terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

OSCAR: Melhor Documentário

LONGA-METRAGEM

“Hell and Back Again” (Danfung Dennis e Mike Lerne)


O documentário relata os desafios na vida do sargento da Marinha Nathan Harris que foi ferido com um tiro de metralhadora no Afeganistão, em 2009, e retrata a sua vida na fase de transição de ex-combatente de guerra para veterano.


“If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front” (Marshall Curry e Sam Cullman)


Este documentário mostra o grupo de ambientalistas radicais Earth Liberation Front que trocou os protestos pacíficos por atos de vandalismo e destruição de propriedades privadas, sob a liderança de Daniel McGowan.


“Paradise Lost 3: Purgatory” (Joe Berlinger e Bruce Sinofsky)


O documentário conta a história de três adolescentes de West Memphis, no Arkansas, que foram condenados injustamente pelo assassinato de três jovens em maio de 1993. Depois de 18 anos presos, exames de DNA comprovaram a inocência do grupo.


“Pina” (Wim Wenders e Gian-Piero Ringel)


O documentário mostra a vida e obra da coreógrafa alemã Pina Bausch, morta em 2009. O diretor de “Pina”, Wim Wenders, foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, em 1999.


“Undefeated” (TJ Martin, Dan Lindsay e Rich Middlemas)


Este documentário mostra o trabalho do treinador do time de futebol Manassas High School, Bill Courtney, que fez a equipe estabelecer um recorde de vitórias. Alguns jogadores passam por problemas pessoais o que ameaça as chances do time de participar dos playoffs.


CURTA-METRAGEM

“The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement” (Robin Fryday e Gail Dolgin)


O documentário conta a história de um ex-ativista civil negro, que trabalha como barbeiro em Birmingham, que aos 85 anos de idade vê seu sonho, em ter um presidente negro na Casa Branca, se realizar com a vitória de Barack Obama. Um dos diretores do documentário, Gail Dolgin, já foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2002.


“God Is the Bigger Elvis” (Rebecca Cammisa e Julie Anderson)


O documentário mostra a história da atriz Dolores Hart que na década de 50 trabalhou em alguns filmes de Elvis Presley, mas que trocou Hollywood para viver como freira beneditina. Rebecca Cammisa, uma das diretoras do documentário, disputa sua segunda indicação por Melhor Documentário.


“Incident in New Baghdad” (James Spione)


O documentário relata a experiência do Veterano do Exército Americano, Ethan McCord, que teve uma nova visão da guerra depois do assassinato de dois jornalistas da Reuters, em Bagdá. Após essa e outras e outras experiências, McCord adquiriu transtorno pós-traumático.


“Saving Face” (Daniel Junge e Sharmeen Obaid-Chinoy)


O filme acompanha a história do cirurgião-plástico Dr. Mohammad Jawad, radicado em Londres, que volta ao Paquistão para dar tratamento a mulheres vítimas de violência e que foram atacadas com ácido. Daniel Junge já foi indicado ao Oscar, em 2009, como Melhor Documentário.


"The Tsunami and the Cherry Blossom" (Lucy Walker e Kira Carstensen)


O documentário retrata a esperança das pessoas após o tsunami que devastou o Japão, no ano passado, que contam suas histórias a partir da floração das cerejeiras. Lucy Walker disputa o Oscar de Melhor Documentário pela segunda vez.

Nenhum comentário: