sábado, 23 de janeiro de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Alho Assado com Creme de Ricota e Manjericão


Ingredientes:

6 cabeças de alho;
1 xícara de caldo de galinha;
½ xícara de vinho branco seco;
½ xícara de azeite de oliva;
Folhas e os talos mais macios de 1 maço pequeno de manjericão;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora;
100 gramas de ricota;
Pão italiano para acompanhar;

Corte a parte superior de cada cabeça de alho, retire apenas a casca que a reveste (os dentes de alho devem permanecer unidos). Numa assadeira, distribua as cabeças de alho com a parte cortada para cima. Regue com o caldo de galinha e o vinho. Reserve. Leve ao forno médio por 1 hora, ou até o alho ficar macio. Durante este tempo regue com o molho da assadeira. No liquidificar, bata a ricota, com manjericão, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e o sal. Retire o alho do forno e cubra com o creme. Polvilhe a pimenta-do-reino e regue com o azeite restante. Volte ao forno por 20 minutos, ou até a ricota começar a derreter. Retire do forno e sirva com fatias de pão italiano e o molho formado na assadeira.


Arroz à Parmegiana


Ingredientes:

Arroz:
1 colher (sopa) de óleo;
2 xícaras de arroz;
4 xícaras de água;
1 tablete de caldo de carne;

Cobertura:
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
2 colheres (sopa) de massa de tomate;
2 colheres (sopa) de óleo;
100 gramas de mussarela em fatias;
250 gramas de carne moída;
1 tablete de caldo de carne;
1 pitada de açúcar;


Arroz:
No micro-ondas, aqueça metade da água por 3 minutos na potência alta. Dissolva o tablete de caldo de carne. Coloque o arroz, o caldo, o restante da água e o óleo num refratário. Leve sem tampar no microondas por 20 minutos na potência alta. Retire, transfira o arroz para um refratário retangular, tampe e reserve.

Cobertura:
Em um refratário, coloque o óleo e a carne moída. Leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência alta. Acrescente o tablete de caldo de carne esfarelado, a massa de tomate e uma pitada de açúcar. Retorne ao micro-ondas por mais 5 minutos na potência alta. Retire, mexa bem e coloque sobre o arroz reservado. Coloque sobre o arroz mussarela e polvilhe o queijo parmesão. Deixe gratinar no micro-ondas por 5 minutos.


Vitela Assada


Ingredientes:

1 perna de vitela limpa;
1 colher (sopa) de manteiga;
200 gramas de gordura de porco;
1 copo de vinho branco;
2 dentes de alho cortados em lascas;
1 folha de louro;
½ copo de vinagre;
2 cebolas cortadas em rodelas;
1 limão;
Cheiro verde, pimenta do reino e sal a gosto;

Coloque a vitela no molho feito com limão, vinagre, vinho, sal, pimenta do reino, cebola, o alho e o louro. Cubra a vitela com cheiro verde. No dia seguinte tire os temperos e reserve o molho. Unte a vitela com a gordura de porco e coloque na assadeira. Leve ao forno para assar. Regue com o molho do tempero. Quando estiver completamente assada, espelhe a manteiga sobre a vitela e sirva.


Apple Crisp


Ingredientes:

4 maçãs descascadas e cortadas em cubos;
½ colheres de (chá) de canela em pó;
1 xícara de açúcar branco;
¼ xícara de farinha de trigo;
Sorvete de creme para acompanhar;

Cobertura:
1 xícara de farinha trigo;
1 xícara de aveia em flocos finos;
1 xícara de açúcar mascavo;
½ xícara de margarina;

Misture todos os ingredientes da cobertura e reserve. Em uma tigela para tortas, misture os ingredientes restantes. Espalhe sobre as maçãs a mistura reservada, cobrindo-as completamente. Leve a mistura no micro-ondas na potência alta por 10 minutos ou até que a calda das maçãs borbulhe sobre a cobertura. Sirva quente acompanhado de uma bola de sorvete de creme.

Nenhum comentário: