quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Destaques

Avião de Lula faz pouso em Guarulhos devido há problemas no painel

Marcelo Baumbach, porta-voz do Palácio do Planalto, informou nesta terça-feira (27) que o avião presidencial que transportou o presidente Lula e os ministros da Secretaria de Comunicação da Presidência, Franklin Martins, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e dos Portos, Pedro Brito, de São Paulo a Salvador fez um pouso não programado por 20 minutos em Guarulhos, devido há um problema do painel do Airbus que indicava a abertura do compartimento de cargas.
De acordo com Baumbach, o piloto verificou que houve o mau funcionamento do indicador, já que o compartimento estava fechado.
Lula participou nesta terça da 9ª Reunião da Cúpula Brasil-Portugal.

Viagens

Baumbach ainda informou que o presidente viaja às 20h desta quarta-feira (29) para a capital do El Salvador, San Salvador, onde participa na quinta-feira da 18ª Cúpula Ibero-Americana, onde discutirá a necessidade de adoção de mecanismos e controles que impeçam que novas crises venham a ocorrer. Na quinta-feira, Lula viaja para Cuba e retorna para Brasília na sexta-feira (31).


Após críticas Ministério do Trabalho vai revisar cartilha para prostitutas

Nesta terça-feira (28) o Ministério do Trabalho informou que vai revisar a cartilha sobre a profissão de prostituta que há seis anos está na Classificação Brasileira de Ocupações.
O ministério decidiu atualizar a cartilha, revendo algumas expressões e termos que causam críticas. A nova cartilha deverá ficar pronta em janeiro de 2009.
O documento além de dar dicas de saúde, explica o passo a passo da prostituição como a abordagem do cliente bem como a sua satisfação. Atribuições que foram definidas com associações das profissionais do sexo.


No Espírito Santo, PF apreende cocaína em carro

A Polícia Federal apreendeu na noite de segunda-feira (27) 8,5 quilos de cocaína que estavam escondidos no fundo falso de um carro.

Foto: Divulgação/PF



De acordo com a PF, a droga foi apreendida com um homem de 47 anos que estava em um hotel na cidade de Venda Nova dos Imigrantes, no Espírito Santo.
O motorista que foi detido e levado à sede da Polícia Federal, em Vila Velha, disse que seguia de Cárceres (MT) até Vitória, onde a droga seria vendida.


Mulher é presa por usar filho para ocultar corpo do namorado

Uma técnica de laboratório, de 29 anos, foi presa em flagrante enquanto tentava fugir na manhã deste domingo (26) por ter matado o namorado de 25 anos com duas doses de chumbinho no sábado (25).
A Polícia Civil de Pernambuco vai indiciar a mulher por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, além de submeter o filho de 7 anos a situação de constrangimento por ajudá-la na ocultação do corpo em um barranco perto de sua casa, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O delegado responsável pelo inquérito que será concluído em 10 dias, Joselito Amaral, disse: "Ela não negou a autoria do crime e nos revelou como fez para planejar e matar o namorado. Ela confirmou que tinha muito ciúme da vítima e suspeitava que estava sendo traída por ele", disse o delegado. Ela convidou o namorado para jantar e dormir em sua casa. Por volta das 22h30 da sexta-feira, ela serviu a primeira dose do veneno em uma sopa. Ele teria começado a gritar e a pedir por socorro, mas a namorada parece ter fingido que não ouvia os gritos de agonia da vítima. Apesar disso, o filho dela acordou e a chamou para ajudar o rapaz. Ela preparou um chá e colocou na bebida o mesmo veneno servido com a sopa. Ele não suportou mais uma hora e morreu por volta das 3h30”.
O delegado disse que o crime começou a ser planejado na sexta-feira (24), quando a família do namorado desconfiava do desaparecimento.
“Essa informação (a ajuda para ocultar o corpo) nos foi revelada pela criança, que contou ter carregado a vítima pelos pés, enquanto a mãe carregava o corpo pelas axilas. Assim que se afastou da mãe, a criança se sentiu menos pressionada e contou a verdade para o pai. Por isso conseguimos prendê-la em flagrante, enquanto fugia de ônibus”, disse o delegado.


Eleições EUA – Pesquisa aponta empate técnico entre Obama e McCain

Pesquisa de intenção de voto feita pela Reuters/Zogby/C-SPAN, divulgada nesta terça-feira (29) mostra que o democrata Barack Obama tem 49% de preferência, enquanto o republicano John McCain, 45%, portanto, um empate técnico.

Fotos: Arquivo




A margem de erro da pesquisa, que ouviu 1.202 eleitores entre sábado e segunda-feira, é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
Mesmo com o empate técnico configurado, nos Estados Unidos a eleição é decidida pelo Colégio Eleitoral, onde o candidato precisa de pelo menos 270 votos. De acordo com a mídia norte-americana, Obama está na frente de McCain.


Policial disse que atirou em Jean Charles após identificação

O oficial, identificado como C2, da equipe armada de elite da Scotland Yard (CO19) disse que atirou no brasileiro Jean Charles de Menezes, de 27 anos, após a confirmação de que ele era o suspeito que era procurado. “Ouvi (os agentes) dizerem: ‘sem dúvida é nosso homem’... Ouvi pela rádio que (Jean) estava nervoso e agia de forma estranha”.

Foto: Arquivo

Jean Charles, confundido com um terrorista e morto em 2005

O policial afirmou que nunca em 17 anos de serviço tinha enfrentado uma ameaça semelhante, e que só atirou depois que seu parceiro atirou.
O parceiro, C12, justificou os disparos, dizendo que gritou “polícia armada” antes de atirar. Nesta segunda-feira (27) C12 foi acusado por ter exagerado em seu depoimento, já que nenhuma das testemunhas ouviu a advertência.
C2 afirmou que não fez nenhuma advertência quando chegou ao vagão do trem da estação de Stockwell (Londres), pois temia que Jean Charles fosse um terrorista suicida. Segundo C2, ele se sentiu aliviado depois do tiroteio, mas que no dia seguinte após saber do engano se sentiu comovido.
O policial disse que fez os seis disparos porque pensou que todos estavam em perigo e que não tinha certeza de que pudesse dominar o suspeito. “Era algo que ia contra tudo aquilo para o que tinha sido treinado”. O agente pediu desculpas à família do brasileiro.

O engano

Jean Charles trabalhava como eletricista em Londres e foi baleado a queima-roupa no dia 22 de julho de 2005 no metrô de Londres. O brasileiro foi confundido com o terrorista Hussain Osman, acusado de no dia anterior tentar cometer um atentado contra a rede de transportes de Londres.

Nenhum comentário: