sábado, 8 de agosto de 2009

Líder terrorista da Indonésia é morto em Java

Nascido na Malásia, Noordin Mohammed Top é o mentor da maioria dos atentados cometidos na Indonésia, inclusive os atentados contra dois hotéis de luxo de Jacarta que causou a morte de nove pessoas em 17 de julho
Foto: Reprodução/ Wa Today

O terrorista mais procurado do Sudoeste da Ásia foi morto neste sábado (8) após ser baleado durante uma operação das forças de segurança da Indonésia na ilha de Java que envolveu mais de 100 agentes da brigada antiterrorista e franco-atiradores. De acordo com a polícia, a operação que teve 18 horas de duração teve como alvo a casa em Beji, distrito de Temnaggung, onde o terrorista se escondia. Outros três terroristas foram capturados e não ficaram feridos.

Fotos: Reprodução/Indonesia Post



A morte do terrorista aconteceu na manhã deste sábado, após uma intensa troca de tiros que durou a noite toda.
Especialista em explosivos, segundo o FBI, o terrorista é considerado o líder de uma facção radial, que se separou da organização Jemaah Islamiya, considerada o braço da al-Qaeda no Sudoeste Asiático, além de recrutador, treinador de novos islâmicos, e fabricante de armas.
Noordin é acusado pela polícia da Indonésia de organizar, desde 2002, os maiores atentados do país que causaram a morte de 12 pessoas no hotel Marriott, em 2003, a morte de outras 11 durante o ataque a embaixada da Austrália, em 2004, e deixando 23 mortos em 2005 durante o atentado em Bali. O terrorista foi o mentor do segundo maior ataque do mundo, após o 11 de Setembro, quando uma série de atentados que mataram 202 pessoas em Bali em 2002.

Nenhum comentário: