domingo, 17 de janeiro de 2010

Séries que marcaram época (4-4)

A Mulher Biônica (1978)


O seriado norte-americano surgiu após a aparição da jogadora de tênis Jamie Sommers (Lindsay Wagner) como par romântico do ciborgue Steve Austin (Lee Majors) no seriado “O Homem de Seis Milhões de Dólares”. Jamie teve que morrer para se tornar uma mulher biônica, mas suas partes biônicas foram rejeitadas pelo organismo. Com o sucesso que fazia com os telespctadores, os produtores tiveram que ressucitar Jaime em um outro episódio de “O Homem de Seis Milhões de Dólares” graças a um experimento médico do Dr. Rudy Welles, seu criador. Quando volta a vida Jamie tem parte de sua mente apagada e não se lembra de fatos importantes como o seu noivado com o Coronel Steve Austin. Steve faz de tudo para reavivar a mente de Jamie o que é retratado em participações de Jamie na série “O Homem de Seis Milhões de Dólares” e de Steve em “A Mulher Biônica”.
Durante a série Jamie é obrigada pelo governo americano a trabalhar como agente especial.




A Super Máquina (1980)


A série conta a história do policial e ex-veterano do Vietnã, Michael Long (David Hasselhoff), que acredita na capacidade do homem diferenciar o bem e o mal. Após sofrer uma emboscada é encontrado ferido no rosto pelo milionário Wilton Knight (Justin Bruening), da Knight Foundation for Law and Government, que o leva para seu centro médico onde o melhor cirurgião plástico do país reconstrói um novo rosto. Michael Long é declarado morto e surge Michael Knight.
Os laboratórios da Knight Enterprises constroem um indestrutível, sensível e futurístico carro para Michel, o Knight 2000, que está ligado a um sensor implantado em seu cérebro. O carro, através do computador K.I.T.T., fala, buzina sozinho, atira contra criminosos, voa e tem a capacidade de assumir o controle se o motorista dormir ao volante.
Com a morte do milionário Wilton, que sempre sonhou com a justiça para todos, Michael assume a missão e conta com a ajuda do amigo e assistente de Wilton, Devon Shire (Edward Mulhare).




Magnum (1980 – 1988)


Aproveitando os equipamentos da série Havaí 5-0, Magnum também se passava nas praias havaianas. O investigador particular Thomas Sullivan Magnum (Tom Selleck), ex-oficial de Inteligência da Marinha dos EUA, gostava de usar camisas floreadas, cerveja e vôlei. A série era cheia de contradições, humor e tramas inteligentes.
Os principais personagens do seriado eram o piloto de helicóptero e veterano do Vietnã, TC (Roger E. Mosley), o gerente do Clube Kamehameha, Rick (Larry Manetti), e o ex-oficial do Exército Britânico e responsável pela administração da mansão onde Magnum morava, Higgins (John Hillerman). A identidade do escritor Robin Masters, que pagava as despesas de Magnum e nunca apareceu, nunca foi revelada.
O perfil de Magnum vai se transformando no decorrer das temporadas, acompanhando as reflexões sobre o Vietnã e o final da Guerra Fria. O humor presente nas temporadas foi ficando cada vez menor a pedido do público que queria que a série fosse mais sombria. O investigador tornou-se menos brincalhão e mais sério. No final da sétima temporada Magnum foi baleado e morto. Os produtores resolveram resuscitar o investigador dando uma explicação: Ela havia sonhado devido suas lembranças da guerra do Vietnã. A partir de então, para balancear a reviravolta, formou-se um duelo entre Magnum e Higgins. O investigador tinha certeza de que o misterioso Robin Masters era Higgins, que confirmava e negava sua identidade.




Profissão Perigo (1985 – 1992)


O título original da série, “MacGyver”, vem do nome do protagonista, Angus “Mac” MacGyver (Richard Dean Anderson), um agente secreto das Forças Especiais que não usava armas, a não ser seu canivete, e resolvia os problemas com engenhocas, sua fita adesiva e conhecimentos científicos. Criando soluções improvisadas com matérias úteis ele consegue combater seus inimigos e escapar da captura.




O Homem da Máfia (1987 – 1990)


Exibida no Brasil como “O Homem da Máfia”, “Wiseguy”, mostra as histórias do agente disfarçado da OCB (Organized Crime Bureau), Vincent Terranova, ou Vinnie.

Nenhum comentário: