domingo, 26 de abril de 2009

Gastronomia em Grande Estilo

Arroz com Damasco


Ingredientes:

3 colheres (sopa) de manteiga;
1 xícara de damasco;
2 xícaras de arroz;
5 xícaras de água;
1 cebola média;
Sal;

Ferva o damasco com uma xícara de água durante cinco minutos. Retire, pique e reserve. Refogue a cebola na manteiga, junte o arroz, o sal, o caldo de damasco e mais quatro xícaras de água fervente. Cozinhe em fogo lento durante 15 minutos. Quando o arroz estiver pronto, misture o damasco, deixando tomar gosto por alguns minutos. Sirva em seguida.


Esfiha Aberta


Ingredientes:

Massa:

3 colheres (sopa) Fermento biológico;
3 colheres (sopa) açúcar;
2 colheres (sopa) óleo;
½ colher (sopa) sal;
1 xícara fubá de milho;
½ litro de água morna;
1 quilo farinha de trigo;

Recheio:

1 colher (café) pimenta do reino;
1 colher (chá) pimenta síria;
¼ xícara suco de limão;
½ xícara de coalhada;
½ xícara snoobar (sementes do pinheiro, conhecido também como pignole, dá sabor crocante a massas);
½ xícara tahine;
½ xícara salsa;
2 tomates picados;
½ quilo de carne;
½ cebola picada;
Sal à gosto;

Dilua o fermento na água e acrescente o sal, o açúcar e o óleo. Junte a farinha, aos poucos e misture com as mãos, batendo a massa vigorosamente até ficar homogênea. Cubra com um pano de prato umedecido e deixe descansar por cinco minutos. Amasse novamente. Faça pequenas bolinhas, do tamanho de uma noz, passe uma a uma no fubá e, depois, cubra mais uma vez com um pano de prato para a massa não ressecar. Em uma assadeira untada com óleo, coloque as bolas de massa deixando um bom espaço entre elas. Abra uma à uma com a ponta dos dedos, de modo que as bordas fiquem mais grossas do que o centro. Coloque duas colheres (sopa) de recheio no centro de cada esfiha. Abra mais a massa, espalhando o recheio com os dedos de modo que fique com a forma de um disco, deixando somente aparecer a borda da massa. Decore cada esfiha com três ou quatro snoobar e deixar descansar por 20 minutos. Leve ao forno quente (300ºC) por, aproximadamente, oito minutos ou até corar. Retire e sirva.

Tahine

Para fazer tahine: comece tostando o gergelim. Numa frigideira, com fogo baixo, mexendo sem parar com uma colher de pau, até que a cor e o cheiro mudam e as sementinhas estalam entre os dentes.
Depois de tostadas, bata as sementes no liquidificador (em poucas quantidades). As sementes trituradas podem grudar, desligue o liquidificador e mexa com o cabo de uma colher de pau. Bata novamente até obter um creme. Retire o creme do liquidificador e coloque mais um pouco de gergelim, bata novamente.
O gergelim pode ser o branco com casa, o preto ou o descascado. Caso use o preto ou o descascado, preste muita atenção ao fritar, pois o preto não se vê a mudança da cor e o descascado queima rápido.


Biscoito de Tâmaras


Ingredientes:

1 colher (chá) de essência de baunilha;
1 colher (chá) de fermento em pó;
1 colher (chá) de tâmaras picadas;
1 xícara de pão torrado moído;
1 xícara de farinha de trigo;
½ xícara de nozes picadas;
½ xícara de açúcar;
125 gramas de manteiga;
1 ovo;

Bata a manteiga e o açúcar até atingir a consistência de um creme. Acrescente o ovo, a essência e misture bem. Junte a farinha e o fermento, misture. Depois coloque as tâmaras e as nozes, misture tudo muito bem. Passe as bolinhas na farinha de pão e coloque em formas de papel. Arrume os doces numa assadeira e leve ao forno médio.

Nenhum comentário: