A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial uma resolução proibindo a veiculação de propagandas de antigripais na TV, rádio e internet por tempo indeterminado. A determinação impede também anúncios de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, dipirona sódica, paracetamol e ibuprofeno, além de produtos com efeitos analgésicos e antitérmicos que não precisam de receita médica.
A Anvisa informou que a medida será revogada quando a circunstância especial de saúde terminar. De acordo com a agência, a suspensão deu-se devido a elevação de casos da gripe suína. O uso desses medicamentos pode mascarar uma situação de risco à saúde.
Foto: Divulgação
O laboratório fabricante do remédio – Oseltamivir (Tamiflu) – para combater a nova gripe está atendendo as determinações do Ministério da Saúde e o antigripal não está à venda nas farmácias. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o fato do Tamiflu não estar a venda evita a automedicação.
O medicamento é distribuído gratuitamente nos postos de distribuição dos hospitais e só será entregue com a apresentação da receita médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário