quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Gripe suína: Postos de distribuição de medicamentos são criados em São Paulo

O governo de São Paulo informou nesta terça-feira (4) que vai criar 50 postos de distribuição do antiviral Oseltamivir – Tamiflu – para que todo médico possa receitar o medicamento. Até sexta-feira (7) os postos serão instalados em todo o Estado.

Foto: Divulgação


O Oseltamivir será prescrito aos pacientes com quadros respiratórios graves, grávidas que apresentarem os sintomas da nova doença (febre repentina, tosse, dores musculares e de garganta), pacientes imunodeprimidos – com HIV, em tratamento de câncer ou transplantados –, portadores de doenças cardíaca, pulmonar ou renal crônica, além dos pacientes com fatores de risco como idosos a partir dos 60 anos e crianças menores de dois anos.
A Secretaria de Saúde do Estado irá colocar a disposição em seu site (www.saude.sp.gov.br) um formulário que deverá ser preenchido e assinado pelo médico para que o paciente possa retirar o medicamento.
Segundo as normas do Ministério da Saúde, o antiviral deverá ser indicado aos pacientes que estiverem dentro do prazo de 48 horas da data do início dos sintomas.
O governo paulista também informou que o número de mortes confirmadas em consequência do vírus Influenza A (H1N1) chega a 50. Até sexta-feira (31) o número era de 37 pessoas mortas em decorrência da gripe suína.
No Brasil foram registradas 129 mortes causadas pela nova gripe. Nesta terça-feira mais 21 mortes foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do Paraná.

Nenhum comentário: