terça-feira, 16 de novembro de 2010

Os extraterrestres e o cinema


Bom, falar ou especular sobre a existência de extraterrestres é um assunto que envolve muitas pessoas, crentes e descrentes, e que movimenta uma verdadeira fortuna, especialmente, nos cinemas. A seguir, listo alguns títulos que fizeram história e deixaram marcas... Do mais fantasioso ou sutil ao mais realista e assustador. E cada um com sua característica.

E.T. – O Extraterrestre (1982)


Um dos sucessos de bilheteria da história do cinema, E.T., conta a história de extraterrestre perdido na Terra que faz amizade com um garoto, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo governo americano. No final do filme, Elliott ajuda o ET a regressar ao seu planeta.


Cocoon (1985)


A comédia mostra a chegada de um grupo de extraterrestres à Terra com a missão de resgatar casulos com seres de outro planeta e que estão depositados numa piscina utilizada por três velhinhos de um asilo. Como a água da piscina está energizada para conservar os casulos, até que os alienígenas consigam removê-los, todos os velhinhos passam a se sentirem rejuvenescidos. Quando descobrem a razão do que está acontecendo, decidem ajudar os extraterrestres a cumprirem sua missão.


MIB: Homens de Preto (1997)


“Men in Black” é uma agência secreta criada pelo governo norte-americano para investigar atividades alienígenas na Terra. Aliens viciados em café e a relação profissional entre os agentes K (Tommy Lee Jones) e J (Will Smith) dão um toque de humor à história.


O Milagre que Veio do Espaço (1987)


Em Nova York, um grupo de pobres inquilinos tenta impedir a destruição das suas casas e recebe a ajuda de alguns visitantes do espaço.


Paul (2011)


Com estreia prevista para março do ano que vem, o filme acompanha dois personagens fãs de ficção-científica que encontram um alienígena, chamado Paul, na Área 51 durante uma viagem de férias.


Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)


Roy Neary é um chefe de família que tem o seu comportamento alterado ao testemunhar uma perseguição policial a óvnis. Ele se torna fascinado por ÓVNIS e pela imagem de uma montanha que surge em sua mente. Então, Roy passa a fazer modelos da imagem. Roy assiste na televisão uma notícia sobre um acidente de trem próximo e reconhece a montanha que o atormentava. Ele viaja em direção ao local, junto com outras pessoas que tiveram a mesma experiência. O Exército dos Estados Unidos evacua a área, afirmando que o acidente de trem derramou gás tóxico, e prepara uma área de pouso para os óvnis e seus ocupantes. Roy consegue passar pela barreira assim que várias naves surgem no céu. Os especialistas do governo tentam se comunicar com os óvnis através de luzes e sons. Uma gigantesca nave-mãe pousa e libera várias pessoas que haviam sido abduzidas com o passar dos anos. A comunicação continua e os oficiais do governo decidem incluir Roy num grupo de pessoas para entrar na nave. Quando Roy entra na espaçonave, um alien se aproxima dos humanos, responde com gestos, sorri, e retorna à nave, que decola em direção ao céu.


O Segredo do Abismo (1989)


A equipe de uma plataforma de exploração de petróleo é chamada para uma missão de tentar resgatar um submarino nuclear que afundou misteriosamente com 156 tripulantes e, após o ocorrido, não houve mais contato. A "Operação Salvo" visa resgatar a tripulação do Montana, apesar da equipe saber que um furacão se aproxima do local onde está o submarino e que a Marinha não chegará a tempo. A operação será comandada pelo tenente Coffey (Michael Biehn), mas o mergulhador Bud Brigman (Ed Harris), que chefia a plataforma, pressente que sua equipe corre perigo. A equipe investiga o caso e descobre finalmente seres não hostis.


Independence Day (1996)


Um dos maiores sucessos do cinema de todos os tempos é a mais aterrorizante história de invasão alienígena. Naves imensas e poderosas estão sobre as principais cidades do mundo. Desta vez, o objetivo é claro: destruir a raça humana. A curiosidade rapidamente se transforma em pânico quando as naves iniciam o ataque com raios de fogo. Começa a contagem regressiva. Agora, a única esperança está nas mãos de sobreviventes que têm apenas uma chance para tentar o impossível, antes que seja o fim da humanidade.


Fogo no Céu (1993)


O filme conta a história do lenhador Travis Walton que, diante de alguns amigos, é atingido por uma luz misteriosa e some por vários dias. Há uma forte suspeita dele ter sido morto e ninguém crê na versão que possa ter sido seqüestrado por alienígenas. Ao reaparecer, Travis não se lembra onde esteve, mas aos poucos as lembranças da sua experiência vêm à tona.


Sinais (2002)


A família de um fazendeiro fica intrigada com o aparecimento misterioso de gigantescos círculos no campo de plantação de milho. Uma policial que vai ajudar a família diz que recebeu queixas de animais de fazendas vizinhas agindo de maneira estranha e violenta. Numa noite, Graham Hess (Mel Gibson), vai até o quarto da filha que diz ter visto um mostro pela janela. O pai se surpreende ao avistar um vulto no telhado da casa, que se mostra muito ágil ao saltar grandes alturas. No decorrer do filme chega-se a conclusão de que os sinais no milharal têm relação com as criaturas. Em um dos golpes dados contra os alienígenas, a família descobre que as criaturas são vulneráveis à água.


Contatos de 4º Grau (2009)


O filme é ambientado em uma pequena cidade do Alasca, onde misteriosamente desde a década de 60 todos os anos são registrados um grande número de desaparecimentos. Apesar das diversas investigações do FBI, a verdade nunca foi revelada. Quando a psicóloga Dr. Abigail Tyler começa a gravar suas sessões com pacientes traumatizados acaba descobrindo as mais perturbadoras evidencias de abduções alienígenas, jamais reveladas ao público. Veja os fatos documentados por filmagens reais e tire suas conclusões.


Invasão do Mundo – A Batalha de Los Angeles (2011)


O filme acompanha um marinheiro que precisa lutar contra uma invasão alienígena na cidade de Los Angeles. Estréia em março do ano que vem.


Star Wars (1990)


Os acontecimentos relatados em Star Wars ocorrem numa civilização fictícia, a República Galáctica, sendo cada filme acompanhado por um pequeno texto de abertura com a intenção de contextualizar essa história no Universo Star Wars. Muitos de seus personagens são humanos, interagindo com várias criaturas de diversos planetas. Utiliza elementos sobrenaturais como cavaleiros Jedi, e princesas, procurando reinterpretar clássicos dos contos de fada e outros elementos mitológicos.
No senado galáctico, representantes de cada civilização interagiam entre si. A república dominou a galáxia por milhares de anos, criando um governo justo e pacífico, que se tornou corrupto e acabou sendo dissolvido pelo Imperador Palpatine em um golpe de estado.


Star Trek (2009)


Foram 11 filmes, baseados na série de televisão dos anos 60. Star Trek descreve um futuro ficcional em que a humanidade desenvolveu a técnica das viagens interestelares, por meio de naves espaciais, e interage com indivíduos e civilizações alienígenas e seres dotados de inteligência artificial.


No último filme, lançado em 2009, o destino da Galáxia está nas mãos de amargos rivais de mundos bem diferentes. James Tiberius Kirk é um adolescente rebelde de Iowa sempre em busca de emoções, um líder por natureza à procura de uma causa. Spock cresceu no planeta Vulcano, excluído por ter metade humana. Ele é um aluno engenhoso e o primeiro de sua raça a ser aceito na Frota Estelar. Em sua busca para descobrir quem realmente são e o que têm a oferecer ao mundo, Kirk e Spock logo tornam-se competitivos cadetes em treinamento. Com estilos drasticamente opostos, um movido por paixão, o outro, por lógica, tornam-se adversários, fazendo de tudo para estar entre os escolhidos da mais avançada nave já criada, a U.S.S. Enterprise. Em meio a isso, se deparam com a necessidade de criar uma improvável mas forte parceria, permitindo a eles levar a tripulação aonde ninguém jamais esteve.


O Dia em Que a Terra Parou (2008)


Keanu Reeves vive Klaatu, um alienígena acompanhado por um robô, que chega a terra pedindo paz aos governantes. No filme, uma espaçonave aterrissa em Washington D.C. e dela surge um alienígena, escoltado por um ameaçador robô com poder de destruição além da imaginação.


Presságio (2009)


Em 1959, como parte das celebrações de uma escola infantil, um grupo de alunos faz desenhos de como eles imaginam o futuro. Os desenhos ficarão guardados em uma cápsula do tempo e serão abertos em 50 anos. Porém, uma garota desenha diversos números aparentemente aleatórios, que ela alega estarem sendo soprados por pessoas que ela não vê. Meio século depois, uma nova geração de alunos examina o conteúdo da cápsula e a mensagem criptografada da garota acaba nas mãos de Caleb Koestler. Mas é o pai dele, o professor de astrofísica John Koestler, que faz uma descoberta estarrecedora: a mensagem codificada prediz as datas e o número de mortos de todas as grandes tragédias dos últimos 50 anos com uma precisão incrível. Conforme investiga os segredos do documento, John descobre que ele prevê mais três catástrofes - sendo a última de proporções globais. Os esforços de John para alertar as autoridades sobre as catástrofes iminentes são em vão e seus medos se tornam cada vez maiores ao perceber que Caleb está ligado ao mistério de alguma forma. Agora, contando com a ajuda de filha e da neta da autora da mensagem, John embarca em uma corrida eletrizante contra o tempo para prevenir a humanidade do maior dos desastres.


Os Esquecidos (2004)


Julianne Moore é Telly Paretta, uma mulher em desespero por causa da morte do filho de 8 anos. Telly se surpreende ao ouvir de seu psiquiatra que ela teria inventado em sua cabeça oito anos de lembranças de um filho que nunca teve. Ao conhecer uma oura paciente que passou por semelhante experiência, ela embarca numa dura missão para provar a existência do filho e a sua sanidade mental.


Missão: Marte (2000)


Uma equipe de salvamento é enviada à Marte para investigar o desastre com a primeira missão tripulada ao planeta. Quando a equipe chega ao Planeta Vermelho, depois de passar por vários obstáculos, descobre que existe vida em Marte.


Marte Ataca (1996)


O planeta Terra é invadido por malignos marcianos que destroem e matam tudo que encontram pela frente. Os extraterrestres querem transformar o planeta em um parque de diversões e acabam condenando a raça humana ao extermínio, caso o presidente Dale (Jack Nicholson) não faça nada.


Guerra dos Mundos (2005)


O filme, protagonizado por Tom Cruise, é uma adaptação contemporânea do clássico da ficção científica de H.G. Wells. A história mostra a batalha pelo futuro da humanidade vista através dos olhos de uma família estadunidense que luta para sobreviver em meio à devastação provocada por alienígenas.


Eles Vivem (1988)


John Nada (Roddy Piper) encontra, depois da destruição de um bairro pela polícia de Los Angeles, óculos escuros que mostram criaturas alienígenas disfarçadas entre os humanos bem como as mensagens que elas transmitem através da mídia. John percebe que os extraterrestres já estão controlando o planeta e, junto com seu amigo de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, e acaba sendo perseguido pela polícia.


O Predador (1987)


Um dos clássicos do cinema protagonizado por Arnold Schwarzenegger, conta a história do resgate de um ministro sequestrado por guerrilheiros. Até aí seria um filme de ação comum, porém uma criatura alienígena tecnologicamente avançada surge no meio de uma floresta na América do Sul caçando os militares.


Aliens, O Resgate (1986)


A tenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver) é a única sobrevivente do cargueiro especial Nostromo. Quando ela acorda de um sono de hibernação, descobre que o planeta LV-426 foi tomado por alienígenas. O testemunho dela sobre a existência das criaturas não é vista com bons olhos pela Weyland-Yutani Corporation por falta de provas físicas, fazendo com que ela perca sua licença de vôo espacial. Algum tempo depois, ela recebe a visita de representantes da Weyland-Yutani e da Marinha Colonial para informá-la que o contato com a colônia LV-426 foi perdido. A empresa decide mandar uma nova expedição para investigar e concede uma nova licença de vôo à Ripley. Traumatizado pela experiência com o Alien, a tenente se recusa a aderir à missão, mas aceita quando ela percebe que a expedição lhe permitirá enfrentar seus medos.

Fotos: Reprodução / Internet

2 comentários:

Anônimo disse...

Muiito legal o teu blog !

Pedro Colombo disse...

Agradeço sua visita e o seu comentário!!!