quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama é eleito o 44º presidente dos Estados Unidos

Ao lado de sua esposa Cindy e da candidata a vice, Sarah Palin, o republicano John McCain começou a discursar em Phoenix, no Arizona, às 2h18(Horário de Brasília) e reconheceu sua derrota, com semblante de tristeza, desejou sorte a Barack Obama e pediu para que todos os americanos façam o mesmo. No momento em que McCain citou o nome do democrata ele foi vaiado por algumas pessoas que acompanhavam seu discurso.

Foto: AP



A rede de TV "CNN" divulgou por volta das 22h (Chicago) e 2h (Brasília) desta quarta-feira (5) as projeções que apontavam a vitória de Obama, logo em seguida o jornal "The New Tork Times" e a rede "Fox" anunciaram que o democrata obteve mais de 270 votos no Colégio Eleitoral. Obama conquistou 334 delegados, contra 155 de McCain. O número de delegados indefinidos foi de 49. A vitória de Obama foi confirmada antes do término das apurações nos estados da Flórida, Missouri e Carolina do Norte.
McCain disse que telefonou para Obama e o parabenizou pela vitória.
Por volta das 3h (Horário de Brasília) Obama começou o seu primeiro discurso como presidente norte-americano no Grant Park, em Chicago. Acompanhado de sua esposa Michelle e de suas filhas Malia e Sasha, Obama iniciou seu pronunciamento dizendo: "Se vocês acham que nos Estados Unidos tudo é possível, esta é a noite". O discurso de Obama foi pautado pelo agradecimento aos eleitores, ao vice Joe Biden e ao organizador de sua campanha, além de dizer que McCain trabalhou duro durante a campanha eleitoral e quer tê-lo na Casa Branca.

Barack Hussein Obama

Barack Hussein Obama II nasceu no dia 4 de agosto de 1961 em Honolulu, no Havaí.

Foto: Arquivo



Filho de um economista queniano e de uma antropóloga norte-americana, Obama se formou em Ciências Políticas pela Universidade Columbia e em Direito pela Universidade de Harvard.
Obama foi eleito como senador por Illinois com 70% dos votos em 2004, após ter tentado sem sucesso em 2000.
O então senador concorreu durante as primárias, para a nomeação como candidato à Presidência dos EUA, com a ex-primeira dama, Hillary Clinton, tendo 2156 votos dos superdelegados contra 1923 de Hillary. No dia 20 de agosto Obama foi nomeado oficialmente pelo Partido Democrata como o candidato à Casa Branca.

Nenhum comentário: