sábado, 13 de fevereiro de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Batata Sauté


Ingredientes:

1 quilo de batatas (bolinha) com casca;
Salsinha crespa picada;
Manteiga;
Azeite de oliva;
½ cebola ralada;
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto;

Cozinhe as batatas em água com sal e corte-as ao meio. Aqueça uma frigideira metade com manteiga e o outra parte com azeite. Coloque na frigideira as batatas com a parte sem casca virada para baixo. Tempere com sal e pimenta. Vire as batatas quando estiverem douradas. Na mesma frigideira coloque a cebola e doure. Acrescente a salsinha e mexa a frigideira para misturar a cebola e a salsinha com as batatas. Para finalizar coloque um pouco de noz moscada sobre as batatas.


Arroz à Camponesa


Ingredientes:

350 gramas de arroz;
120 gramas de feijão vermelho;
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
3 fatias de bacon cortadas em cubinhos;
2 copos de caldo de carne fervente;
Sal e pimenta do reino à gosto;
2 colheres (sopa) de azeite;
60 gramas de manteiga;
1 cebola pequena ralada;
60 gramas de cenouras em cubos;
2 talos de aipo picadinhos;
2 abobrinhas verdes em cubos;
Parmesão ralado para finalizar o prato;

Após deixar o feijão de molho de um dia para o outro, troque a água, tempere com sal e leve ao fogo. Quando o feijão estiver macio, retire-o do fogo e reserve. Frite o bacon e a cebola no óleo e na manteiga. Acrescente as cenouras, as abobrinhas, o aipo, cozinhe por 4 minutos, sempre mexendo. Em fogo baixo, junte o arroz e refogue por 2 minutos. Adicione o caldo de carne e mexa até seja absorvido completamente. Escorra o feijão e reserve 3 xícaras do caldo do cozimento. Junte o feijão e o caldo ao refogado de legumes. Cozinhe em fogo médio por 20 minutos, mexendo e juntando mais caldo se for necessário. Quando o arroz estiver cozido, adicione sal e pimenta do reino. Finalizar polvilhando o parmesão ralado.


Bracciola de Mignon


Ingredientes:

4 colheres (sopa) de azeitonas pretas em cubinhos;
2 colheres (sopa) de azeite;
2 xícara de molho de tomate;
6 bifes de filé mignon;
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto;
2 cenouras em tiras;
6 fatias de bacon;
Azeite de oliva;
Manjericão para decorar;

Abra os filés ao meio e bata delicadamente com um martelo. Tempere com sal, pimenta-do-reino, e noz moscada. Coloque uma tira de cenoura, uma de bacon, um pouco de azeitona, enrole e feche com palitos. Unte uma assadeira com azeite, coloque os filés e regue com o azeite. Asse em forno alto, pré-aquecido, até dourar. Regue com o molho de tomate e volte ao forno por mais 20 minutos. Decore com manjericão.


Amor em Pedaços


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) de manteiga;
½ quilo de açúcar;
1 coco ralado;
6 ovos;

Faça uma calda em ponto de fio (dissolvendo duas partes de açúcar refinado em uma de água), junte o trigo, a manteiga, o coco ralado, as gemas e as claras em neve. Leve ao forno em uma assadeira untada. Depois de assar, corte em pequenos quadrados e passe no açúcar. Se preferir polvilhe coco ralado.

Nenhum comentário: