segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Honduras: Opositor de Zelaya declara vitória e OEA se diz capaz de dialogar


Nesta segunda-feira (30) após 61% das urnas apuradas, Porfírio Lobo, candidato do Partido Nacional e opositor a Manuel Zelaya, declarou vitória nas eleições presidenciais de Honduras.


Elvin Santos, concorrente de Lobo, reconheceu sua derrota diante dos 55,9% dos votos do candidato conservador. O presidente interino, Roberto Micheletti, disse que vai entregar ao vencedor o cargo sem resistência.
“Sem temor a ameaças, sem deixar-se levar por presságios negros, hoje Honduras decidiu seu próprio futuro para terminar de uma vez por todas a crise que tanto nos afetou e prejudicou os mais necessitados”, disse Lobo.
A eleição terminou com uma hora a mais na tarde deste domingo (29) em Honduras. O encerramento estava previsto para às 16h (horário local), mas por decisão do Tribunal Supremo Eleitoral a votação terminou às 17h. De acordo com as autoridades eleitorais do país, a participação da população na eleição passou dos 60%.
Os cidadãos que defendem o governo Micheletti acreditam que a eleição vai colocar fim na crise que Honduras enfrenta, já os que defendem Zelaya anunciaram que não irão aceitar a eleição, porque o processo foi organizado por um governo que eles não aceitam.

Diálogo com a Organização dos Estados Americanos

Em entrevista à rádio “Cooperativa” nesta segunda-feira o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, disse que está aberto ao diálogo com Lobo para construir a democracia em Honduras. O resultado das eleições será analisado pela OEA no dia 4 de dezembro.

Nenhum comentário: