terça-feira, 17 de março de 2009

Morre o estilista e deputado Clodovil Hernandes


O deputado federal e estilista Clodovil Hernandes (PR-SP), de 71 anos, teve uma parada cardíaca às 18h50 desta terça-feira (17) causando sua morte, a morte cerebral do parlamentar foi constatada às 15h45. De acordo com a assessoria do deputado, Clodovil passou por exames na manhã desta terça-feira que ajudaram a detectar sua morte cerebral. O resultado do primeiro exame foi inconclusivo e novos médicos iriam avaliar seu estado clínico e um novo boletim seria divulgado pelo hospital às16h. O boletim médico divulgado nesta manhã dizia que o quadro de Clodovil era de extrema gravidade.
De acordo com os médicos, a autorização para a doação da córnea, dos rins, do coração e do fígado do deputado foi dada pelos seus assessores, já que ele havia manifestado por várias vezes a sua intenção de doar os órgãos. O Ministério Público permitiu a retirada dos órgãos, pois Clodovil não tem parentes próximos que poderiam autorizar a doação de seus órgãos. Os órgãos do deputado não puderam ser doados.
O deputado Sandro Mabel (PR-GO), líder do partido e amigo do estilista, disse que em reunião com os assessores de Clodovil foi decidida a realização de seu velório na Assembléia Legislativa de São Paulo. De acordo com Mabel, o corpo segue às 9h desta quarta-feira (19) para São Paulo em um avião da Aeronáutica. O velório de Clodovil está programa para começar às 11h e o sepultado no fim da tarde no Cemitério do Morumbi. Inicialmente foi dito que o corpo de Clodovil iria sair do Hospital Santa Lúcia às 22h desta terça-feira e levado para o Salão Negro da Câmara dos Deputados, onde seria velado e de onde seguiria para a Assembléia Legislativa de São Paulo.
Clodovil Hernandes sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico e foi encontrado desmaiado na manhã desta segunda-feira (16) em seu apartamento em Brasília. Clodovil foi encontrado ao lado de sua cama e levado para o hospital por volta das 8 horas da manhã, onde foi submetido a uma drenagem do sangue. O deputado sofreu uma parada cardiorrespiratória por volta das 14h15 desta segunda que durou cerca de cinco minutos. Quando chegou ao hospital, o índice de gravidade na Escala de Glasgow era de 5, na parte da tarde o índice caiu para 3, sendo o mais grave.
Eleito com 493.951 votos como deputado federal em 2006 pelo PTC, o mandato de Clodovil iria até 2011, sua vaga na Câmara será ocupada pelo 1º suplente, Jairo Paes Lira, do PTC (SP). Na última quinta-feira (12) o Tribunal Superior Eleitoral decidiu por unanimidade a absolvição de Clodovil acusado de infidelidade partidária. Os ministros do TSE entenderam que o deputado não desrespeitou a legislação eleitoral ao deixar o PTC em setembro de 2007.


Clodovil ao lado de Ofrásia (Vida Vlat) durante o "Casa É Sua", da Rede TV!

Estilista de alta costura, apresentador de TV, ator, cantor e professor primário, Clodovil ingressou na política em 2005 quando se filiou ao PTC. Na televisão Clodovil estreou no início da década de 80, quando apresentou o “TV Mulher”, da TV Globo, junto com a jornalista Marília Gabriela e a sexóloga Marta Suplicy. O estilista também apresentou programas na TV Manchete, Band, CNT, Rede TV!, TV Gazeta e TV JB.

Nenhum comentário: