sábado, 5 de junho de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Gastronomia cubana


Uma combinação de diferentes culturas, produtos, costumes e sabores caracterizam a culinária de Cuba. A influência espanhola introduziu na ilha caribenha o arroz, legumes, carne de vaca, laranja, limão, cebola, orégano, pimentões e açúcar. Banana, quiabo, inhame, milho, feijão e mandioca foram levados pelos africanos. Essa mistura hispânico-africana originou a cozinha crioula cubana. Uma verdadeira explosão de sabores que surge com o cozido espanhol e os produtos da terra. Tudo sem perder a identidade do povo cubano. Ananás, laranja, goiaba, banana, manga e mamão são encontrados em qualquer estação do ano, devido à fertilidade do solo de Cuba.
A população da ilha dos Castros – Fidel e Raul – prefere, como na cultura africana, pratos fartos e únicos, diferentemente dos europeus, que fazem sofisticadas refeições divididas em etapas de pequenas porções. Cozidos e ensopados são predominantes na ilha. A comida é simples. Varia de região para região. Especiarias e temperos fortes e picantes são mais comuns no sul da ilha.


O consumo de peixes não é muito popular, apesar da abundância do mar caribenho. Os cubanos preferem à carne, mas também consomem cherne, pargo, camarão, caranguejo e lagosta.



Apesar de todas as dificuldades sociais, políticas e econômicas que assolam Cuba, a ilha oferece muita cultura, sabores, lindas paisagens e arquitetura invejável.



Mojito


Ingredientes:

1 colher (sopa) de concentrado de limão;
1 colher (chá) de açúcar;
3 gotas de molho inglês;
1 ramo de hortelã bem lavado;
1 dose de rum;
Refrigerante de limão;

Coloque o ramo de hortelã dentro de um copo alto. Acrescente o açúcar e macere um pouco com um misturador. Junte o concentrado de limão, o rum, as gotas do molho inglês e gelo. Acrescente o refrigerante e misture bem.


Tostones


Ingredientes:

Óleo de girassol;
4 bananas verdes;
Sal à gosto;

Após descascar as bananas, corte-as em rodelas finas. Frite no óleo até que as bananas fiquem douradas. Escorra bem. Tempere com sal e sirva como aperitivo ou acompanhamento.


Moros y Cristianos


Ingredientes:

1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
1 colher (café) de pimenta cayena;
2 colheres (sopa) de azeite;
2 xícaras de arroz branco cozido;
4 xícaras de caldo de frango;
1 xícara de feijão preto;
100 gramas de presunto defumado em pequenos cubos;
100 gramas de paio fatiado;
50 gramas de toucinho em pequenos cubos;
1 cebola média picada;
1 dente de alho picado;
Suco de meio limão;
1 tomate maduro em pequenos cubos;
1 folha de louro;
1 pitada de cominho;
Sal e pimenta-do-reino à gosto;

Deixe o feijão de molho em 4 xícaras de água fria por 8 horas. Cozinhe o arroz branco como de costume. Reserve. Em uma panela com azeite de oliva, coloque o toucinho. Deixe dourar em fogo baixo. Acrescente o presunto e o paio. Refogue por 5 minutos e acrescente cebola, alho, a folha de louro e o açúcar mascavo. Misture e deixe refogar por mais 5 minutos. Junte o tomate, salpique cominho, pimenta cayena e acrescente o feijão escorrido. Deixe refogar por mais 5 minutos e junte o caldo de frango, sal e pimenta-do-reino. Tampe metade da panela e deixe cozinhar até que o feijão fique macio. Acrescente o suco do limão e o arroz já cozido. Misture bem e sirva.


Frango Al Algibe


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo de girassol;
3 dentes de alho;
1 frango;
Suco de 3 laranjas;
Sal grosso;

Após lavar e escorrer o frango, coloque um pouco de sal em seu interior e esfregue a pele com mais sal. Em seguida esfregue com óleo e leve ao forno a temperatura alta até dourar. Diminua a temperatura para 250º C e deixe assar por ½ hora. Numa panela, misture o suco de laranja e o alho bem picado. Leve ao fogo e mexa bem. Deixe engrossar um pouco e cubra o frango.


Romeritos


Ingredientes:

1 colher (café) de alecrim picado;
300 gramas de camarões sem casca;
150 gramas de farinha de trigo;
15 gramas de fermento biológico;
50 gramas de manteiga;
4 ovos;
1 limão;

Misture farinha e água morna, junte o fermento e deixe a massa descansar por 1. Misture com as mãos os ovos batidos e a manteiga derretida. Tempere a massa com alecrim, limão, sal e pimenta-do-reino. Misture os camarões bem picados. Em uma frigideira untada com manteiga, doure os crepes.


Majarete


Ingredientes:

6 espigas de milho verde;
200 gramas de açúcar;
1 pau de canela;
500 ml de leite;
Casca de 1 limão;
1 pitada de sal;
Canela em pó à gosto;

Lave bem as espigas e despreze as cascas. Numa tigela, coloque o milho ralado e junte o leite. Misture bem e coe para dentro de uma panela. Junte o açúcar, o pau de canela, a casca do limão e uma pitada de sal. Mexa, em fogo brando, até engrossar. Elimine a casca do limão e o pau de canela. Despeja a mistura em tacinhas e deixe esfriar. Quando estiver frio, finalize polvilhando canela em pó.

* No próximo sábado... Gastronomia Argentina

Nenhum comentário: