Houston e Austin a viajarem ao Novo México, estado que segundo as pesquisas Obama tem maiores chances de ser eleito o presidente americano.
Um e-mail da campanha democrata enviada aos eleitores texanos pergunta: “A campanha por Mudança no Novo México está trabalhando duro para alcançar os eleitores indecisos, mas as pesquisas mostram uma pequena liderança em uma disputa muito apertada, e a história mostra que cada voto conta. Você pode dirigir pela mudança e fazer esta pequena viagem para fazer uma grande diferença?”. A mensagem pede para que os eleitores passem pelo menos dois dias antecedentes à eleição no Novo México.

Pesquisas

Segundo média das pesquisas do Real Clear Politics, Obama teria 50,7% das intenções de voto contra 42,3% de John McCain no estado do Texas.
Na maioria das pesquisas de intenção de voto nos Estados Unidos, McCain aparece com 13 pontos percentuais a mais que Obama no Texas.
De acordo com a assessoria do Partido Democrata no Texas, o objetivo oficial é conquistar o estado com votos para vários cargos e não apenas para a Presidência. O partido nega que esteja envolvido com a campanha por viagens e que a organização dela é pessoal de Obama.


Sarkozy processa editora por sua imitação em boneco vodu

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, ameaçou processar uma editora se a empresa não retirar de venda as 20 mil cópias de um manual de vodu que vem um boneco o imitando e vários alfinetes. Algumas frases ditas por Sarkozy estão impressas no boneco.

Foto: Divulgação



Em carta enviada a editora e reproduzida pelo jornal “Le Monde” o advogado do presidente da França, Thierry Herzog, informou: “Nicolas Sarkozy me instruiu a lembrar de que, não importa seu status ou sua fama, ele tem direitos absolutos e exclusivos sobre sua imagem”.
Uma boneca da rival de Sarkozy nas últimas eleições, Segolene Royal, também foi lançada pela editora. De acordo com o advogado de Segolene, ela também considera um processo.

Nenhum comentário: