sexta-feira, 28 de outubro de 2011

William Waack e WikiLeaks! Mas e o Romário???


Amigo internauta, querido leitor, explicarei no decorrer deste Ponto de Vista porque o Romário entrou no meio! Calme, se aquiete e leia! Depois, se achar válido, pode criticar, mas use o português correto! Vamos ao que interessa.
Mais uma vez o Twitter, com seu TrendingTopics, me motivou a escrever este artigo! Para quem acompanhou o microblog, na tarde desta quinta-feira, o nome do jornalista William Waack apareceu entre os assuntos mais comentados do dia. O nome do apresentador do “Jornal da Globo” surgiu no blog “Brasil Que Vai” como sendo um dos informantes do governo americano, da CIA ou da Casa Branca, segundo três documentos do WikiLeaks. Esta ligação só tomou notoriedade depois que o “JB Online” confirmou com a repórter investigativa Natalia Viana, responsável pelo Wikileaks no Brasil, que dos três documentos existentes, dois foram considerados “confidenciais”.
O primeiro documento relata a visita, em maio de 2008, de um porta-aviões dos Estados Unidos. Cita o nome de Waack por ter ajudado, em suas reportagens do “JG”, a evidenciar o lado positivo que existe nas relações Brasil e EUA, repercutindo aquela visita. O outro documento é referente à última eleição presidencial. Em fevereiro de 2010, Waack informou que havia tido a impressão de que Ciro Gomes era o mais preparado entre os candidatos. A informação foi passada depois de um fórum econômico. Naquela ocasião, o jornalista teria dito que José Serra (PSDB) era “claramente competente” enquanto Dilma Rousseff (PT), “incoerente”. O terceiro documento evidencia que William Waack teria feito uma previsão errada ao ter apontado, em agosto de 2009, que Serra e Aécio Neves (PSDB) tinham concordado em apresentar suas candidaturas para presidente e vice-presidente. O político mineiro tentou concorrer à presidência de seu partido, mas acabou como candidato – eleito – ao Senado por Minas Gerais.
Na minha ingênua e, talvez, ignorante opinião, não vejo absolutamente nada demais. Nada que possa ter prejudicado a soberania, a economia ou o destino político do Brasil. Hoje, um país em desenvolvimento. Acho eu, que William Waack fez o seu papel de jornalista. E qual é o papel de um jornalista? Informar! Na questão em que envolve a opinião expressada sobre o perfil dos candidatos, o jornalista fez seu papel de âncora: OPINAR! Todo mundo falava que Dilma era o Lula de saia, que seria uma marionete nas mãos do, agora, ex-presidente e outros blás, blás, blás! Sobre a aliança Serra e Aécio, todos os veículos, obviamente nacionais, noticiaram e repercutiram essa previsão. O PSDB em um motivo, talvez, de desespero queria juntar a força paulista com a mineira e chegar à presidência da República!
Agora chamar o William Waack de espião do governo americano já é um pouco demais! O fator que mais me motivou a escrever este Ponto de Vista foi a matéria publicada pelo “R7”, portal de notícias da Record, tuitada e retuitada aos montes! Se é para falar... Então vamos aos fatos. Quando William Waack mandou o pessoal da redação do “Jornal da Globo” calar a boca durante a exibição de uma matéria sobre a então candidata Dilma, na edição do dia 26/08/2010, alguns colunistas do “R7” escreveram que o recado teria sido indiretamente à petista! Dias depois, uma colunista de celebridades do mesmo portal afirmou que, por aquele “cala boca”, Waack era visto como antipático. Algo me soa tendencioso!
Não me espantarei se, porventura, diante do vazamento dessas informações, a Rede Globo punirá William Waack com uma carta de demissão! Caso isso, infelizmente, aconteça, temo em ver o jornalista, meses depois, na bancada de um dos telejornais da Record. Já que esta emissora não é baseada na ética!
Falando em ética, um dos comentaristas do Pan de Guadalajara, que está sendo exibido com exclusividade pela Record, é o ex-boleiro Romário, hoje deputado federal pelo PSB-RJ. Este se licenciou e foi para o México deixando suas atividades parlamentares de lado. Justamente num momento em que o Ministério dos Esportes perde seu titular, Orlando Silva. Corre a boca solta que o ex-jogador poderia trocar a Câmara pelo Ministério... E cuidar dos procedimentos relacionados à Copa de 2014!
Entre as propostas do excelentíssimo senhor deputado federal Romário estão algumas de extrema valia e importância como a adoção, pela Secretária de Comunicação Social da Presidência da República, de campanhas permanentes em rádio e TV de combate ao uso de drogas e de campanhas educativas com vistas a combater a discriminação das pessoas portadoras de deficiência, encaminhadas no dia 28 de abril, assim como a alteração do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal - para tipificar a aplicação de qualquer forma de castigo corporal, ofensa psicológica, tratamento cruel ou degradante à criança ou adolescente com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental. Esta encaminhada no último dia 11.
Por outro lado, a seriedade cai por tabela quando o deputado assina um requerimento, no dia 13 de julho, pedindo audiência pública para debate e ajustes sobre a importância dos conteúdos e da Disciplina Educação Física. No dia 14 de setembro, este mesmo deputado pede a realização de audiência pública com as federações estaduais de futebol das doze cidades-sedes para debater assuntos relacionados à utilização dos estádios no período subsequente à realização da Copa do Mundo. Finalizando este Ponto de Vista, no último dia 3 de junho o deputado Romário pede a realização, no Rio de Janeiro, de um Fórum Legislativo para debater os desafios, metas e elaborar estratégias para a realização dos jogos da Copa do Mundo 2014.
Se os deputados federais despacham da capital federal, porque carga d’água este fórum deveria ser realizado no Rio de Janeiro. Tá certo que o Rio já foi a capital do Brasil, mas isso até o início da década de 60. Este Romário, deputado ou comentarista do Pan, tá meio atrasado.

Foto: Reprodução

Nenhum comentário: