domingo, 10 de janeiro de 2010

Escolas de Samba do Rio de Janeiro (3-3)

UNIÃO DA ILHA


Cores: Azul, Vermelho e Branco
Presidente: Nei Filardi
Carnavalesco: Rosa Magalhães
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Alex e Simone Pereira
Intérprete: Ito Melodia
Rainha de Bateria: Bruna Bruno
Madrinha de Bateria: Luciana Picorelli

Samba: “Dom Quixote De La Mancha, o Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis”
(Grassano, Gabriel Fraga, Márcio André Filho, João Bosco, Arlindo Neto, Gugu das Candongas, Marquinhus do Banjo, Barbosão, Ito Melodia, Léo da Ilha)

A Ilha vem cantar
Mais um sonho impossível... sonhar
Quem é que não tem uma louca ilusão
E um Quixote no seu coração

Voltou a Ilha
Delira o povo de alegria
Nessa folia sou fidalgo, sou leitor
Cavaleiro sonhador
Meu mundo é de magia
Vou cavalgar no rocinante
Meu escudeiro é Sancho Pança
Se Dulcinéia é meu amor
Quem eu sou?
Dom Quixote de la Mancha

O gigante moinho me viu deu no pé
O povo grita...olé
Nesse feitiço tem castanhola
A bateria hoje deita e rola

Vesti a fantasia, fui à luta
Venci manadas, rebanhos
Fiz de uma bacia meu elmo de glórias
Meus livros se perderam pela história
Enfim, fui vencido pelo Branca Lua
Voltei pra casa esquecendo as aventuras
O tempo ficou com meus ideais
Quimeras são imortais




IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE


Cores: Verde, Ouro e Branca
Presidente: Luiz Pacheco Drumond
Carnavalesco: Max Lopes
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Ubirajara e Verônica
Intérprete: Dominguinhos do Estácio
Rainha de Bateria: Luiza Brunet

Samba: “Brasil de Todos os Deuses”
(Jeferson Lima, Flavinho, Gil Branco, Me Leva, Guga)

A imperatriz é um mar de fiéis
No altar do samba, em oração
É o Brasil de todos os deuses!
De paz, amor e união...

Terra abençoada!
Morada divinal
Brilha a coroa sagrada
Reina tupã, no carnaval...
Viu nascer a devoção em cada amanhecer
Viu brilhar a imensidão de cada olhar
Num país da cor da miscigenação De tanto deus, tanta religião
Pro povo, feliz, cultuar

O índio dançou, em adoração
O branco rezou na cruz do cristão O negro louvou os seus orixás
A luz de deus é a chama da paz

E sob as bênçãos do céu
E o véu do luar
Navegaram imigrantes
De tão distante, pra semear
Traços de tradições, laços das religiões
Oh, deus pai! Iluminai o novo dia
Guiai ao divino destino
Seus peregrinos em harmonia
A fé enche a vida de esperança
Na infinita aliança
Traz confiança ao caminhar
E a gente romeira, valente e festeira
Segue a acreditar...




UNIDOS DA TIJUCA


Cores: Azul-pavão, Amarelo, Ouro e Branco
Presidente: Fernando Horta
Carnavalesco: Paulo Barros
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Marquinhos e Giovanna
Intérprete: Bruno Ribas
Rainha de Bateria: Adriane Galisteu

Samba: “É Segredo”
(Julio Alves, Totonho, Marcelinho Calil)

É segredo, não conto a ninguém
me chamou eu vou além
eu sou Tijuca vou assumir
a tentação é descobrir

Desvendar esse mistério
é caso sério, quem se arrisca a procurar
o desconhecido, no tempo perdido
aquele pergaminho milenar
são cinzas na poeira da memória
e brincam com a imaginação
unidos da tijuca, não é segredo eu amar você
decifrar, isso eu não sei dizer
são coisas do meu coração

Eu quero ver esse lugar
que o próprio tempo acabou de esquecer
meu deus, por onde vou procurar
será que alguém pode me responder

Quem some na multidão
esconde a sua verdade
imaginação, o herói jamais revela a identidade
será o mascarado
nesse bailado um folião?
A senha, o segredo da vida
a chave perdida é o “x” da questão
cuidado, o que se vê pode não ser... Será?
Ao entender é melhor revelar
no sonho do meu carnaval
pare pra pensar, vai se transformar
ou esconder até o final?




VIRADOURO


Cores: Vermelha e Branca
Presidente: Marco Lira
Carnavalesco: Júnior Schall e Edson Pereira
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Robson Sensação e Ana Paula
Intérprete: Wander Pires
Rainha de Bateria: Ana Paula Evangelista

Samba: “México, o Paraíso das Cores, sob o Signo do Sol”
(Floriano do Caranguejo, Gustavo Marbella, Sacadura Cabral)

Arriba Viradouro!
Uma tequila pra comemorar
Um lenço vermelho, sombrero na mão
O México em cores vou cantar!

Brilhou o quinto sol, o povo se manifesta
Sopra um “Vento mestiço”, uma avenida em festa
Traz o gênio que ilumina a canção
As cores que dão forma à “criação”
Chegou o áureo tempo de reviver
A história, o alvorecer, de uma nação guerreira
Os templos sagrados vão resplandecer
Palácios bordados irão renascer
Obras de uma “Vida inteira”
Um dia sangra o chão, desejo do invasor
Sofri na traição do opressor

Chegam piratas, joias se vão
Olhos “ Vidrados” em busca do ouro
Pro fundo do mar vai a ambição
Ninguém vai levar o meu tesouro

Meu sangue eu entrego à terra, à liberdade
“O grito”, vai raiar o sonho de felicidade!
A fé que desata os nós une a gente de novo
Caudilhos guerreiros se abraçam ao povo
Ouve-se a voz da revolução
São dias pra guardar no coração
Eu vi a força da arte popular
E com meus versos “colori” o azul do mar
Ao sabor do tempero, receitas pra dar e vender
Vi a cidade maior se render à magia de uma paixão
A dor da saudade vou festejar, é tradição
Hoje eu peço a sua bênção, senhora do meu coração!

Nenhum comentário: