quinta-feira, 26 de março de 2009

Eliana Tranchesi, dona da Daslu, é presa e condenada a 94 anos


A empresária Eliana Tranchesi, dona da Daslu, foi presa na manhã desta quinta-feira (26) em casa no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, e levada para a penitenciária feminina do Carandiru. Eliana era investigada desde 2005 pela Operação Narciso que por suspeitas de sonegação fiscal que chegavam a mais de R$ 1 bilhão. A empresária foi condenada, pela juíza da 2ª Vara Criminal de Guarulhos, Maria Izabel, a 96 anos de prisão e seis meses por descaminho (importação irregular), formação de quadrilha e falsidade ideológica. A prisão de Eliana Tranchesi foi pedida em abril de 2008 pelo Ministério Público Federal.
Outras seis pessoas também foram presas na manhã desta quinta-feira. O irmão de Eliana e ex-diretor financeiro da Daslu, Antonio Carlos Piva de Albuquerque, também foi condenado a 94 anos e seis meses de prisão. Os outros condenados foram Celso de Lima, dono da exportadora Multimport, a 53 anos de prisão, André de Moura, a 25 anos, Christian Polo, a 14 anos, Rodrigo Nardy Figueiredo e Roberto Fakhouri Junior, a 11 anos e 5 meses.


Em uma carta divulgada na tarde desta quinta-feira a empresária diz não entender a prisão. “Não vejo sentido em estar presa novamente. Não represento perigo para a sociedade. Este processo começou há quase três anos. Minha vida foi revirada. Fui presa por um crime tributário cujas multas já haviam sido lavradas e estavam sendo pagas. Vocês acompanharam tudo e viram que enfrentamos muitos problemas, fechamos lojas, demitimos 500 funcionários, mas observaram também que as mesmas lojas estão sendo reabertas e muitas pessoas foram recontratadas. Devo tudo isso a cada uma das mais de 600 pessoas que trabalham comigo. Sei que podem tocar a Daslu, pois são corajosas, competentes e determinadas e tiveram a força posta à prova durante todo esse período de luta contra as adversidades. Vencemos, crescemos e estamos fazendo sucesso. A Daslu continua a ser uma referência internacional na moda. Um motivo de orgulho para mim e um exemplo do que o Brasil pode dar ao mundo. Neste momento, meu coração está com meus filhos. Penso neles todo o tempo e me questiono se era necessário mais um sofrimento em seu coração. Quanto à Daslu, tenho muita esperança, muita determinação e muitos sonhos. Sonhos que a minha equipe comprometida e competente vai ajudar a realizar. Obrigada. Eliana Tranchesi”.
A advogada de Eliana, Joyce Roysen, disse que a prisão é ilegal, já que a sentença estava para sair há dez meses e a prisão não poderia ter sido decretada porque a decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.
“Ela está com metástase (quando o câncer se espalha) no pulmão e nos ossos. Está em meio a um tratamento quimioterápico bastante sério que, inclusive, não está fazendo muito efeito”, disse à advogada fazendo referência ao laudo específico que vai pedir para anexar ao recurso para pedir a liberdade da empresária.
O médico de Eliana, Sérgio Daniel, disse em nota que a empresária está sob seus cuidados desde o início do mês por possuir adenocarcinoma de pulmão com metástases em coluna e que por estar sendo submetida à quimioterapia e radioterapia ela corre um alto risco de infecção generalizada e que por esses motivos a medida mais segura seria a prisão domiciliar.
Justiça? Que justiça é esta que prende Eliana Tranchesi e solta Pimenta Neves, que matou a ex-namorada Sandra Gomide em 2000? Justiça que absolveu o promotor Thales Ferri, que matou em 2004 com 12 tiros o estudante Diego Mendes Modanez em Bertioga? Mesma justiça que absolveu os mandantes do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, após dois julgamentos. O jogador de futebol Edmundo bateu sua Cherokee em 1995 contra um Fiat Uno na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, causando a morte de três pessoas que estavam no carro. Foi considerado culpado, mas não preso. O pagodeiro Belo foi preso por ligação com o tráfico de drogas. Cumpriu pouco mais de dois anos de prisão, seguiu para condicional e hoje está livre. Em 2005 o ex-goleiro do Santos e filho de Pelé, Edinho, foi preso acusado de tráfico de drogas, ficou alguns meses na cadeia e hoje está solto. Recentemente o ator Dado Dolabella foi preso por descumprir a decisão da Justiça de se manter 250 metros afastado da ex-namorada, Luana Piovani, que agrediu. Depois de pouco mais de um dia na cadeia foi beneficiado com um habeas corpus. Que perigo Eliana Tranchesi oferece a sociedade?
Justiça. Se ela existe onde está? Mais uma vez a “justiça” brasileira se mostra incompetente.

Nenhum comentário: