sábado, 12 de junho de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Gastronomia argentina


A gastronomia argentina se diferencia do resto da América Latina pela influência européia apresentando uma mistura indígena com produtos e fórmulas levadas pelos colonizadores espanhóis. Abóbora, milho, mandioca, feijão, pimentão, batatas e raízes, produtos de consumo guarani, se juntam com as massas italianas. Uma combinação que preserva – com o uso simples dos legumes – a identidade portenha, rica em proteínas, também chamada de dieta mediterrânea. Dos espanhóis, também foi adotado o consumo dos doces, principalmente o doce de leite, que no noroeste argentino foi incorporado aos alfajores. No sul, os doces são preparados à base de frutas silvestres, destacando morangos, framboesas e groselhas. No nordeste, o ovo é a base das sobremesas. A sobremesa preferida é o sorvete, que preparado à moda italiana e artesanal, possui sabor inigualável.
Alguns pratos foram introduzidos pelos judeus ibéricos e outros pelos judeus hebraicos.
Um prato exótico é a carbonada, onde o cozido de javali com pêssegos, pêras e frutas secas é servido na cabeça do animal. A região central da Argentina é a maior consumidora de aves. As carnes de perdizes e emas são consumidas principalmente em Córdoba, Santa Fe e San Luis. Nem de só cozidos e assados vivem os argentinos. Nas províncias de Entre Ríos e Corrientes a carne seca é cortada em tiras, trançada e frita na própria gordura, o prato é chamado de charquicán em Entre Rios e de chatasca em Corrientes. A culinária Pampa é mais preservada na região norte, onde facilmente se encontra o locro (guisado com carnes de porco e de boi, com batatas e milho), humitas (pamonha temperada) e tamales (folhas de milho recheadas com carnes de boi, porco e frango).


O argentino também é um grande consumidor de carne bovina devido à alta qualidade dos gados criados no país que é um dos principais produtores de grãos do mundo. O tradicional churrasco dos Pampas, ou parrillas, segue o modelo do gaúcho brasileiro, onde as brasas são colocadas no chão e as carnes grelhadas ao ar livre. Em outras regiões, a grelha tradicional é montada em uma estrutura sob forma de cruz, onde cordeiros são dispostos inteiros. Tudo acompanhado por pão, saladas com tomate, cebola, alface e berinjela, batatas fritas e provolone grelhado e temperado. Na Patagônia, o destaque é a chanfana, prato que combina miúdos de cordeiro com sangue e uva passa.
Mesmo com um grande litoral, o consumo dos peixes de água doce é preferencial. A truta e o dourado são os destaques.


Na Argentina o consumo de vinhos é popular. Existem os vinhos de mesa que são vendidos em embalagens econômicas, Tetra Pak, e os vinhos consagrados produzidos aos pés dos Andes na região de Mendoza, principalmente o Malbec.


O mate é típico na vida dos portenhos. Digestivo e revigorante, a bebida é consumida em qualquer lugar e a qualquer hora do dia.


Antes de uma deliciosa degustação desta gastronomia distinta é interessante tentar dançar tango, pelos menos assistir a uma apresentação em San Telmo ou, simplesmente, caminhar por Puerto Madero e Palermo.



Empanadas com Anchovas


Ingredientes:

12 rodelas de massa de empanadas para assar;
1 xícara de água para umedecer a massa;
1 colher (sopa) de salsa;
2 tomates descascados, picados e sem sementes;
2 ovos batidos;
300 gramas de queijo mussarela ralado;
100 gramas de queijo parmesão ralado;
6 filetes cortados de anchovas;
2 cebolas cortadas;
50 ml de azeite;
Sal e pimenta à gosto;
1 gema;

Numa panela com azeite, refogue a cebola e deixe esfriar. Numa tigela, misture o tomate, os queijos, a cebola, as anchovas e os ovos. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Coloque o recheio na metade de cada massa, umedeça as bordas com água e feche em forma de pastel. Pincele as empanadas com a gema do ovo e leve ao forno alto em assadeira untada até que a massa fique dourada.


Albóndigas a la Naranja


Ingredientes:

3 fatias de pão;
½ xícara de alho-poró picadinho;
1 e ½ colher (chá) de sal;
½ colher (chá) de pimenta;
½ quilo de carne moída;
2 batatas cozidas picadas;
1 ovo;

Recheio:
3 colheres (chá) de raiz-forte;
Queijo cremoso;
2 laranjas descascadas;
Manteiga;

Molho:
2 colheres (chá) de licor de laranja;
Casca ralada de laranja;
Creme de leite;
1 colher (sopa) de água;
Salsa picada;

Umedeça com água o miolo do pão. Misture com a carne, batatas, ovo, alho-poró, sal e pimenta até que obtenha uma massa homogênea. Se for necessário, junte mais água. Sobre uma superfície lisa, estenda a massa e corte em 12 quadrados. Reserve. Faça um mistura com o queijo, a raiz forte e um pouco de manteiga. Coloque um pouco desse recheio sobre cada quadrado de massa, e mais um pedaço de laranja descascada. Feche, formando almôndegas, e frite na manteiga até dourar. Numa frigideira, coloque o creme de leite, água e a casca da laranja. Cozinhe em fogo baixo, por 5 minutos, e despeje sobre as almôndegas. Coloque a salsa, finalizando o prato.


Arroz Portenho


Ingredientes:

6 colheres (sopa) de queijo provolone ralado;
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 xícara de aroz cru;
200 gramas de mussarela fatiada e picada;
150 gramas de presunto fatiado e picado;
1 e ½ lata de molho de tomate;
1 e ½ caldo de galinha;
1 litro de leite;

Cozinhe o arroz com água e termine o cozimento com leite. Depois de cozido, tempere o arroz com o caldo de galinha, a manteiga e 3 colheres de queijo ralado. Na travessa que for servir, monte as camadas. Uma fina camada de molho de tomate, seguida pela metade do arroz, faça uma terceira camada com presunto, outra de mussarela, molho de tomate, a outra metade do arroz e finalize com uma camada de molho de tomate, colocando o restante do queijo ralado. Leve para gratinar no forno quente.


Camarão à Creole


Ingredientes:

1 colher (sopa) de pimentão em flocos;
1 colher (sopa) de aipo em flocos;
1 colher (chá) de molho inglês;
1 colher (chá) de cajun (misture de páprica, sal, estragão, alho, cebola, pimenta-do-reino, salsa, tomilho e pimenta calabresa);
½ colher (chá) de purê de tomates;
1 xícara de água;
500 gramas de camarões grandes;
salsa a gosto;

Numa panela, junte pimentão, aipo, água e o purê de tomate. Leve ao fogo e espere ferver, mexendo. Acrescente o molho inglês e o cajun. Misture e deixe apurar. Tempere com sal. Quando o molho estiver encorpado, adicione os camarões e cozinhe até que eles ficam rosados.


Alfajor


Ingredientes:

1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento;
1 e ½ xícara de fubá;
1 e ½ xícara de açúcar;
1 colher (chá) de bicarbonato;
2 colheres (sopa) de conhaque;
1 colher (café) de sal;
100 gramas de margarina;
2 gemas;
1 ovo;
200 gramas de chocolate meio amargo derretido;

Recheio:
300 gramas de doce de leite cremoso

Misture todos os ingredientes e amasse. Corte com um cortador e asse em fogo médio. Depois que a massa estiver fria, recheie com o doce de leite. Coloque a outra metade e banhe no chocolate derretido.

Nenhum comentário: