Foto: Agência Estado
Nesta terça-feira (19) em uma entrevista coletiva o presidente da Perdigão, Nildemar Secches, e o presidente do Conselho de Administração da Sadia, Luiz Fernando Furlan, anunciaram a fusão das duas empresas e a criação da Brasil Foods (BRF).
A criação da BRF não vai substituir nenhuma das marcas do grupo. A presidência do conselho da nova empresa será dividida entre os dois executivos pelos próximos dois anos.
“A BRF vai dar a face para os segmentos institucionais. As marcas têm sua vida, sua comunicação própria. Vamos continuar com Perdigão, Sadia, Qualy, Doriana, Batavo”, disse Secches.
O executivo da Sadia disse: “No mercado interno, as marcas de hoje sempre vão continuar. São marcas com um grande conhecimento. Do ponto de vista comercial, os consumidores não vão sentir nada no dia seguinte, todas as marcas estarão lá”.
Pela fusão, a Brasil Foods será a sucessora da Perdigão. Os acionistas das duas empresas se tornarão acionistas da BRF e a Sadia se tornará subsidiária da nova empresa. A Sadia e BRF terão conselhos compostos pelos mesmos membros.
“Como a maioria das multinacionais o controle de capital é difuso. Vale dizer que as decisões não serão tomadas por um único acionista, mas por um conjunto de acionistas”. De acordo com Secches, 68% do capital pertence aos acionistas da Perdigão e 32% da Sadia.
Furlan disse que não houve venda: “Não houve venda. Os acionistas de um lado e de outro continuam acionistas, compartilhando responsabilidades. [A BRF] será regida por um sistema de mérito, por profissionais”.
“Quase metade do nosso faturamento vem do exterior”, disse Secches. A Sadia e a Perdigão atuam em 110 países. De acordo com o presidente da Perdigão, um estudo será feito para definir qual segmento será explorado por cada uma das denominações no mercado exterior.
A fusão será submetida aos órgãos brasileiros de concorrência, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico). Dentro de 15 dias a junção será avaliada pelos acionistas da Perdigão e da Sadia e sua aprovação depende da maioria.
"Nos primeiros meses, não haverá interferência operacional numa e noutra empresa", ressaltou o presidente do Conselho da Sadia, lembrando que o projeto de fusão se iniciará com respeito às instituições que defendem a livre concorrência no país.
O objetivo da nova empresa, de acordo com o executivo da Perdigão, será oferecer prestação de serviço "muito mais eficiente". "Queremos oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis em todos os lugares do mundo", disse.
Para apresentar a nova empresa e garantir aos consumidores que os produtos continuarão no mercado, a Brasil Foods colocará na quarta-feira (20) uma campanha publicitária estrelada pela atriz Marieta Severo.
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