quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Gripe suína faz campanha de vacinação contra poliomielite ser adiada
Nesta quinta-feira (13) o Ministério da Saúde anunciou que a vacinação contra a poliomielite foi adiada para o dia 19 de setembro. A campanha que tinha início marcado para o próximo dia 22 foi adiada para evitar uma sobrecarga nos serviços de saúde que estão voltados para atender a pacientes com a gripe suína.
O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna, disse: “Embora nem todos os Estados apresentem sobrecarga no sistema de saúde por causa da Influenza A, optamos por adiar a campanha de vacinação em todo o país. Isso porque, quando realizada simultaneamente em todos os Estados, criamos uma rede de proteção e garantimos uma maior imunidade de grupo”.
Segundo o comunicado do ministério, o adiamento da vacinação não comprometerá o efeito protetor da vacina nem aumentar o risco de contaminação pela doença. E que a vacinação contra poliomielite poderá ser feita sem qualquer prejuízo com o fim do inverno, já que o ministério espera uma gradativa redução no número de casos da Influenza A.
Vacinação
A vacina contra pólio é oferecida pelo Sistema Único de Saúde e está disponível nos postos de saúde durante o ano todo. Os bebês devem receber doses da vacina aos dois, quatro e seis meses, com um reforço aos 15 meses. As crianças menores de cinco anos de idade devem receber as duas doses da vacina distribuídas na campanha nacional de vacinação todo ano.
O Ministério da Saúde tem a expectativa de que 14,7 milhões de crianças sejam vacinadas na segunda etapa da vacinação no dia 19 de setembro. As mães das crianças que não foram vacinadas no dia 20 de junho devem procurar os postos de saúde na data indicada no cartão de vacinação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário