sábado, 26 de junho de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Gastronomia Americana


A gastronomia americana não apresenta uma originalidade específica. A culinária é diversificada, varia de região para região, com influências culturais e da população que vive ali. Antes da chegada dos europeus, a alimentação dos nativos era baseada no milho, feijão e abóbora. Da influência africana, ficaram molhos condimentados, frituras, grelhados e legumes como acompanhantes. Hábitos alimentares originários dos imigrantes que tiveram que se adaptar às condições climáticas de cada região dos Estados Unidos, criando um novo conjunto de combinações respeitando à gastronomia americana e refletindo a origem dos povos que fundaram o país.
A parte sul dos Estados Unidos é fortemente influenciada pela gastronomia inglesa. Nos estados que fazem fronteira com o México (Arizona, Califórnia, Novo México e Texas), a influência criou a comida “Tex-Mex” que mistura o chilli com carnes vermelha e de porco, tacos com carne, tomate, cebola, pimentão e queijo derretido. Tudo na companhia de uma variedade de molhos. A Califórnia tem sua própria identidade gastronômica, misturando ingredientes da época da colonização com produtos frescos na tentativa de impedir que se copiasse a culinária europeia.


A galinha frita ou fried chicken é um prato característico da região nordeste. Nas Carolinas do Norte e do Sul, o arroz é a base da alimentação. Na Louisiana destacam as culinárias com influências francesa, espanhola, africana e caribenha.
Presente em todo o país está à culinária italiana. Pizzas, minestronnes e pastas são pratos comuns nos Estados Unidos, que foram descobertos no início do século XIX quando os italianos começaram a chegar ao Novo Mundo. Os sabores picantes, salgados e agridoces foram introduzidos pelos chineses nas décadas de 60 e 70. A influência alemã também possui forte influência, tanto que o condado de Milwaukee, em Wisconsin, se tornou a capital nacional da cerveja.
Bistecas, entrecotes, filé mignon e costelas barbecue são típicos do oeste americano. Pratos sempre acompanhados de batatas doce – fritas, cozidas ou ensopadas – frequentemente saboreados em Missouri, Ohio, Minnesota e Indiana, que também têm o frango de panela como especialidade. Na região dos Grandes Lagos – Chicago, Cleveland e Detroit – o peixe é muito consumido. Na zona costeira, predomina o marisco e o caranguejo.


O dia-a-dia alimentar do norte-americano começa com o breakfast, um verdadeiro pequeno almoço. Panquecas, ovos batidos, bacon, cereais, café, suco de laranja e pães com pasta de amendoim estão presentes na mesa nas primeiras horas do dia. O almoço já é simples – um sanduíche ou uma salada – devido à correria dos estudantes e trabalhadores. E o principal prato do dia fica para o jantar. A última refeição do dia é composta por uma entrada – salada ou uma pasta – e carne ou peixe. A sobremesa vem em seguida sendo acompanhada por um copo de leite.


A correria diária fez com que os Estados Unidos torna-se famoso pelas redes de fast-food. O almoço muitas vezes é feito em lanchonetes das grandes redes, a praticidade e a agilidade somada à falta de tempo e o preço baixo dos produtos contribuem para o lanche perfeito.
Os restaurantes oferecem diversos cardápios desde cogumelos chineses com bambu até o caviar vermelho russo. Restaurantes com preços baixos e restaurantes de luxo, alguns onde os garçons colocam a sobra do jantar em uma sacola – doggie-bags – para que o cliente possa levar para casa.



Butterrmilk Pancakes


Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara de leite;
1 colher (chá) de bicarbonato;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 lata de creme de leite;
3 gemas;
3 claras;
Mel à gosto;

Numa batedeira, bata as gemas até obter um creme esbranquiçado. Junte o creme de leite e continue batendo até a mistura ficar homogênea. Acrescente a farinha, o bicarbonato, o açúcar e o leite. Misture bem e pare de bater. Junte a manteiga derretida e misture bem. Bata as claras em neve firme e misture ao creme. Unte uma frigideira pequena com manteiga e leve ao fogo até aquecer. Coloque ½ xícara de chá da massa e deixe cozinhar até que a massa fique firme e dourada. Doure do outro lado também. Empilhe as panquecas intercalando com mel e manteiga.


Eggs Benedict


Ingredientes:

1 xícara de manteiga derretida;
1 colher (chá) de vinagre branco;
3 colheres (sopa) de suco de limão;
1 colher (sopa) de água;
¼ colher (chá) de sal;
8 fatias de pão de forma torrados levemente;
5 gotas de molho inglês;
manteiga para passar nos pães;
1 pitada de pimenta branca;
8 fatias de bacon;
4 gemas de ovos;
8 ovos;

Numa panela em banho-maria, em fogo baixo, coloque as gemas, o suco de limão, o molho inglês e a água. Bata com um batedor e junte a manteiga derretida, sem parar de bater, até obter um creme com a consistência de uma maionese. Tempere com sal e retire a panela do fogo. Reserve. Frite as fatias de bacon até que fiquem douradas e sequinhas. Faça os ovos pochê: coloque água, vinagre e sal numa panela e quebre os ovos um a um, cozinhando na água dependendo do jeito que desejar (firme ou mole). As gemas precisam estar molhadinhas no centro. Retire os ovos com uma escumadeira. Doure as fatias de pão. Passe manteiga nas torradas, cubra cada uma com uma fatia de bacon, coloque o ovo em cima e despeje um pouco do molho. Se desejar, salpique cebolinha picada e sirva em seguida.


Caesar Dressing


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de suco de limão;
2 colheres (sopa) de maionese;
2 colheres (sopa) de água;
6 filés de anchovas picados;
2 dentes de alho picados;
Finas fatias de queijo branco;
Sal e azeite à gosto;
Folhas de alface;

No liquidificador, bata o alho, o suco de limão, a maionese e o sal. Adicione o azeite em fio e continue batendo até misturar. Junte água e bata bem. Reserve. Grelhe as anchovas. Na travessa que for servir, coloque as folhas de alface, os pedaços de anchova, as fatias de queijo e despeje o molho.


Fish Steaks


Ingredientes:

1 colher (sopa) de salsinha picada;
2 colheres (sopa) de suco de limão;
1 colher (sopa) de manteiga;
½ colher (chá) de páprica;
½ colher (chá) de açúcar;
2 colheres (sopa) de óleo;
2 ramos picados de erva-doce;
4 postas de salmão;
Sal e pimenta-do-reino à gosto;
½ copo de vinho branco seco;
1 maço de espinafre;

Cozinhe o espinafre em água e sal. Escorra e reserve. Cubra o peixe com uma mistura de vinho, páprica, açúcar e salsinha. Deixe marinar por 1 hora. Numa tigela, misture o óleo com o suco de limão, sal e pimenta. Antes de grelhar, pincele o peixe com esta mistura. Misture a manteiga com a erva-doce e coloque em cima de cada posta de peixe na hora de servir. Numa travessa, coloque o espinafre e o salmão.


Sheep Mustard


Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
3 colheres (sopa) de vinagre tinto;
1 colher (sopa) de mostarda;
1 colher (chá) de orégano;
1 colher (chá) manjericão;
Sal e pimenta-do-reino à gosto;
1 quilo de perna de carneiro;
1 cebola picada;
1 dente de alho;
1 folha de louro;

Faça uma mistura com sal, pimenta, cebola, orégano, alho socado, manjericão, louro e vinagre. Tempere o carneiro e deixe marinar por 2 horas. Misture o azeite e a mostarda e espalhe sobre o carneiro. Numa travessa untada, coloque o carneiro, junte a marinada e asse em forno médio por 40 minutos, regando de vez em quando com o caldo da assadeira.


Cheddar Soup


Ingredientes:

2 xícaras de queijo cheddar picado;
1 xícara de salsão picado;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 colher (chá) de mostarda;
1 colher (chá) de páprica;
2 tabletes de caldo de galinha;
Sal e pimenta-do-reino à gosto;
1 pimentão amarelo em pequenos cubos;
1 cebola pequena bem picada;
2 copos de água;
4 copos de leite;
1 dente de alho em finas fatias;

Numa panela com manteiga, refogue o alho e a cebola. Adicione o salsão e o cheddar, mexendo sempre até desmanchar. Aos poucos, acrescente o leite, sem parar de mexer até dissolver o queijo, junte o caldo de galinha dissolvido na água quente. Tempere com mostarda e páprica, acerte o sal e a pimenta. Acrescente o pimentão, cozinhe por 5 minutos e sirva em seguida.


Doughnuts


Ingredientes:

3 e 1/3 xícaras de farinha de trigo;
¾ xícara de leite de vaca;
1 xícara de açúcar;
2 colheres (sopa) de gordura vegetal;
¼ colher (chá) de noz moscada;
3 colheres (chá) de fermento;
½ colher (chá) de canela;
¾ colher (chá) de sal;
2 ovos;

Numa batedeira, coloque 1 e ½ xícaras de farinha de trigo e adicione os outros ingredientes. Bata por 30 segundos em velocidade lenta. Bata mais 2 minutos em velocidade média. Adicione o restante da farinha de trigo e bata até a massa ficar homogênea. Coloque a massa em um mármore enfarinhado. Espalhe a massa com um rolo e corte os doughnuts em forma de circulo com furo no meio. Frite os doughnuts um a um em óleo quente. Doure dos lados. Retire do fogo e coloque em um papel absorvente. Para finalizar, polvilhe os doughnuts com açúcar e canela.


Brownie


Ingredientes:

1 colher (chá) de essência de baunilha;
¾ xícara de chocolate em pó;
½ xícara (chá) de farinha de trigo;
1 xícara (chá) de nozes picadas;
¾ xícara (chá) de manteiga;
1 ½ xícara (chá) de açúcar;
¼ xícara (chá) de água;
1 pitada de sal;
4 ovos;

No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto as nozes, até obter uma massa homogênea. Acrescente as nozes e misture bem. Coloque a mistura numa forma retangular untada com manteiga e asse em forno pré-aquecido, por 30 minutos, ou até que, a massa esteja assada.

*No próximo sábado, Gastronomia em Grande Estilo apresenta os sabores da Inglaterra

Nenhum comentário: