sábado, 16 de janeiro de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Salada Verde com Creme de Abacate


Ingredientes:

1 maço de folhas de agrião;
Folhas de alface;
½ maço de rúcula;
12 folhas de escarola;
60 gramas de abacate;
3 tomates cortados em gomos;
10 rabanetes cortados em rodelas;
4 colheres (chá) de azeite;
1 dente de alho amassado;
1 colher (sopa) de suco de limão;
1 pitada de pimenta do reino;
Sal;

Após lavar e secar bem todas as folhas. Misture-as com as mãos e distribua nos pratos que for servir. Enfeite com tomate e rabanete. No liquidificador, bata o abacate com azeite, sal, pimenta do reino e o suco de limão. Despeje o creme sobre a salada quando for servir.


Tranche de Salmão com Batatas e Creme de Abobrinha


Ingredientes:

Salmão:
½ xícara de azeite;
4 tranches de salmão de 200 gramas cada;
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto;
4 batatas pequenas;

Creme de Abobrinha:
½ xícara de queijo parmesão ralado;
1 xícara de requeijão cremoso;
¼ xícara de azeite de oliva;
4 abobrinhas italianas bem verdes;
Sal e pimenta-do-reino a gosto;
1 dente de alho picado;
8 folhas de hortelã;
½ xícara de folhas de manjericão;

Tempere as tranches de salmão com sal e pimenta-do-reino. Lave as batatas e corte-as em fatias medianas, com casca, e tempere com sal. Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o salmão dos dois lados. Após dourar o salmão, transfira-o para uma assadeira e deixe assar, em fogo baixo, por 30 minutos junto com as batatas.

Creme de Abobrinha:

Após lavar e secar as abobrinhas corte-as em finas tiras e reserve. Aqueça o azeite e junte o alho. Quando o alho começar a dourar, adicione as fatias de abobrinha e misture. Deixe no fogo, mexendo de vez em quando, até que a abobrinha fique macia, porém al dente. Retire do fogo. No liquidificador, bata a abobrinha com as ervas, parmesão, requeijão. Se necessário, acrescente um pouco de água e volte a bater. Tempere com sal e pimenta. Coloque o creme sobre o salmão e bom apetite.


Arroz à Cubana


Ingredientes:

2 xícaras de arroz lavado e escorrido;
4 xícaras de água potável;
½ quilo de alcatra ou carne de vitela moída;
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1 xícara de caldo de carne;
½ xícara de purê de tomate;
4 dentes de alho socados com sal;
4 bananas nanicas ou bananas da terra;
2 colheres (sopa) de manteiga;
Ramos de salsa para enfeitar;
2 colheres (sopa) de óleo;
2 dentes de alho picados;
Pimenta a gosto;
1 cebola picada;
Azeite para fritar;
4 ovos;

Refogue o alho picado e 1 colher de (sopa) de cebola picada, em uma panela com 2 colheres (sopa) de óleo, até que fiquem levemente dourados. Acrescente o arroz e refogue por mais 2 minutos, mexendo com uma colher de pau. Coloque a água e deixe ferver, diminua o fogo para a potência mínima, e deixe cozinhar por meia hora. Reserve. Numa outra panela refogue a carne moída com o restante da cebola, pimenta e sal. Em seguida, polvilhe farinha e misture bem, junte o caldo de carne e deixe ferver por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione o purê de tomate e o alho socado com sal. Deixe levantar fervura, junte a carne e cozinhe por 10 minutos. Após cortar ao meio as bananas em sentido vertical, doure na manteiga. Frite os ovos no azeite e tempere com sal. Retire enquanto a gema estiver mole. Na travessa que for servir, coloque o arroz, as bananas e os ovos fritos por cima. Sirva a carne com o molho separadamente.


Pudim de Morango ao Creme Inglês


Ingredientes:

750 gramas de morangos maduros, limpos e secos;
6 folhas de gelatina sem sabor;
2 e ½ xícara de açúcar;
1 envelope de açúcar vanile;
1 lata de creme de leite;
Morangos para fazer a base do pudim;

Creme Inglês:
½ xícara de açúcar;
1 envelope de açúcar vanile;
¼ litro de leite quente;
3 gemas;
Essência de morango à gosto;
6 colheres (sopa) de água;

Passe os morangos por uma peneira para obter um purê. Hidrate a gelatina em 6 colheres (sopa) de água fria. Dissolva o açúcar em 1 xícara de água e leve ao fogo, deixando ferver para formar uma calda. Junte a gelatina, tire do fogo e mexa até dissolver bem. Acrescente o purê de morango e o açúcar vanile. Deixe esfriar até que fique na consistência de clara de ovo. Bata o creme de leite, ao ponto de chantilly, e junte à mistura de morango, mexendo bem. Forre uma forma com papel filme e distribua os morangos cortados ao meio. Despeje a mistura, com cuidado, e deixe na geladeira por 4 horas.

Creme inglês:

Bata as gemas com açúcar até dobrar o volume. Adicione o leite quente, o açúcar vanile e continue batendo por 10 minutos. Numa panela, coloque o açúcar, a água e deixe caramelizar. Junte a essência de morango e misture. Despeje o caramelo, ainda quente, sobre o pudim.

Nenhum comentário: