sábado, 20 de fevereiro de 2010

A origem do nome de algumas bandas


Legião Urbana

Renato Russo começou a tocar com o baterista Marcelo Bonfá, após o fim da banda Aborto Elétrico. Inicialmente a ideia da dupla era revezar guitarristas e tecladistas para completar a banda, formando assim uma legião.


Paralamas do Sucesso

Inicialmente a banda chamaria As Cadeirinhas da Vovó, já que os ensaios aconteciam na casa da avó do baixista Bi Ribeiro. O nome Paralamas foi uma ideia de Bi que todos acharam engraçado e adotaram.


Capital Inicial

A origem do nome da banda é contrária a de que todos pensam. Apesar de a banda ter sido formada na capital federal, Brasília, os músicos que tocavam em festas de amigos não tinham dinheiro para começar uma carreira profissional, quer dizer, faltava o capital inicial.


Biquíni Cavadão

O grupo de jovens estudantes tocava as músicas dos Paralamas do Sucesso e do Kid Abelha, até que durante uma visita Herbert Vianna disse: “Se eu tivesse essa idade só pensaria em mulher, carros e biquíni cavadão”.


Beatles

O primeiro nome da banda, The Beetles (Os Besouros), foi inspirado no da banda The Crickets (Os Grilos). A substituição de um “e” pelo “a” foi um ideia de John Lennon que gostou do trocadilho com beat (ritmo).


Guns n’Roses

O nome da banda vem da união dos nomes das bandas de Axel Rose, Hollywood Rose, com a de Tracii Guns, L.A. Guns. Logo depois que a banda foi formada, Guns deixou a formação dando o lugar para Saul Hudson, o guitarrista Slash.


Rolling Stones

O nome da banda foi baseado no nome da música Rollin’ Stone, do cantor de blues Muddy Water. Ideia foi do guitarrista Brian Jones que gostava da letra que dizia “pedra que rola não cria musgo”. A inserção do “g” foi iniciativa do empresário da banda pela escrita correta do inglês.


Led Zeppelin

O baterista do The Who, Keith Moon, disse a Jimmy Page que a banda iria voar como um zepelim de chumbo, no inglês, lead zeppelin. Page tirou o “a” para que não se pronunciasse “lid”, de liderança.


AC/DC

O nome originou depois que Angus e Malcolm Young, viram as iniciais AC/DC na máquina de costura da irmã deles, que indicavam que o aparelho funcionava tanto ligado na tomada, quanto na bateria.


Ramones

O baixista Douglas Covin gostou da ideia do beatle Paul McCartney, que usava o nome Paul Ramon para se registrar nos hoteis e evitar a imprensa. Covin mudou seu nome para Dee Dee Ramone e convenceu os companheiros a fazer o mesmo. Surgiu assim os Ramones.


Foo Fighters

O nome tem origem no termo “foo fighter” que os pilotos norte-americanos usavam quando sobrevoavam a Europa durante a Segunda Guerra Mundial e avistavam bolas de fogo e objetos não identificados. O “foo” era o jeito americano de dizer fogo ou louco, do francês “feu” ou “fou”.

Nenhum comentário: