Arroz com camarões
Ingredientes:
½ xícara de sementes de abóbora;
3 xícaras de arroz cozido quente;
½ xícara de cebola picadinha;
2 colheres (chá) de coentro em pó;
2 colheres (chá) de páprica picante;
2 colheres (chá) de suco de limão;
3 colheres de óleo;
3 tomates sem pele e sementes;
4 pimentões vermelhos picados;
1 kg de camarão médio;
1 pitada de açúcar;
Sal e pimenta;
Salsa picada;
Alho;
Limpe o camarão. Faça um caldo com as cascas e as cabeças, cozinhando em fogo baixo por cerca de 40 minutos. Coe, espremendo bem os restos de camarão. Reserve. Bata no liquidificador ou no moedor as sementes de abóbora. Misture com os tomates, a cebola, os pimentões, o coentro, o alho, o sal, a pimenta, a salsa, a páprica e o açúcar. Bata tudo no liquidificador até ficar um purê liso e uniforme. Numa panela, aqueça o óleo e doure ligeiramente o camarão. Retire e conserve quente. No mesmo óleo, refogue o purê por 5 minutos. Acrescente o caldo de camarão e o suco de limão, cozinhe por mais 5 minutos. Coloque o arroz numa tigela e os camarões em cima. Cubra com o molho.
Coelho com Ervas
Ingredientes:
4 ou 5 batatas picadas em pedaços não muito pequenos;
1½ kg de coelho;
1 copo de vinho tinto;
Pimenta do reino;
1 copo de água;
1 dente de alho;
1 cebola;
Alecrim;
Tomilho;
Louro;
Cerefólio (erva européia, mais aromática que a salsa, com leve sabor de anis);
Óleo;
Sal;
Coloque o azeite na panela de pressão, para aquecer. Passe o fígado do coelho, apenas temperado com sal, de modo que cozinhe por dentro e fique dourado por fora. Tempere o restante da carne com sal e pimenta do reino. Quando o fígado estiver dourado, retire e reserve. No mesmo azeite, junte a carne. Frite dos dois lados, até que fique dourado, coloque a cebola e os alhos inteiros e deixe que dourem bem. Retire o alho e junte ao fígado. Tempere com orégano fresco, ou tomilho, louro, alecrim e cerefólio. Despeje o vinho sobre o refogado e um pouquinho de água. Feche a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Abra a panela, coloque as batatas e feche novamente para que cozinhem. Corrija o sal, na hora de colocar as batatas. Pegue o fígado do coelho, os dois dentes de alho do refogado e coloque num pilão com um pouquinho do caldo do cozimento. Soque todos os ingredientes juntos, voltando à panela. Estando macias as batatas, o prato estará pronto.
Crocante de Castanha do Pará
Ingredientes:
½ polpa de açaí;
1 lata de leite condensado;
1 xícara de creme de leite;
4 colheres (chá) de gelatina em pó;
1 ½ de açúcar;
3 colheres (sopa) de castanha-do-pará;
3 colheres (sopa) de tapioca (polvinho doce diluído em um pouco de água);
Bata o leite condensado, o creme de leite, a polpa de açaí e a gelatina (hidratada em 3 colheres (sopa) de água dissolvida em banho-maria). Deixe no freezer por 20 minutos. Faça uma calda de caramelo, junte as castanhas, derrame sobre mármore untado com manteiga e, ainda quente, polvilhe a tapioca. Após esfriar, quebre em pedacinhos e sirva sobre o creme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário