sábado, 3 de julho de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Gastronomia inglesa


O clima temperado, a geografia, a interação com diversos países europeus, a imigração e a importação de ingredientes e ideias da América do Norte, China e Índia formaram a gastronomia da inglesa que possui uma característica simples apoiando-se na qualidade dos produtos locais. Na Idade Moderna a culinária no país evitava sabores e temperos fortes que eram associados a afiliações políticas católicas. A herança puritana resultou numa culinária tradicional, que evita alho e molhos muito temperados, mas tem como base as batatas.
Os britânicos adotaram as gastronomias francesa e italiana, que antes eram consideradas suspeitas, mas ao mesmo tempo descobrem suas raízes numa agricultura sustentável. As culinárias chinesa e tailandesa também são populares no país da rainha Elizabeth II, assim como o fish and chips e o yorkshire pudding. Frituras, peixes e frutos do mar fazem parte da dieta inglesa. Os vizinhos da Inglaterra sempre ridicularizaram e criticaram a culinária local que apresenta uma variedade de refeições regionais não reconhecida por eles, ao mesmo tempo em que se torna comum o consumo das pizzas italianas e dos hambúrgueres americanos. As salsichas são típicas de Lincolnshire, no leste do país. A identidade gastronômica da Cornualha é colocada à mostra na pasta recheada com carne e batata, apesar de ser uma área litorânea, onde estão os melhores frutos do mar. Em Leicestershire se destaca a carne de porco com ervilhas.

Os deliciosos queijos britânicos são produzidos artesanalmente em Silton, no Vale Blackmore.
O café da manhã – Full English Breakfast – é a refeição mais completa do dia e composta por bacon, linguiça, ovos mexidos, tomates, feijão com molho de tomate, cogumelos fritos, torradas com marmelada, sucos, frutas desidratadas, chá ou café.


Os restaurantes londrinos oferecem uma variedade de pratos internacionais. Nos menus é possível encontrar delícias francesas, italianas, portuguesas, japonesas e indianas. Os pubs mantêm a tradição e oferecem a típica culinária britânica acompanhada por uma variedade de cervejas.


Todos sabem que a Inglaterra é a terra dos chás. Você sabe como surgiu o ritual de se tomar chás no país? No ano de 1840, a Duquesa de Bedford, Anna, introduziu o chá da tarde. Por volta das 16h ela ficava faminta e só poderia fazer uma nova refeição na hora do jantar, às 20h. Numa das ocasiões, Anna pediu para que uma bandeja com chá, pão, manteiga, bolos e biscoitos fosse levada até a sala às 4 horas da tarde. Aquilo virou hábito e a Duquesa começou a convidar amigos para se juntar a ela e lhes mostrar suas coleções de porcelana e prata. Anos depois, a prática se tornou moda entre a alta sociedade britânica e as senhoras se encontravam para as tardes de chás usando vestidos longos, luvas e chapeus. Surgia assim A Hora do Chá que até hoje é preservada, um encontro social para saborear biscoitos de manteiga e de aveia. Atualmente os encontros não se limitam às casas, hoje é possível degustar o chá da tarde – com o Syllabub (creme de chá inglês com vinho branco e suco de limão) – em hotéis, pubs e casas especializadas tudo na companhia de pães, sanduíches, biscoitos, tortas, bolos – uma boa opção é Bolo Bakewell (com cobertura de geleia, sorvete e amêndoas), mas não deixe de experimentar o Victoria Sponge (bolo recheado com geleia e creme, sem cobertura e o preferido da Rainha Victoria) – e pudins – destacando o Spotted Dick (com uvas passas e groselha) e o Plum Duff (com ameixas).
Deixando o chá de lado, porém continuando no assunto, o hábito de consumir cerveja é popular. Os britânicos preferem à cerveja amarga, escura e com espuma na temperatura ambiente. A cerveja Lager (dourada e leve) está se popularizando.


Estar falando de bebidas inglesas e não tocar no uísque é cometer um ato falho. O uísque também é uma bebida popular no país, porém os melhores blends são produzidos na Escócia e Irlanda. Existem dois tipos: puro malte (produzido com malte de primeira qualidade com a fermentação da cevada) e granulado (produzido com uma pequena quantidade de cevada fermentada e aveia). A qualidade dos maltes depende dos ingredientes usados no processo de produção e fermentação, assim como a água usada e os barris de carvalho para o envelhecimento da bebida.

Para saber mais sobre uísques acesse o arquivo. # http://migre.me/TmI7


Yorkshire Pudding


Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo;
1 xícara de leite;
1 pitada de sal;
3 ovos;
2 costeletas de cordeiro;
Sal e pimenta-do-reino a gosto;
3 colheres (sopa) de manteiga;
1 xícara de vinho tinto;

Faça uma mistura com vinho, sal e pimenta-do-reino. Coloque as costeletas e deixe marinar por uma hora. Retire as costeletas e reserve o caldo. Em um recipiente, misture a farinha e a pitada de sal. Numa batedeira, bata os ovos até que fiquem claros. Junte a farinha e misture. Acrescente o leite aos poucos e bata por mais 2 minutos. Despeje a mistura em uma assadeira untada e asse em forno quente por 30 minutos. Aproveite o forno para assar as costeletas. Numa panela, derreta a manteiga e junte o caldo do preparo das costeletas. Cozinhe até engrossar. Despeje o caldo sobre o prato quando for servir.


Fish and Chips


Ingredientes:

4 batatas grandes;
Óleo de soja suficiente para fritar;
½ kg de filé de bacalhau, linguado ou hadoque;
1 xícara de farinha de trigo;
1 colher (café) de sal;
1 colher (café) de bicarbonato de sódio;
1 colher (chá) de vinagre branco;
1 xícara de água;

Após lavar e descascar as batatas, corte-as em finos palitos e mantenha na água gelada. Antes de colocar as batatas para fritar, seque a porção que será frita com um pano. Frite as batatas aos poucos em óleo bem quente até que fiquem douradas. Retire as batatas com uma escumadeira e as mantenha aquecidas sobre uma tela de ferro para que não murchem. Num recipiente, misture sal e farinha. Em outro, o bicarbonato e o vinagre. Adicione a água e misture com a da farinha. Mexa até obter uma massa homogênea. Seque o peixe e mergulhe-o na massa. Frite uma pequena quantidade em óleo quente para que não grudem. Depois de fritar, escorra as iscas do mesmo modo das batatas.


Rosbife


Ingredientes:

1 quilo de filé-mignon;
1 colher (sopa) de manteiga;
2 dentes de alho amassados;
Pimenta-do-reino e sal à gosto;

Molho:
Caldo do cozimento do rosbife;
1 colher (sopa) de cebolinha verde picadinha;
1 colher (sopa) de salsa picada;
½ colher (sopa) de farinha de trigo;
½ xícara de vinho madeira;

Faça uma pasta com alho, pimenta, manteiga e sal. Esfregue a pasta na carne e deixe descansar por 2 horas. Após esse tempo, raspe o filé com uma faca, retirando o excesso do tempero. Amarre com um barbante o filé para não perder a forma. No refratário, coloque o filé e leve ao micro-ondas na potência alta por 12 minutos. Deixe descansar por 5 minutos. Escorra o caldo do cozimento do rosbife em um refratário. Dissolva a farinha de trigo no vinho e adicione ao caldo. Acrescente salsa, cebolinha, sal e pimenta. Leve ao micro-ondas na potência alta por 4 minutos. Mexa após 2 minutos e despeje o caldo sobre o filé quando for servir.


Victoria Sponge


Ingredientes:

200g de farinha de trigo peneirada com 1 colher (chá) de fermento em pó;
4 ovos levemente batidos;
200g de manteiga em temperatura ambiente;
200g de açúcar;
2 colheres (sopa) leite em temperatura ambiente;

Recheio:
80g de manteiga em temperatura ambiente;
120g de açúcar de confeiteiro peneirado;
2 colheres (chá) de essência de baunilha;
320g de geléia de morango;
Morangos à gosto;

Bata todos os ingredientes até obter uma mistura macia e homogênea. Divida a massa em duas formas untadas e enfarinhadas. Asse em forno pré-aquecido – 190ºC – por 20 minutos ou até que a massa esteja seca. Retire do forno e deixe esfriar.
Bata a manteiga ate que fique cremosa e acrescente o açúcar aos poucos. Coloque a baunilha e misture. Sobre uma parte da massa, coloque a mistura de manteiga e açúcar, seguida pela geléia e algumas metades de morango. Feche com a segunda parte do bolo. Salpique açúcar de confeiteiro e finalize decorando com alguns morangos.

*No próximo sábado a coluna apresenta Gastronomia Portuguesa

Nenhum comentário: