sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pobres e estudantes não devem ir à Copa


Em primeiro lugar, gostaria de dizer que este artigo não foi escrito por um elitista discriminatório, muito menos por quem ama o futebol ou por um bairrista que se opõe a visitação das pessoas dos diversos lugares do Brasil e do mundo, e de suas respectivas classes econômicas, à Praia da Copacabana.
O título deste Ponto de Vista, “Pobres e estudantes não devem ir à Copa”, reflete o meu livre pensamento sobre o direito, ou não, à meia-entrada para os jogos da Copa do Mundo em 2014, assunto pertencente e pertinente à Lei Geral do evento. Nós, estudantes ou não, sabemos que a coisa mais fácil passiva de falsificação é a “bendita” carteirinha de estudante. Este documento não é padronizado, sendo assim muitas escolas, ou entidades de ensino, plastificam uma simples folha com seus dados jurídicos junto com os dados e a foto do aluno. Sem nenhuma marca d’água ou símbolo holográfico. Qualquer possuidor de um bom scanner consegue fazer e vender o dito cujo. O secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, que esteve em Brasília no início da semana até comentou sobre a possibilidade de falsificação. “Os estudantes compram meia-entrada com uma identificação que é apresentada na hora da retirada. E nós imprimimos nossos ingressos pouco antes dos jogos, por questões de segurança. Mas estamos trabalhando com o governo brasileiro para chegarmos a um acordo sobre isso”. A carteirinha que possuo é idêntica a um cartão magnético, de banco ou de crédito. Seria fácil cloná-la, mas onde o “bandido” teria acesso. Quando, raramente, vou ao cinema, não a apresento... Em dias de promoção, nada de 50%. Ultimamente, tenho me permitido não sair de casa... Estou preferindo ficar recluso, isolado, às vezes fazendo contato com o mundo exterior via internet... Só isso! Telefone? Tenho deixado fora do gancho! Celular? Estou sem os carregadores do convencional e do smartphone! Portanto... Desvencilhado das radiações não ionizantes. Quero dizer que há alguns meses não vou a shows, teatro ou exposições. Desta maneira eu não sei onde poderia usar o tão sórdido privilégio!
Voltando ao secretário-geral da Fifa... Durante sua passagem pela capital federal, Valcke discutiu a Lei Geral da Copa do Mundo de 2014... Na Câmara dos Deputados. Num momento em que um ministro diz que só cairá se for derrubado à bala... Transporte público, saúde, segurança... E outras qualidades que o “nosso” Brasil tem a dar de exemplo! Além, é claro, da ameaça iminente de uma nova crise! Coisas que realmente precisam ser discutidas, mas que são colocadas na próxima pauta para o Brasil é sim o país do futuro... O país da Copa e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Sobre o preço dos ingressos para ver – prevejo, vexatória – campanha da selecinha brasileira, como diz meu guru José Simão. Para que os estádios lindos, grandiosos e superfaturados sejam destruídos pelos vândalos alcoolizados e vândalos letrados ou não. O brasileiro é tão sutil que é capaz de se matricular numa faculdade qualquer, EAD inclusive, só para ter direito à meia-entrada.
O benefício, digo meia-entrada, também poderá ser usado pelos idosos... Aí tudo bem, já que os senhores e senhoras que moveram a economia deste país com seu árduo trabalho por mais de 30, 40 anos, recebem uma aposentadoria chula! “Não queremos mexer na lei nacional. Dissemos à presidente [Dilma Rousseff] que temos um problema técnico, não financeiro. Em vez de haver diferentes grupos com direito a meia-entrada, propus que implantemos uma categoria especial, reservada apenas para os brasileiros”, disse Valcke sobre o direito à meia-entrada para idosos. Em relação a isso, ressaltando que concordo com estas palavras, vemos muitos idosos terem seus direitos desrespeitados no nosso dia-a-dia. Especificamente no quesito viagem de ônibus... Desde 2006, as pessoas acima dos 60 anos com renda inferior a dois salários mínimos têm direito à viagem interestadual gratuita... Nem sempre isso acontece, as viações informam que as vagas foram “preenchidas”... Quantas poltronas futebolísticas serão disponibilizadas aos nossos sábios?! Uma para cada 10 mil entradas inteiras vendidas!?!?!?
Sobre o preço do ingresso popular, o equivalente à meia-entrada... US$ 25 ou algo em torno de R$ 43. Este valor, para muitos brasileiros, é irrisório, mas para outros tantos é o “suficiente” para se passar o mês. E terá muita gente que usará o seu Bolsa Família para garantir seu assento! Quero dizer com isso, que o Brasil, apesar de estar indo economicamente bem, não é um país de pessoas ricas o suficiente para desfrutar o lazer, financeiramente falando.
Chegando a parte final, deste já arrastado Ponto de Vista, quero comentar o comentário – olha minha redundância – feito pelo Pelé, que me recuso tratar de rei!
O senhor de 71 anos, portanto com direito à fila preferencial e meia-entrada, disse que a culpa em relação aos pontos polêmicos da Lei Geral da Copa é do ex-presidente Lula, que aceitou às imposições da FIFA para conseguir o direito de sediar a competição. “A questão da meia-entrada não é novidade nenhuma (...) É bom dizer que a Fifa não tem culpa de nada”, disse a personificação da arrogância e hipocrisia, acrescentando “Sou brasileiro, vou ajudar para que meu país possa organizar a Copa da melhor maneira. Tenho orgulho do meu país, se Deus quiser vamos fazer uma boa Copa”.
Pelé, se você é tão brasileiro quanto diz, tem orgulho do seu país, quer ajudar e para isso invoca o nome de Deus, peça algo para melhorar a qualidade de vida dos miseráveis que vivem na precariedade deste país. Doe a mínima parte de seu patrimônio para isso, ou pelo menos, ligue seu nome e, obviamente, seu prestígio para ajudar quem realmente necessita! Você é influente e se quer falar alguma coisa, não fale merd@!!!
Pobres e estudantes não devem ir à Copa, sabe por quê? O pobre não tem dinheiro e o estudante deveria estar na faculdade ou no colégio!
O leitor já reparou que até a logomarca do evento leva a "mão" ao rosto, demonstrando sua precipitada vergonha... Ou dor de cabeça?!

P.S.: Falando em estudantes e meia-entrada, como ficará a situação dos jogadores brasileiros que não estiverem escalados? Todo famoso, ou subcelebridade, quer ser VIP... É claro que estes boleiros não se enquadram no perfil de estudante!

Nenhum comentário: