terça-feira, 31 de maio de 2011

Finalmente “nasce” uma nova banda... Boa


Eles são curitibanos, apareceram no “Fantástico”, no dia seguinte foram criticados na “Folha”, possuem mais de 3 milhões de visualizações no YouTube com uma música simples, tocante, um clipe profissional... A Banda Mais Bonita da Cidade é a revelação do momento e um dos assuntos mais comentados.
O colunista Álvaro Pereira Júnior, da “Folhateen”, foi infeliz, maldoso e cruel em sua crítica ao dizer que a banda e a música “Oração” são lixos monumentais. Acertou ao falar sobre o vídeo: “é extremamente sofisticado” (...) “dá pra ver a sombra da steady-cam na parede” (...) “gravar em plano-sequência é um tremendo desafio” (...) “não são simples, nem mal-feitos (o vídeo e a música)”. Talvez o maior erro do crítico tenha sido dizer “usam a técnica a serviço do mal”.
Todo mundo tem o direito de opinar, aceitar ou não aceitar a ideia alheia, mas dizer barbaridades de uma banda talentosa é desnecessário. Quantos “cantores”, “bandas” ou “grupos” estão por aí se apresentando nos programas de TV, apresentando “músicas” sem letra, horrorosas e depreciativas? Prefiro citar nomes, mas existem aos montes!
Nos últimos anos, o Brasil tem sido bombardeado por tantos “cantores e bandas” e por poucos cantores e bandas. Curitiba, por sinal, tem sido um celeiro de talentos que me surpreendeu. Ouvi uma banda de folk no ano passado pensando ser um grupo originado dos Estados Unidos ou Inglaterra, mas não acreditei quando soube que a Rosie and Me é da capital paranaense, agora surge mais um talento do sul que me faz acreditar que a música brasileira tem futuro.
Com certeza existem muitos nomes talentosos pelo país todo, mas infelizmente não têm a chance de aparecer na mídia. Sim, eles são independentes e por isso não recebem o tratamento necessário das grandes gravadoras, além do reconhecimento, que investem em nomes e músicas chulas. Aplausos de reconhecimento e orgulho para Claudia Dorei, Roberta Sá, Maria Gadu, Filipe Catto, Thais Gulin, Mariana Aydar, Leo Cavalcanti, Nilze Carvalho, Priscilla Frade, Nise Palhares, Cérebro Eletrônico, Lulina, Eduardo Poyares e tantos outros. Viva a internet, viva a música brasileira e viva a Banda Mais Bonita da Cidade.

Então veja ou reveja “Oração”

Nenhum comentário: