terça-feira, 25 de agosto de 2009

Suplicy pede que Sarney renuncie

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) subiu a tribuna do Senado nesta terça-feira (25) e pediu para que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), renuncie. “Tendo avisado o presidente Sarney que ia discursar, venho a esta tribuna reiterar que não vejo como o senador Sarney continue na presidência enquanto não explicar satisfatoriamente todos os fatos contidos nas representações perante o Conselho de Ética. O arquivamento [das ações] no Conselho de Ética não resolveu. Para voltarmos à normalidade, o melhor caminho é que sua excelência renuncie ao cargo do Senado... O melhor passo para a saúde do Senado e do próprio Sarney é simbolizado neste cartão vermelho, que ele deixe a presidência do Senado permitindo que o Senado volte aos seus trabalhos normais”.
O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), irritado disse: “Vossa Excelência não tem coragem de dar cartão vermelho ao presidente Lula”.

Foto: Agência Brasil/Wilson Dias


Na segunda-feira (24) o Suplicy pediu explicações à Sarney sobre as acusações e os arquivamentos no Conselho de Ética e irritou o peemedebista.
“Senador José Sarney, a situação do Senado Federal não está tranquila, não está resolvida. As pessoas desejam um esclarecimento mais cabal, que as dúvidas sejam esclarecidas. A solução não está bem resolvida. O arquivamento das representações não significou que nós tenhamos resolvidos os problemas do Senado”.
Irritado com a cobrança, Sarney disse que poderia em outro momento dar explicações ao petista e respondeu: “Acho que Vossa Excelência foi indelicado comigo, vossa excelência que é um homem tão educado. Tomado por tamanha visão política Vossa Excelência deixa de respeitar as regras mais comezinhas do dia a dia da Casa”.

Nenhum comentário: