sábado, 26 de fevereiro de 2011

Zebras na premiação


Deixando de lado toda a tradição, glamour, pompa e circunstância da cerimônia do Oscar alguns resultados não agradaram, outros desapontaram os críticos e o público. Muitas pessoas têm a impressão de que o Globo de Ouro pode influenciar na decisão do Oscar. Bom, de fato pode influenciar, já que a votação final do Oscar só entregue depois após a premiação do Globo de Ouro. É importante deixar claro que os membros da Academia, as 6 mil pessoas que escolhem os indicados e votam nos melhores para que concorram ao Oscar, são pessoas atuantes na área cinematográfica, ou seja, diretores, produtores, roteiristas, atores, etc. Enquanto os 81 membros da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood são jornalistas baseados em Los Angeles. No Oscar tudo é surpresa, no ano passado “Avatar” era apontado como o favorito, ganhou os dois principais prêmios Globo de Ouro, mas o vencedor no Oscar foi “Guerra ao Terror”.

Saiba de algumas zebras ocorrida no Oscar:


George C. Scott recebeu o Oscar de Melhor Ator em 1971, por “Patton, Rebelde ou Herói?”, mas o ator já havia dito que se ganhasse o prêmio não receberia por acreditar não haver competição entre atores.


Em 1973, Marlon Brando mandou uma “índia” representá-lo na cerimônia. O ator que ganhava seu segundo Oscar, desta vez por “O Poderoso Chefão”, escreveu um discurso, que foi lido pela dançarina texana Sacheen Little Feather, recusando o prêmio. O manifesto de Brando era contra a opressão que o índio norte-americano sofria.

Resultados que não agradaram:


Em 1942, o filme em que todos apostavam suas fichas era o suspense “Cidadão Kane”, de Orson Welles, mas o Oscar foi para o romance “Como Era Verde o Meu Vale”, de John Ford.


No Oscar de 1977, “Rocky, Um Lutador” foi eleito o Melhor Filme, disputava com “Rede de Intrigas”, que venceu como Melhor Roteiro Original, Melhor Ator (Peter Finch), Melhor Atriz (Faye Dunaway) e Melhor Atriz Coadjuvante (Beatrice Straight). Também estavam na disputava “Taxi Driver”, “Todos os Homens do Presidente” e “Esta Terra é Minha Terra”.


“Carruagens de Fogo” levou o Oscar de Melhor Filme em 1982. Concorria com “Num Lago Dourado”, vencedor de Melhor Ator (Henry Fonda), Melhor Atriz (Katharine Hepburn), Melhor Roteiro Adaptado (Ernest Thompson). Além de “Reds”, que deu o Oscar de Melhor Diretor para Warren Beatty, “Os Caçadores da Arca Perdida” e “Atlantic City”.


“Dança com Lobos” recebeu 12 indicações e venceu em sete. Mas a escolha de Kevin Costner como Melhor Diretor no Oscar de 1991 desapontou. A preferência era Martin Scorsese, por “Os Bons Companheiros”. “Ghost: Do Outro Lado da Vida”, “O Poderoso Chefão: Parte III” e “Tempo de Despertar” eram os concorrentes.


Na cerimônia de 1993, a plateia foi surpreendida com a escolha de Melhor Atriz Coadjuvante. Marisa Tomei, que também não esperava, venceu pela comédia “Meu Primo Vinny”. Disputava com Vanessa Redgrave por “Retorno a Howards End”, Miranda Richardson por “Perdas e Danos”, Judy Davis por “Maridos e Esposas” e Joan Plowright por “Um Sonho de Primavera”.


Tommy Lee Jones recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1994 por “O Fugitivo”. O preferido era Ralph Fiennes por “A Lista de Schindler”. Alias o filme arrebatou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção para Steven Spielberg, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.


No Oscar de 1999, Gwyneth Paltrow recebeu o prêmio de Melhor Atriz por “Shakespeare Apaixonado”. A preferida era Cate Blanchett por “Elizabeth”.


“Avatar” era a aposta para 2010. Venceu no Globo de Ouro como Melhor Filme e Melhor Direção, mas perdeu as duas estatuetas do Oscar para “Guerra ao Terror”.

Nenhum comentário: