sábado, 27 de novembro de 2010

Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!


Os ataques ao Rio de Janeiro e a resposta imediata, correta, inédita e louvável da segurança pública é a pauta massificada da imprensa nacional. Os principais telejornais da TV Globo, jornais nacionais e internacionais destacaram a onda de violência que, de certa forma, toda a sociedade brasileira virou refém.
Não gostaria de seguir a linha jornalística e midiática e ficar em cima desta notícia que está exacerbada. Mas um ato de coragem e esperança me fez escrever este ponto de vista: a carta de uma moradora aliviada, agradecida e ainda temerosa. Num momento oportuno, esta moradora se aproximou de uma das equipes de reportagem da TV Globo que estava na Vila Cruzeiro na manhã deste sábado e entregou seu recado de agradecimento, disfarçado, dentro de uma caixa de fósforos.
O que mais me chamou atenção e me inspirou a escrever este comentário foi a frase quase finalizando o bilhete de esperança: Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós! Na carta direcionada as autoridades, a moradora chama – corretamente, por sinal – os governantes, policiais e os militares de herois. Há muito tempo, não vejo a sociedade reconhecendo o trabalho da Polícia seja Civil ou Militar. E a moradora, que assinou o bilhete em nome da Comunidade Vila Cruzeiro, o fez. Além de reconhecer o trabalho maravilhoso da força militar, esta moradora ainda ressaltou que o Rio de Janeiro precisa desses guerreiros. Eu – e acho que toda a população de bom senso – penso da mesma forma que a humilde e anônima porta-voz. Qual será a ideia das autoridades políticas sobre o assunto? O mínimo que o governo estadual deveria fazer seria oferecer melhores, ou mais dignas, condições de trabalho aos homens, que correndo risco de morte, subiram os morros nos últimos dias. Isso vale também ao governo federal que discute aumento salarial dos “nobres” parlamentares num momento de corte de gastos públicos! Também acho que os policiais, agora mais do que nunca, sentem-se mais orgulhosos!
Aos guerreiros urbanos do Rio de Janeiro, o meu muito obrigado pelo choque de ordem e pela declaração ao fim da hegemonia dos traficantes cariocas. Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!

Foto: Reprodução / TV Globo

Nenhum comentário: