quarta-feira, 22 de junho de 2011

Banespão será tombado pelo Condephaat


O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) decidiu ontem que irá tombar o Edifício Altino Arantes, o popular Banespão. “O tombamento do Banespa impõe-se, na nossa opinião, quase como um referendo, um reconhecimento do local como parte integrante da história paulista no século XX”, diz o parecer técnico. A solicitação para o tombamento foi feita pelos funcionários do Banespa, em 1987.
Construído em 1947, o Banespão oferece uma vista incrível do centro velho de São Paulo. No mirante, o raio de visão é de 360º, de onde se avista o Pico do Jaraguá e a Serra do Mar. O prédio possui 161,22 metros de altura, 35 andares, 1.119 janelas, 14 elevadores e 900 degraus. Por 20 anos foi o mais alto edifício de São Paulo, hoje é o mais alto do Centro.
Arquitetonicamente falando, o edifício foi inspirado no nova-iorquino Empire State Building. No saguão, um lustre de cristais com 13 metros de altura no formato do edifício impressiona pela beleza, perfeição e sofisticação.
Pelo parecer técnico, deverão ser preservadas parte da mobília, as fachadas, o terraço da cobertura, a volumetria e os pavimentos do subsolo ao sexto andar.

Nenhum comentário: