sábado, 9 de maio de 2009
Gripe suína: Austrália e Japão confirmam primeiros casos da doença
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Austrália confirmou o primeiro casos da gripe suína, Influenza A (H1N1), em uma mulher no estado de New South Wales. Ela contraiu o vírus enquanto viajava para o exterior.
O Ministério da Saúde do Japão confirmou três casos da gripe suína que voltaram dos Estados Unidos. Um professor de 40 anos e dois alunos, naturais de Osaka, voltavam de Detroit e foram diagnosticados no aeroporto de Narita, em Tóquio. Os outros 49 passageiros do avião foram levados para uma instalação perto do aeroporto.
Em 29 países já foram confirmados 4.010 casos do vírus Influenza A: Estados Unidos (2.254), México (1.319), Canadá (245), Espanha (88), Inglaterra (32), França (12), Alemanha (11), Israel (7), Itália e Brasil (6 em cada país), Nova Zelândia (5), Coreia do Sul, Holanda e Japão (3), El Salvador e Escócia (2), Áustria, Austrália, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Guatemala, Irlanda, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça (1).
O número de mortes chega a 51, sendo 48 no México, duas nos Estados Unidos e uma no Canadá.
Número de casos no Brasil sobe para 6
Na noite desta sexta-feira (8) durante entrevista coletiva no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou dois novos casos da nova gripe no Brasil. Na quinta-feira (7) o ministro havia confirmado a existência de quatro casos no país: São Paulo (2), Minas Gerais e Rio de Janeiro (1). Os pacientes de São Paulo e Minas Gerais já recebem alta.
Uma menina de 7 anos de Santa Catarina chegou da Flórida no dia 3 e no dia 2 apresentou os sintomas da doença. Ela foi internada no dia 4 de maio e já recebeu alta hospitalar. O novo caso que foi registrado no Rio de Janeiro é de um amigo do paciente que estava internado, com a gripe, no Hospital do Fundão com quem manteve contato no último dia 3. Ele apresentou os sintomas da doença dois dias depois e foi internado no dia 6.
O ministro disse que 108 pessoas mantiveram contato com os dois amigos e estão sendo monitoradas diariamente. “Com o registro desse caso, fica caracterizado que houve uma transmissão do vírus aqui no país. É uma transmissão limitada, ou seja, até o momento, este é o único caso de transmissão de pessoa para pessoa no Brasil, sem ter havido transmissão para terceiros. O governo brasileiro já vem tomando todas as precauções e todas as medidas necessárias para conter a doença, rastreando, monitorando e tratando possíveis doenças”, disse Temporão.
Segundo o ministro, no mundo há seis países que apresentam transmissão autóctone, ou seja, transmissão dentro do país e o Brasil é o sétimo. Dois desses países apresentam transmissão em larga escala: México e Estados Unidos.
Na manhã deste sábado (9) a Vigilância Sanitária começou a reforçar o monitoramento dos passageiros vindos de voos internacionais que desembarcavam no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O primeiro que foi inspecionado foi o voo da American Airlines vindo de Miami. Os passageiros preencheram, ainda no avião, um formulário e ao descer da aeronave seguiram de ônibus até a sala da Vigilância Sanitária, onde responderam algumas perguntas.
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou que a decisão foi tomada pelos secretários estadual, Sérgio Côrtes, e municipal, Hans Dohman, após a confirmação de dois novos casos da doença.
Alerta de pandemia contínua no nível 5
A diretora em exercício do programa de gripe da Organização Mundial da Saúde, Sylvie Briand, disse em entrevista que a maioria das pessoas infectadas pela nova gripe importou o vírus Influenza A do México ou mantiveram contato com quem esteve no país. “Ainda estamos no nível cinco. Não temos indício de transmissão comunitária”.
A diretora da OMS ainda disse que a América Latina está preparada para enfrentar a gripe suína: “Há bons laboratórios que podem detectar a doença e a região tem boa gerência de controle de gripes sazonais”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário