sábado, 27 de fevereiro de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Filé Mignon Flambado


Ingredientes:

400 gramas de filé mignon;
4 dentes de alhos descascados e amassados;
Azeite de oliva;
Alecrim;
250 gramas de cogumelos frescos;
100 gramas de manteiga sem sal;
1/3 de copo de conhaque;
Sal e pimenta-do-reino moida a gosto;
Folhas de alface para decorar;
2 colheres (sopa) de manteiga;

Corte o filé mignon em fatias não muito finas e tempere com sal e pimenta do reino. Rreserve. Após lavar e secar os cogumelos, fatie-os e cozinhe com manteiga e azeite e sal. Reserve. Numa frigideira grande, aqueça um pouco de azeite e coloque o alho até que doure. Retire o alho e reserve. Numa outra frigideira grande, coloque um galho de alecrim e frite os filés no azeite quente. Reserve o mignon. Adicione um pouco de manteiga para que forme um molho com o suco da carne. Coloque mais manteiga para engrossar o molho. Junte os cogumelos, mexa e reserve. Com uma concha sobre a chama, aqueça 1/3 do copo de conhaque. Depois de aquecer o conhaque, flambe o filé. Numa travessa, faça uma cama com as folhas de alface. Disponha os filés e coloque o molho de cogumelos.


Risoto de Frutos do Mar


Ingredientes:

500 gramas de arroz arbóreo;
1 xícara de molho vermelho;
150 gramas de mexilhão sem casca;
200 gramas de camarão médio e limpo;
200 gramas de lula em aneis;
200 ml de vinho branco seco;
2 litros de caldo de legumes fervente;
100 gramas de manteiga;
1 cebola média em cubinhos;
400 gramas de polvo;
Sal, pimenta do reino à gosto;
Suco de 1 limão;

Frutos do mar:
Cozinhe, com água e sal, o polvo na panela de pressão por 5 minutos. Corte-o em cubos e reserve. Tempere o camarão, o mexilhão e a lula com sal, pimenta do reino e o suco de limão. Despreze o caldo e refogue o camarão, o mexilhão e a lula em frigideira bem quente com um fio de azeite. Reserve.

Risoto:
Aqueça em uma panela 100 gramas de manteiga e frite a cebola sem dourar. Acrescente o arroz, frite por alguns minutos, juntar o vinho e coloque sal. Depois que o vinho evaporar, adicione o caldo de legumes, até que cubra todo o arroz, sempre mexendo. Repita até que o arroz fique ao dente. Retire do fogo e acrescente os frutos do mar reservados, o molho vermelho e a manteiga. Decore com alecrim.


Banana Flambada


Ingredientes:

6 bananas nanicas;
1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
2 colheres (sopa) de açúcar;
1 xícara de suco de laranja;
½ xícara de whisky;
1 litro de sorvete de creme;

Numa frigideira grande e no fogo alto, derreta a manteiga. Coloque o açúcar, misture, quando começar a derreter, junte o suco de laranja. Coloque as bananas e deixe ferver. Tampe a frigideira e cozinhe por 2 minutos. Deixe a calda engrossar, adicione o whisky e flambe. Em cada taça, coloque uma banana flambada, uma bola de sorvete e um pouco de calda quente.

Nenhum comentário: