segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Beijo Papal


Vivemos num mundo onde qualquer forma de se expressar o amor é sempre muito bem-vinda. Acontece que nem todos têm a mesma opinião que a minha, como alguns políticos e fundamentalistas religiosos, ou fundamentalistas políticos-religiosos conservadores.
Escrevo este Ponto de Vista para expressar o meu pensamento, liberal, sobre a campanha da Benetton que, na última semana, causou polêmica mundial ao juntar “inimigos” políticos numa simples e bem-feita montagem de beijo. As fotomontagens usadas na campanha Unhate, da grife italiana, mostram um ato de carinho para combater a cultura do ódio, valorizar e pedir paz e a compreensão, e não um ato a favor do homossexualismo.
As imagens trazem alguns líderes políticos e religiosos dividindo o mesmo espaço e selando esta “parceria” com um beijo. Nas montagens aparecem Barack Obama (Estados Unidos) e Hugo Chávez (Venezuela), Obama e Hu Jintao (China), Papa Bento XVI e o imã do Cairo, Safwad Hagazi, Benjamin Netanyahu (Israel) e Mahmoud Abbas (Palestina), Angela Merkel (Alemanha) e Nicolas Sarkozy (França).
Até onde sei, a única entidade que entrou em vias de fato para expurgar as imagens foi o Vaticano, que demonstrou sua insatisfação com a campanha ao entrar com um processo judicial para evitar que as imagens fossem difundidas. O porta-voz da sede da Igreja Católica, padre Federico Lombardi, disse que o beijo papal é uma ofensa aos fieis. “Isto é uma grande falta de respeito pelo Papa, uma ofensa contra os sentimentos dos fiéis e um claro exemplo de como a propaganda pode violar regras elementares de respeito pelas pessoas só para atrair atenção pela provocação”. Após o protesto católico, a Benetton retirou as imagens de circulação. “Sentimos muito que o uso de uma imagem do Pontífice e do imã ofendeu fiéis desta maneira”, comentou a grife, argumentando que a campanha tinha como intenção combater o ódio. A democrática China censurou nas redes sociais todas as referências sobre o caso. A Casa Branca, através de seu porta-voz, Eric Schultz, disse desaprovar o uso da imagem presidencial em publicidade, mas não informou se entrou em contato com a Benetton para expressar sua posição.
Falta de respeito e ofensa à humanidade é vermos a quantidade de pessoas que passam fome no mundo, é sabermos da existência de milhões de pessoas que vivem na absoluta miséria em todo o planeta. E de muitas coisas feitas e escondidas pela Santa Igreja. Isso é vergonhoso!!! O Beijo Papal foi uma maneira de, repito, combater a cultura do ódio, já que sabemos da imensa influência católica.
“O ódio, tal como o amor, alimenta-se com as menores coisas, tudo lhe cai bem. Assim como a pessoa amada não pode fazer nenhum mal, a pessoa odiada não pode fazer nenhum bem”, já dizia Balzac.

Nenhum comentário: