sexta-feira, 1 de maio de 2009
Gripe suína: Faculdade de Odontologia de Harvard é fechada por caso suspeito
Como medida preventiva para um possível caso de gripe suína, a faculdade de Odontologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi fechada nesta sexta-feira (1º). Resultados de exames médicos estão sendo aguardados para determinar se a suspeita se confirma. No site da universidade também foi informado o fechamento do refeitório das faculdades de Medicina e Saúde Pública.
Em entrevista ao jornal “Boston Globe”, o diretor da Faculdade de Serviços de Saúde, Dr. David Rosenthal, disse que o aluno com suspeita de contaminação manteve contato com várias pessoas vindas do México. “Estamos todos preocupados, mas não há motivo para pânico”, disse o médico.
O Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos informou que o número de casos é de 141 em 19 estados.
A Organização Mundial de Saúde informou que os casos de gripe confirmados somam 331 em 11 países. No México, 176 casos foram registrados. Hong Kong e Dinamarca confirmaram nesta sexta-feira, um caso da gripe suína.
Diretoria da Petrobras cancela viagem aos Estados Unidos
Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, cancelou a viagem que a diretoria da empresa faria aos Estados Unidos para participar da Offshore Technology Conference, uma conferência mundial da indústria do petróleo, devido ao risco da gripe suína, a H1N1.
A conferência anual será realizada em Houston, no Texas. Na quarta-feira (29) um bebê morreu no Texas por causa da gripe.
A Petrobras terá um destaque no encontro devido à descoberta da camada pré-sal e será representada por um executivo da empresa que trabalha nos Estados Unidos.
Brasil está preparado, diz ministro da Saúde
Após a inauguração do Centro Internacional Sarah de Neurorreabilitação e Neurociências, no Rio de Janeiro, o ministro José Gomes Temporão disse nesta sexta-feira (1º) que a chegada do vírus H1N1 (gripe suína) ao país é inevitável, mas que o Brasil está preparado para enfrentá-lo.
“Não há motivo para pânico no momento, não há sentido nenhum agora em comprar máscaras ou buscar medicamentos contra a gripe. A automedicação pode ser até um risco para a gripe”, disse o ministro da Saúde.
Segundo o ministro, o país está focado nos portos e aeroportos, mas que o plano de contingência da doença pode ser estendido a estradas.
Foto: Arquivo
“Estou querendo programar para semana que vem, em Brasília, uma reunião com os ministros da Saúde da América do Sul para definir uma ação conjunta”, disse Temporão que também criticou a OMS pela demora em comunicar a propagação da doença: “A OMS demorou a avisar o mundo. Isso só foi realizado na madrugada de sábado”.
De acordo com o ministro, no Brasil até o momento há três casos suspeitos em Minas Gerais, dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Outros 41 estão sendo monitorados em 14 estados.
O ministro afirmou que o Brasil tem matéria-prima para produzir 9 milhões de doses para o tratamento da doença e estoque de 12.500 doses.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário