domingo, 28 de fevereiro de 2010

Rio de Janeiro: Lapa mais moderna ou destruição de um cartão postal?


Novos edifícios serão construídos na Lapa muito próximos aos Arcos e à Catedral Metropolitana. É aceitável que os empreendimentos que serão instalados na região aumentarão o fluxo de pessoas durante o dia e consequentemente a economia da região, especialmente à dos restaurantes. O problema é que direta ou indiretamente os mega empreendimentos afetarão a arquitetura da Lapa. Um exemplo é que um dos novos prédios será da Eletrobrás. Seus 44 andares serão construídos num terreno atrás da Fundição Progresso e ficarão muito perto dos Arcos da Lapa.

Foto: Divulgação


O Grupo Opportunity, do banqueiro Dantas, comprou uma região com 14 casas antigas, não tomadas pelo Patrimônio, que serão simplesmente derrubadas. O terreno também fica nas proximidades dos Arcos. Três edifícios serão interligados por corredores.
Desta maneira, interferindo assim na arquitetura, a Lapa deixará de ser nossa Montmartre Carioca e se transformará apenas num centro empresarial sem respeitar a maravilhosa arquitetura do Centro da cidade. Tudo antes de acontecer a desejada e tão esperada revitalização da Zona Portuária. Antes da Copa do Mundo. Tudo para inglês ver. É mas não é. Talvez sim, porque não?

Nenhum comentário: