sábado, 31 de janeiro de 2009

Veja a ficha técnica das Escolas de Samba de São Paulo

UNIDOS DO PERUCHE



Cores: Verde, Amarelo, Azul e Branca
Presidente: Rodolfo Pricoli
Carnavalesco: Raul Diniz
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Alexsandro do Carmo e Edilaine Aparecida
Intérprete: Leandro Alegria

Samba: Do ventre da Terra a indomável cobiça do homem
(Rodrigo Atração, Tuca Maia, Mineiro, Gordinho, Digão)

A Peruche é jóia rara
Brilha e reluz meu pavilhão
A escola mais preciosa
Vai conquistar seu coração.
Nasce de uma grande explosão
Uma história de cobiça e ambição
Riqueza que ao mundo encantou
Do ventre da terra germinou
Foi primitiva a criação o adorno da sedução surgiu
E assim se espalharam entre os povos
Preciosidades o homem produziu
Com formas e cores lapidou e evoluiu
No Egito imortalizou o faraó
Na antiguidade encantou a realeza
O ornamento nas igrejas imperou
Na mais sublime forma de beleza
Fonte mais linda de inspiração, sedução
Reflete no olhar
Desperta o amor
Dádiva do criador
Brasil, o reino encantado
Brasil, gigante explorado
A esmeralda conduz a obra de um grande poeta
Aos olhos de Oxum, no canto do negro, o ouro luziu
E no caminho das águas, o diamante brotou
Existe a consciência, que a natureza implora
É tempo de preservar, essa é a hora!



ROSAS DE OURO



Cores: Azul, Rosa e Branca
Presidente: Angelina Basílio
Carnavalesco: Jorge Freitas
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Luisinho e Sueli
Intérprete: Darlan Alves Carneiro

Samba: Bem-vindos à fábrica dos sonhos...
(Marquinhos Boldrini, Maurício Paiva, Armênio Poesia, Aquiles da Vila, Chanel, Fredy Vianna)

Eu sou operário da ilusão
Vou pintar seu coração
De azul e rosa
Criando sonhos pra vida inteira
Lá vem roseira
Atravessei o portal da magia
No jardim da folia, vi guardiões
Desfilei entre "fadas rainhas"
Pierrôs, colombinas, arlequins embalavam foliões
Tem arte e cultura em meu mundo encantado
Foi tudo criado com amor e paixão
O meu sonho é o retrato
Do trabalho em união
Sonhar é sair do papel
Viver a fantasia
Brilha uma estrela, caiu do céu
Pra fazer do ano um grande dia
Alô arquibancada!
Galera ligada, com muita emoção
Sou paulistano sambista
O sonho do artista, na televisão Vou me inspirar
Nessa saudade sem fim
De quem transformou essa rosa
Na majestade do jardim
Meu sonho vale ouro
Vai conquistar geral
Só quero acordar, pra te confirmar
Deu rosas nesse carnaval!



UNIDOS DE VILA MARIA



Cores: Verde, Azul e Branca
Presidente: Paulo Sergio Ferreira
Carnavalesco: Wagner Santos
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Everson e Cintia
Intérprete: Fernandinho, Baby e Quinho

Samba: Da sobrevivência ao luxo, da ilusão à alucinação... Dinheiro, mito, história e realidade
(Panda, Edmilson Silva, Jorge Zanin)

Na antigüidade a arte do escambo começou
Para suprir suas necessidades
O homem de tudo trocou
Na lídia surgiu o capitalismo
A moeda floresceu
Imagens reluziram em suas faces
O metal prevaleceu
O tempo deixou
Tesouros que fascinam a memória
Nasceu o cifrão
Também na religião, o dinheiro fez história
Peguei o talismã da sorte
Contra o mau-olhado, meu patuá
Joguei a moeda na fonte
Pro meu desejo se realizar
Arrisquei nos jogos de azar
Sonhando em me dar bem
Pois neste mundo desigual
Poucos têm muito e muitos nada tem
Brilhou na modernidade, o sistema mundial
No meu país, esta novidade
Chegou com a família real
Meu capital, não é dólar nem é euro
Mas tem o seu valor
Lutando contra a inflação
Sou batalhador, brasileiro
E na era virtual, meu dinheiro é real
É sonho, é alucinação
Faz a diferença social
Mito, história e realidade
Na vila maria virou carnaval.



TOM MAIOR



Cores: Vermelho, Amarelo e Branco
Presidente: Marko Antonio da Silva
Carnavalesco: Marco Aurelio Ruffinn
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Jairo e Simone
Intérprete: Renne Sobral

Samba: Uma nova Angola se abre para o Mundo! Em nome da paz, Martinho da Vila canta a liberdade!
(Maradona, Amós, Claudinei, Ferracini, Tinga e Ricardo)

É nova Angola com mais amor
Seus ideais, de independência e libertação
Chega de guerra e opressão
Buscando o caminho da paz
Um povo que tanto sofreu... Renasceu
E brilha o sol da nova era
Reconstruindo a sua história
Rainha Nzinga guerreira
Com seu exemplo, rompeu fronteiras
Entre correntes e lamentos
A negritude atravessou o mar
Fazendo desse chão seu gueto
O Brasil é negro e hoje vem sambar
Oi deixa a gira girar... Vamos girar
A proteção zambi nos dá
Vem na ginga d'Angola
E deixa o corpo balançar
Mais tarde o filho volta, ao lugar que o concebeu
Levando a sabedoria que aprendeu
Axé para quem estendeu a mão
Firmando aliança com o nosso irmão
Reconhecendo essa nação
Angola tão cheia de luz!
Conquistada por um sonhador
Terra de seus ancestrais...
Exalta seu embaixador!
É Martinho, é José, partideiro, escritor
É da Vila Isabel, que fez Kizomba lá no bairro de Noel
Bate tambor batuqueiro O canto do negro ecoou É tempo de liberdade e felicidade Em Tom Maior é negra a cor.



MANCHA VERDE



Cores: Verde e Branco
Presidente: Paulo Serdan
Carnavalesco: Fernando Dias e Alexandre Soares
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Fabiano e Jéssica
Intérprete: Waguinho

Samba: É garra, é amor, respeito. É força, é vida, é emoção. Com muito orgulho que sou e levo por onde for a Mancha Verde no meu coração
(Armênio Poesia, Chanel, Fred, Roberto Spezani e Doralice)

A coragem raiou no horizonte
Vem de lá na embarcação
O mar se arrebenta "em seu nome"
Batizando a sua "formação"
O cultivo desperta a cobiça
Entre Holanda e Portugal
Mauricio de Nassau, moderna capital
A história se transforma em pintura
Miscigenações, manifestações
Do folclore, da fé e da cultura
Tem frevo de bamba, no samba
Vem amor "forrozear"
Sou Pernambuco, em festa de São João
Eu sou a arte e vou tocar seu coração
Hoje eu vou pintar e vou bordar minha raiz
Erudito popular, sou poeta arretado
Nesse meu país
Artistas de consagração
Pessoas de grande expressão
Assim meu povo se destacou
Meu verde e branco a brilhar
Antes da quarta-feira eu vou festejar
Com devoção, meu pavilhão em primeiro lugar
É garra, é amor, respeito
É força, é vida, é emoção
Com muito orgulho que sou e levo por onde for
A Mancha Verde no meu coração.



X-9 PAULISTANA



Cores: Verde, Vermelho e Branco
Presidente: José Manoel Gaspar
Carnavalesco: Paulo Fuhro
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Daniel Vitro e Karininha
Intérprete: Daniel Collete

Samba: Amazônia... conseguimos conquistar com o braço forte... do esplendor da Havea Brasiliensis à busca pela terra sem males
(Léo do Cavaco, Leonardo Lima e Rogério Morgado)

Amazônia
Meu braço forte é a sua proteção
Sou um valente guerreiro
Eu sou X-9, sou caboclo brasileiro.
Feito pajé entrei na mata
Onde o meu canto ecoou
Evoco energias encantadas
Neste santuário de amor
Abrindo os portais da imaginação
Eu vou na barca de dom Sebastião
Por mares dourados naveguei
Mistérios e magias encontrei
Vou bater o meu tambor... Auê!
Um delírio de felicidade
Em cada gota de borracha
O luxo e o esplendor...
No eldorado que tupã abençoou
Porém nem tudo é beleza
Vejo o corvo da ambição
O silêncio toma conta da floresta
Lágrimas de destruição
Ao som... Dos maracás vou convocar
O guerreiro de anhangá
E outros seres imortais
Pra expulsar, toda maldade desta terra
A nossa tribo vence a guerra
Chegou a hora! Vamos juntos festejar
E hoje... Meu gesto de amor e paz
Vai coroar, a protetora dos mananciais.



NENÊ DE VILA MATILDE



Cores: Azul e Branco
Presidente: Alberto Alves da Silva Filho
Carnavalesco: Lucas Pinto
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Moreno e Rúbia
Intérprete: Royce do Cavaco

Samba: Enredo: 60 anos – Coração guerreiro, a grande refazenda do samba
(Ney do Cavaco, Cláudio Russo, Tricolor, J. Velloso e Marquinhos)

Num show brilhou a inspiração
Iluminando o coração de um menino
E a minha águia faz, seu vôo e traz
A sua história, seu presente, seu destino...
Falar de amor, encontrar a canção
Aplausos ao meu pavilhão
Quilombo do samba a nascer
Foi lá na casa grande a senzala a se erguer
A negra herança que balança a poesia
No culugundum da bateria
Em sampa ecoa meu cantar
Das mãos do cacique vi brotar
Semente do samba, valente guerreira
A minha escola não é brincadeira
Sambas que marcaram sua história, Vila Matilde
A bênção Portela, valeu verde e rosa
Sou da negritude o fruto e a raiz
Corintiano, coração bate feliz...
Sabe porque?
O samba é o nome e o sobrenome é Nenê
A zona leste refazendo o carnaval
Do Largo do Peixe ao espaço sideral
Mais que sessenta, muito mais!... A eternidade
Agora agüenta que é só felicidade
Samba aí que eu quero ver você sambar
Vem comigo festejar
Alô! Você que todo ano me espera
Sessenta anos!... Sou nenê com a galera.



LEANDRO DE ITAQUERA



Cores: Vermelho e Branco
Presidente: Leandro Alves Martins
Carnavalesco: Anderson Paulino, Aguinaldo Parantins e Anderson Rodrigues
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Paulinho Guedes e Karin Darling Martins
Intérprete: Beto Muniz, Juninho Branco

Samba: Leandro de Itaquera faz a festa das periferias do Brasil para o Mundo. Salve, Salve nossa estrela Regina Casé!
(Xixxa, Juba, Didi Poeta, André Ricardo, Wagner, Rodolfo Minueto, Rodrigo Minueto e Gomes)

Sou Leandro, sou guerreiro da periferia
Tenho garra, vou à luta... Sou leão
Meu pavilhão é luz que irradia
A vermelho e branco do meu coração.
Povo forte, sonhador ô ô
Valente, cheio de esperança
Oh! Solidário sertão, sofrimento, ilusão
Adeus asa branca
Gente que sobe o morro
Constrói sua vida com dignidade
Favela, a nossa raiz... Carente, mas sempre feliz
De raças, culturas tão lindas, patrimônio nacional
O samba que desce a ladeira
E traz a cidade inteira pra brincar o carnaval
É a fé, muito axé, a bênção meus orixás
Gira aí, diz no pé, energia... Saravá
Ah! Seu Zé, mas quanta alegria
Swinga majestosa bateria
Assim é o nosso dia a dia, do sonho à realidade
Com educação e cidadania
Trabalho, esporte pra comunidade
Notícia boa é assim, vem em tom de igualdade
Se liga no som, é rap, é baião
É funk, é brega, pagode na palma da mão
Estrela a brilhar, no teatro, cinema e TV
Põe a boca no trombone pra alertar
Em prol dos direitos de viver
Eu, tu, eles a sambar na central da periferia
Hoje vamos coroar um exemplo de mulher
Salve, salve Regina Case!
Salve, salve Regina Casé!



PÉROLA NEGRA



Cores: Vermelho, Preto, Azul e Branco
Presidente: Edilson Carlos Casal
Carnavalesco: André Machado
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: André Guedes e Gisa Camillo
Intérprete: Douglas Aguiar (Douglinhas)

Samba: Guiado por Surya, pelos caminhos da Índia, em busca da pérola sagrada
(Mydras, Carlinhos, Bola, Ladislau e Michel)

O vento soprou... Aroma
No sonho lindo, um jardim de alegria
Uma voz soberana me fez viajar
Paraíso de encanto e magia
Pelos caminhos da Índia - Shangrilá
A pérola sagrada fui buscar
O símbolo mais puro do amor
Aliança entre o homem e o divino
Trouxe paz, sabedoria
Surya, luz que irradia
Mistério da fé milenar
Cultura pra enriquecer, ao desvendar
Em goa respirei felicidade
De corpo e alma na esperança de encontrar
E passo a passo, amor
O sol me orientou
Cheguei ao templo do imperador
Senti a mesma paixão
Mas não vi brilhar minha jóia rara
Voltei ao jardim
Aquela voz disse assim:
O carnaval vale ouro
E a Índia é inspiração
Encontrei você
No meu coração!
Meu batuque faz a vila madalena despertar
A comunidade abraçou
Pérola Negra o meu grande amor.



MOCIDADE ALEGRE



Cores: Verde, Vermelho e Branco
Presidente: Solange Cruz Bichara
Carnavalesco: Flávio Campelo, Sidney França, Marcionildo Gonçalves e Fábio de Limas Abreu
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Emerson e Adriana Gomes
Intérprete: Clovis Pê

Samba: Da chama da razão ao palco das emoções... Sou máquina, sou vida... Sou coração pulsando forte na avenida!!!
(China da Morada, Ferreira, Luis Roberto, Murillo TK, Pinheiro e Rafa)

Chegou Mocidade o grande dia
Avante nossa família
Que traz a chama da razão
E faz brilhar nesta avenida
A luz que ilumina cada ser
É a fonte do saber
Na religião, mistério e segredo... É o coração!!!
O Renascimento desperta a ciência
Fazendo o homem conhecer
Sua própria existência
Máquina da vida eu sou
Com saúde e mais amor
Quem doa renova a vida em outro ser
Sou ritmo puro que te faz viver
Entre tantas emoções
Amores revelam cenário de paixões
Enamorados ao luar, o cupido me flechou
Gostoso é o amor materno
Puro e eterno pra me acalentar
Sou inspiração na poesia
O grito de gol no ar
São tantos sambistas imortais
Inesquecíveis carnavais
Por ti darei a minha vida escola querida!!!
É mais uma emoção
Batendo forte no meu peito
Eu sou morada e não tem jeito
Faz pulsar o coração
O sonho de ser campeão.



ACADÊMICOS DO TUCURUVI



Cores: Vermelho, Amarelo, Azul e Branco
Presidente: Hussein Abdo El Selan (Jamil)
Carnavalesco: Fabio Borges
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Robinson e Thais Paraguassu
Intérprete: Fred Vianna

Samba: Ouro Preto, o esplendor barroco de uma Vila Rica, relicário da Pátria, patrimônio da humanidade
(Sidnei (Chumbinho), Wladimir, Vaguinho e Wellington)

Nascida em noite de São João
Abençoada pela virgem do pilar
Cresceu Vila Rica, mineira singela
Dividindo o coração, do explorador ô ô
Entre a fé e a ambição
Despertou cobiça, devoção e arte
Das diferenças raciais, camadas sociais
Surge o barroco de artistas geniais
Mostrando arte minha escola vem aí
Bate na palma da mão ô ô ô
Com a morenice no olhar se fez pioneiro
O talento brasileiro
Sonhou, com a liberdade ainda que tardia
No alvorecer de um novo dia, "alforria"
Eis o herói
Que deu a vida por um ideal
És patrimônio nacional e da humanidade
E hoje és meu carnaval
Teu povo, teus encantos culturais
Quem te conhece não esquece nunca mais
Vem amor que a hora é essa
Canta forte tira o pé do chão
Ouro preto é meu tesouro
Tucuruvi minha paixão.



GAVIÕES DA FIEL



Cores: Preto, Branco, Vermelho e Ouro
Presidente: Herbert César Ferreira
Carnavalesco: Zilkson Reis
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Dorgival José Machado (Bozó) e Gislene Matos (Gi)
Intérprete: Ernesto Teixeira

Samba: O sonho comanda a vida, quando o homem sonha o mundo avança. A fantástica velocidade da roda para a evolução humana. É pura adrenalina!
(Fabinho do Cavaco, João 10, Moraes e Juninho Mascarenhas)

Roda... Sublime criação
Embalou os sonhos da humanidade
Arquitetando a divina inspiração
Avançar no tempo...
Ao soprar do vento, a evolução
Vem meu amor entre em cena
Nos moinhos da vida, se entregue à paixão
Quero delirar, voar nas asas dos Gaviões
Em cada mente uma nova invenção, máquinas!
Neste palco de ilusões
Lá vem a Maria fumaça
Trazendo a massa Alvinegra Nação
Trilhando progresso, construindo o sucesso
Bem-vindos a nossa estação!
E assim... Em manobras radicais
Vou curtindo a liberdade
De braços dados com a emoção
É lindo, faz pulsar o coração
Quando chega o domingo na tela da televisão
"De volta em volta" adrenalina... Explosão!
Entre tantas constelações, uma estrela lá no céu!
Ao lado de São Jorge padroeiro
Ayrton Senna da fiel
Meu sangue é gavião ô ô ô
Sou o herói guerreiro
Vou na velocidade
Conquistando o mundo inteiro.



VAI-VAI



Cores: Branco e Preto
Presidente: Edmar Thobias da Silva (Thobias da Vai-Vai)
Carnavalesco: Chico Spinosa
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Pingo e Paulinha
Intérprete: Carlos Jr.

Samba: Mente sã e corpo são
(Zé Carlinhos, Naio Denay, Danilo Alves e Vagner Almeida)

Mais uma vez estou feliz da vida
Que me Perdoem as co-irmãs
De corpo, alma e mente pura
Sou da Saracura, treze vezes campeã (bis)
Vai meu samba tirando onda,"Vai-Vai" vai mostrar
A história da saúde mundial, Acorda meu Brasil
A coisa por aqui já vai pra lá de mal
Nos velhos tempos das grandes navegações
A peste vinha impregnada em seus porões
E a terra se afundou num poço de lama
A globalização microbiana (chegou)
No balanço do mar, um bando de imundos
Veio macular o chão do novo mundo
Eu vivo a indagar, se o mais civilizado
Era o peró peludo ou tupI pelado
Arde o rio! É febre na cidade inteira
A vacinação trouxe a salvação
Salve a ciência brasileira
O mundo tem que cultuar o corpo
E consumir o que é natural
Dizer não às drogas do mal
Se liga no meu carnaval (bis)
A luz que purifica a alma, reluz e nos conduz
Buscar alternativas pra curar tantas feridas,
Que essa louca vida faz,
Somente a força da fé, para nos guiar
Pedir às deusas serpentes para abençoar
A nossa saúde, minha escola vem brindar
Superação, a Bela Vista é tradição
Traz no dna a raiz do samba pé no chão (bis).



IMPÉRIO DE CASA VERDE



Cores: Branco, Azul e Amarelo
Presidente: Júnior Marques
Carnavalesco: Roberto Szanieck
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Renatinho e Fabíola
Intérprete: Raphael do Império

Samba: É feriado, é festa, é celebração. O tigre comemora na avenida e exalta seu pavilhão. São 15 anos de paixão
(Junior Marques e Raphael do Império)

Mais uma vez estou feliz da vida
Que me Perdoem as co-irmãs
De corpo, alma e mente pura
Sou da Saracura, treze vezes campeã (bis)
Vem comemorar, mantendo viva as tradições
Desse povo brasileiro, misto de várias nações
Do calendário cristão, vou fazer meu carnaval
Festa de ramos pra abrir semana santa
E pra findar o coelhinho entregador
Faz a páscoa colorida, doce sabor
Tem Santo Antônio, tem São Pedro e São João
Bota lenha na fogueira amor, deixa queimar
Tem romaria pra saudar a padroeira
Nossa Senhora Aparecida
Luz que reluz e ilumina
A Casa Verde na avenida
São Cosme e Damião, abençoai nossas crianças
Peço paz e um feliz Natal
São os votos da família Imperial
Em 22 de abril, amor a primeira vista
Ó pátria amada, de heróis imortais
Independência, escravos nunca mais
Agradeço ao céu por ter você mamãe querida
Por ter você papai, meu grande herói
Nossa família é mais que unida
Trabalhando em união
Sem tirar do índio seu quinhão
Vamos plantar a esperança pra colher a paz
Poder brindar com nosso povo
Saúde e amor, feliz ano novo
É carnaval
Mais uma vez o astro rei nos ilumina
Meu tigre guerreiro é linda a sua trajetória
São 15 anos de história
Que emoção.

Nenhum comentário: