quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão deixa 18 estados sem energia

Avenida Paulista durante o blecaute na noite desta terça-feira

Noite escura foi a desta terça-feira, após as 22h13, quando 18 estados – São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte – foram atingidos por um apagão que durou entre duas e cinco horas no mínimo.
A princípio culparam as condições atmosféricas, já que Itaipu e Furnas informaram não ter problemas. O sistema que é interligado não funcionou, ou seja, parte da energia de uma estação deveria ser transferida para a outra quando há uma queda de energia, o que não ocorreu. Segundo as primeiras investigações, problemas nas linhas de transmissão que saem de Itaipu, mas são de propriedade de Furnas, foram os causadores do apagão.
Foram detectadas panes em duas linhas que ligam a cidade de Ivaiporã (PR) a Itaberá (SP) e em uma terceira que interliga as estações de Itaberá e Tijuco Preto (SP), segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
A população da região Sudeste, a mais atingida, passou por sufoco na noite desta terça-feira. Trens, metrôs e sinais de trânsito todos parados causando um caos urbano. Turnos de policiais militares foram prorrogados em São Paulo. Durante a escuridão, pedestres eram assaltados nas ruas do Rio de Janeiro. Na capital paulista, restaurantes lotados ofereceram, sem prévia-intenção, jantares à luz de velas. Linhas telefônicas inutilizáveis, a população estava sem saber o que estava acontecendo. A prefeitura da cidade mais movimentada do país anunciou no início da madrugada que o rodízio de automóveis estava suspenso para esta manhã.
Em algumas regiões a energia elétrica foi restabelecida após as 0h, em outras, já se passavam das 1h30 quando tudo começava a se normalizar. A Avenida Paulista voltou a ser iluminada pouco depois das 2h. Durante o decorrer da madrugada a energia foi restabelecida em pontos isolados do sudeste.
Nesta tarde o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, se reunirá com representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Itaipu e Furnas.

Nenhum comentário: